07/03/2012

Resenha - Estudos Sobre Magia


Nome: Estudos Sobre Magia
No Original: Magic Study
Autor (a): Maria V. Snyder
Páginas: 416
Editora: Harlequin
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cia dos Livros - Cultura
Sinopse: Uma lição sobre lealdade. E uma master class em intriga. Traição em família, um poderoso assassino serial à solta e a iminência de uma crise diplomática ameaçam a vida de Yelena. Os conflitos em Ixia a obrigam a voltar para Sitia, onde nasceu. Porém, o reencontro com seu clã, do qual estava separada desde que fora sequestrada por Mogkan aos 6 anos de idade, torna-se insípido devido às acusações, por parte de seu irmão, de que ela seria uma espiã. Ao ser levada para a Cidadela, local em que os magos passam por ensinamentos místicos, Yelena começa a desenvolver sua magia. Logo descobre que seus poderes são maiores do que imaginava, talvez raros. Seria ela uma Descobridora de Almas? Mas tudo se complica ainda mais com a chegada de representantes de Ixia em missão diplomática. E Valek, espião, assassino e amante de Yelena, arrisca sua vida ao integrar a delegação envolto em mais um de seus disfarces.

Estava guardando esse livro para quando a editora lançasse o último livro da trilogia, mas como estão vendo não consegui. O primeiro livro da trilogia está na minha lista de favoritos e as expectativas eram grandes. O medo era que com a mudança de cenário a história perdesse as melhores características. O livro se supera em vários quesitos como na descrição de Sitia e na inserção de novos personagens. Yelena continua uma pessoa forte, solitária e muito habilidosa. Um livro que derreta nas mãos de tão rápido que é a leitura. Não tem como parar porque você só percebe em que página está já no final. Não é média e nem nada disso, é verdade. Se você não leu “Estudos Sobre Veneno” sugiro que pule o próximo parágrafo, pois contém spoilers.

Yelena e as outras jovens estão viajando por Sitia com a quarta feiticeira Íris desde que saíram de Ixia. Percorrendo vários clãs Íris conseguiu devolver quase todas as suas famílias. Garotas que foram sequestradas quando crianças. Quando eles se aproximam de clã Zaltana, Yelena sabe que sua hora está chegando. Íris tem certeza que essa é sua família. O clã Zaltana vive nas árvores, uma espécie de reino entre as copas, fato que não surpreende Yelena, que sempre possuiu uma facilidade fora do normal de subir e andar entre elas. Lá é recebida pelo chefe dos Zaltana, que logo a identifica como uma deles. Yelena é tratada bem pela maioria, mas seu irmão não aceita esse retorno inesperado. O dom dele é ver a alma das pessoas e por isso vê morte, dor e muita coisa ruim nela. Ela até tenta lembrar-se do tempo que viveu ali, mas Mokgan apagou todas as lembranças de sua infância. Yelena que sempre sobreviveu sozinha terá que se adaptar a essa vida, acostumar a ter uma família que se preocupa com ela. Por isso se sente agradecida quando descobre que terá que partir. Íris será responsável pelo treinamento dela na Cidadela de Sitia, onde todos os jovens que possuem magia estudam e descobrem quais são seus poderes. Yelena e o irmão, que também estuda no castelo dos quatro feiticeiros, partem rumo a Cidadela.

A partir daí a história ganha forma e com sua personalidade intempestiva Yelena se envolve em várias situações perigosas. A vida de Yelena começa a complicar depois que ela ajuda uma menina que foi vítima de sequestro e estupro a se recuperar. A garota estava em coma e ninguém conseguia trazê-la de volta. Quando a força da magia dela começa a ficar clara as pessoas comentam pelos corredores que ela é muito poderosa e primeira feiticeira não está nada feliz. Todos querem saber qual é o seu dom. Yelena se envolve na busca pelo criminoso que está sequestrando e matando garotas em vários clãs. A suspeita é que ele está em busca de roubar a magia das jovens para ser o mais poderoso de Sitia. Íris passa o livro todo preocupada que Yelena possa ser uma descobridora de almas, um dom que a colocaria em uma posição única, muito perigosa e de muito poder. Nesse tempo conquista a antipatia de muitos, cria inimizades e chama atenção do mago criminoso. A trama é densa, mas se desenrola em um ritmo forte e a escrita da autora tem um magnetismo, algo de harmonioso. Não digo que ela é poética porque parece exagero, mas é um livro delicioso de ler.

A narração é pontuada por descrições finas e detalhadas de um lugar místico e de um povo bem diferente do que vemos em Ixia no primeiro livro. No meio da trama a autora insere questionamentos sobre as diferenças entre Ixia e Sitia. Yelena viveu em Ixia e agora como moradora de Sitia vê que as diferenças políticas e culturais são contrastantes demais. Em Ixia, uma ditadura militar, todos tinham empregos, aconteciam poucos crimes e a população tinha certo nivelamento. Yelena não compreende como Sitia pode ser livre e justa se uma parcela do povo é marginalizada. Crianças e adultos vivendo pelas ruas esmolando. Achei criativa a ideia de Sitia ser dividida em clãs ao invés de reinos. Vários clãs independentes que vivem pacificamente e resolvem seus problemas em um conselho na Cidadela.

Maria V. Snyder foi feliz ao criar esse mundo. Os conflitos e os problemas que a história apresenta são diferentes dentro do gênero da fantasia e o toque de romance ficou perfeito. Yelena é sem dúvida uma das personagens femininas mais bem concebidas que já vi. Ela é diferente, tem algo nela que soa real. É uma personagem que conquista o leitor na primeira página da trilogia. Aliás, não deveria falar só em Yelena, há muitos outros personagens ótimos no livro e todos muito bem aprofundados. O humor do livro ficou por conta das conversas dela com sua égua Kiki. Ri muito com as observações sinceras e desprendidas da égua. O final desse livro foi muito inesperado e fica difícil imaginar o que vem por ai. Será que a autora vai conseguir encaixar todas as peças no quadro total? Tenho tantas curiosidades que não posso colocar tudo nessa resenha. Se você ainda não adicionou “As Lendas de Yelena Zaltana” na sua lista de leitura está perdendo tempo. Uma das melhores trilogias que conheci nos últimos tempos. A edição da Harlequin é ótima, a capa ficou perfeita e só encontrei um errinho de digitação. O último livro, “Estudos Sobre Fogo", será lançado esse ano segundo o e-mail que recebi da editora. É esperar para ver que fim Yelena terá, até lá sugiro aos que não leram que comece logo. 

As Lendas de Yelena Zaltana - Maria V. Snyder
1- Estudos Sobre Veneno
2- Estudos Sobre Magia
3- Fire Study

26 comentários:

  1. Eu segui seu conselho e comprei essa trilogia, mas ainda não li. Pelo jeito que você falou desse livro deu muito vontade de furar a fila. Mas aqui, queria saber é com o que parece. Adoro a cor dessa capa, e engraçado que o livro tem 416 páginas e não é grosso! Ótima resenha. Se decidir ler volto aqui e comente direito. Mas nem vai dar, tenho de ler o 1º ainda. Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Parece muito bom apesar de eu não ter lido a resenha toda. Muito boa sua resenha e a escrita da autora parece mesmo ótima, elogiou tanto. Gosto muito de fantasia, mas sempre achei que faltava amor, sabe casais, quem sabe agora eu achei um. Haha. =**

    ResponderExcluir
  3. To querendo essa trilogia desde que vi sua primeira resenha e até hoje não encontrei ainda num preço bom!
    Se Yelena for isso tudo tá ótimo.
    Odeio personagem reclamão e mulher fresca.
    Muito boa resenha como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica de olho da Siciliano que vez ou outro o preço está muito bom. Principalmente o livro um se você ainda não tiver. Na loja da editora também costuma ter preço bom, mas só aos sábados.

      Excluir
  4. Sempre ótimas séries e trilogias por aqui. Não sei se vou gostar, mas livros com magia é são sempre bons. Acho que não tenho nenhum livro dessa editora. Otima resenha.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não li a resenha toda, por medo de spoilers; isso porque desde que li sua resenha sobre Estudos sobre Veneno que eu tô louca-de-pedra para ter looogo uma oportunidade de ler a trilogia. Parece ser muito bom mesmo!! Vim aqui só comentar isso porque ~~senti necessidade de compartilhar isso haha

    ResponderExcluir
  6. Vou procurar e pesuisar bons preços; Até hoje só achei caro, ai pra mim não dá. Ja ouvi muita coisa boa a respeito dessa série.

    ResponderExcluir
  7. Já vi muita gente dizendo que esta série é maravilhosa. Ainda não li nenhum livro, mas estou muitíssimo curiosa.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Yasmin,

    Eu sou louca para ler os dois, já tentei comprar Estudos sobre veneno várias vezes, mas sempre ta caro ou não tem na loja que estou comprando outros livros afff. Mas está nos meus top desejados. xD

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Ahh, tenho que ler logo mesmo. Parece ser muito boa essa trilogia, esta na lista dos desejados a um bom tempo. Resenha perfeita, parabéns. Até mais !!

    ResponderExcluir
  10. Lendo por cima, com medo de spoiler. :P

    Mais uma série que alguns blogs literários me convenceram a ler. É uma das sagas da Harlequin que mais me interessa - se não for a que mais me interessa.

    Enredo diferente e interessante. Quero conferir!

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda nao comecei a ler essa trilogia mas li toda a sua resenha (nao tenho medo dos spoilers. rs.)
    Quero muito ler. Adoro livros com esse tema de feiticaria. E' interessante tantas pocoes e venenos. rs.
    E sem contar que eu adorei as capas desses dois livros aqui no Brasil.

    bjs.

    ResponderExcluir
  12. A Yelena parece uma personagem tão interessante!!! Não conhecia a trilogia, mas li a resenha toda mesmo assim! hehe... Não resisti!! E adoro histórias que envolvem magia, então acho que essa trilogia vai ter que entrar pra minha lista!! rs...

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ai, eu não li o primeiro..conheci aqui no seu blog e ainda tenho muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  14. Estou com muita vontade de ler essa trilogia, só elogios. Sua resenha acaba de me convencer que preciso comprá-los o quanto antes! Yelena parece ser perfeita e curto muito livros com mágia e coisas do tipo. Preciso deles!

    ResponderExcluir
  15. Minha nossa que capa divina!! quero muito le a trilogia :o

    ResponderExcluir
  16. vou preucurar mais sobre comentarios positivos e resenhas, achei legal o livro

    ResponderExcluir
  17. Oi..

    Gosto muito de livros de magia.. E sou meio fã de um romance sobrenatural e a Harlequim tem excelentes autoras que escrevem sobre esse tema.. Gostei muito do livro e até fui pesquisar para adquirir o meu para ler, mas achei o preço dele bem elevado..

    Bjinhos!!!!! =/

    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  18. Sim estou perdendo muito! Quero tanto ler essa série mas toda vez que penso em comprar vejo o preço que é altíssimo! O livro um que li apenas até a metade me encantou, queria até saber se Valek aparece nesse volume, porque pelo que vi somos apresentados a personagens totalmente novos! Gostei e também fiquei curiosa em sabe a grande diferença entre Sitia e Ixia.

    ResponderExcluir
  19. Já tinha me apaixonado por Estudos sobre Venenos, agora Quase morrendo de vontade de Estudos Sobre Magia.

    Só vejo críticas ótimas da série.

    O tema me parece perfeito, e a trama extremamente bem escrita.

    Estou com muita vontade de ler esses livros, devem ser perfeitos.

    ah, e as capas são lindas, também.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Realmente esse trilogia é bem comentada entre os grupos literários e me sinto a única que ainda nao tinha lido. :/
    Gostei da trama, do cenário da história. Gostei dos personagens, me parecem vívidos, ativos e guerreiros, com muitíssima personalidade. O que é excelente, pois o que dá vida ao livro é o personagem.

    ResponderExcluir
  21. Parece uma serie interessante! Vai pra lista já!

    ResponderExcluir
  22. Que mega aventura que a Harlequin trouxe desta vez, não conheço “As Lendas de Yelena Zaltana”, essa é a segunda resenha que leio do livro, não estou tao perdida quando li pela primeira vez, fiquei muito curiosa para ler, quero conhecer mais sobre essa personagem feminina Yelena, a mistura de magia com romance ficou show de bola, é claro que vou querer essa trilogia,amei...
    :D

    ResponderExcluir
  23. Ja li todos os livros desta trilogia, e gostei muito, espero que a editora publique o terceiro livro em formato fisico.

    ResponderExcluir
  24. Estou bastante curiosa com a série. Ainda não tive oportunidade de adquirir os livros e acho até bom, pois quero comprar todos juntos. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  25. Eu evito ler livros com continuações porque sempre são os que eu mais gosto, aí fico querendo ler o próximo, mas nunca encontro todos pra baixar...! Falando disso, só encontrei o primeiro, se alguém me pode ajudar a encontrar os outros agradeço um montão.
    Gostei das capas da trilogia, mas "Magic Study" foi a minha preferida

    p.s., e o primeiro, encontrei-o aqui: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Magic-Study
    boas leituras!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.