21/03/2012

Dicas #13 - Serial Killers

Olá! Aproveitando o tema deste mês do "Desafio Literário 2012" resolvi trazer na "dicas" dessa semana alguns assassinos em série que vão deixar você sem dormir pelo menos por uma noite ou duas. A ironia é que hoje já é dia 21 de fevereiro e ainda estou no primeiro livro do tema, mas isso não vem ao caso. Hoje em dia temos serial killers dos mais variados tipos. Apesar do tipo se encaixar no gênero policial acredito que a trama dos livros com serial killer sejam mais complexas e completas. É um subgênero que caiu no gosto popular tem um tempo. Vamos aos livros:

Sombras de Um Crime
Val McDermid
504 páginas
A psicóloga Fiona Cameron dedicou a vida a capturar criminosos para impedir que outras pessoas morressem de forma tão brutal quanto Lesley, sua irmã caçula que fora estuprada e assassinada. Contudo, jurou jamais trabalhar para a Scotland Yard novamente, uma vez que agiram contra seus conselhos e, como resultado, destruíram uma investigação. No entanto, ao descobrir que há um assassino à solta liquidando escritores da mesma forma como as vítimas são mortas nos livros, ela não consegue deixar de suspeitar que seu namorado, o premiado autor (...)
Coração Ferido
Chelsea Cain
328 páginas
O detetive Archie Sheridan passou dez anos perseguindo Gretchen Lowell, uma estonteante serial killer, mas foi ela quem o capturou. Dois anos atrás, Gretchen aprisionou-o e torturou-o por dez dias, mas, em vez de matá-lo, ela surpreendentemente o deixou partir, entregando-se à polícia. Agora ela está na cadeia pelo resto da vida enquanto Archie se vê em outro tipo de prisão – viciado em analgésicos, incapaz de voltar à sua antiga vida e sem forças para apagar aqueles dez dias horrendos de sua lembrança. Sua mulher, de quem se afastou, diz que o velho Archie não (...)
Calafrios
Lisa Jackson
532 páginas
Para descobrir quem é o serial killer que está virando New Orleans de ponta a cabeça, Montoya se vê envolvido num jogo de pistas com uma série de personagens suspeitos. As vítimas, que aparentemente não têm nenhuma ligação entre si, são assassinadas aos pares, sempre um homem e uma mulher. A única pista que o detetive tem nas mãos é a ex-esposa de uma das vítimas, Abby Chastain. O FBI entra em ação no caso. Cada vez mais mergulhado na investigação, Montoya se depara com uma revelação inacreditável, o hospital onde crimes foram cometidos possui um (...)
O Perfume
Patrick Süskind
280 páginas
França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos, pelas amas-de-leite e por instituições religiosas, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças. Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva, ele (...)
A Estrela do Diabo
Jo Nesbo
420 páginas
O detetive Harry Hole está de volta. Tentando superar a morte da ex-parceira de trabalho, obcecado em provar a culpa do também investigador Tom Waaler, abandonado pela namorada e afundado no alcoolismo, ele ainda tem de lidar com um misterioso assassinato de uma jovem. Quando novas mortes começam a ocorrer, e elementos em comum vão surgindo aos olhos de Harry, ele percebe que está diante de um perigoso serial killer. Ele é obrigado a unir-se a seu arqui-inimigo, Tom Waaler, para deter o serial killer que vem causando pânico. Enquanto caça (...)
Dexter - A Mão Esquerda de Deus
Jeff Lindsay
272 páginas
Dexter Morgan é um educado lobo vestido em pele de ovelha. Ele é atraente e charmoso, mas algo em seu passado fez com que se transformasse numa pessoa diferente. Dexter é um serial killer. Na verdade, é um assassino incomum que extermina apenas aqueles que merecem. Ao mesmo tempo, trabalha como perito da polícia de Miami... Em Dexter, a Mão Esquerda de Deus, o adorável matador depara-se com um concorrente de estilo semelhante ao seu, encanta-se e incomoda-se com ele, prevê seus passos (...)
E ai? Ok, Dexter não precisava ser lembrado não é mesmo? Achei que uma menção honrosa cairia bem no caso dele. Dos livros acima estou lendo "Coração Ferido" e adorando. O melhor dos livros com serial killers é as investigações mais densas e sombrias, sem contar que a trama geralmente tem um fundo psicológico, análises e essas coisas. Por falar nisso lembrei-me da série "Criminal Minds" (Mentes Criminosas pela Globo), uma série de profilers do FBI que trabalham com captura de serial killer. Muito interessante os dados e tudo mais. Dá para aprender muito sobre o ser humano. Enfim. Espero que tenham gostado. Aproveito para perguntar o que vocês acham de ter uma coluna semanal com dicas de séries? Uma série por semana. Já pensei nisso, mas fico receosa em mudar o formato do blog. Mesmo sendo uma coluna só é complicado. A não ser que faça uma coluna só de adaptações. Tanto série quanto filmes. Aguardo a opinião de vocês. Até amanhã!

15 comentários:

  1. Olá! Eu estou com O Perfume, consegui por 10 reais no sebo \o/

    Dexter parece ser bem interessante, gostei da sinopse.

    Acho que serial legal você fazer uma coluna para adaptações, teria mais a ver.

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Só conhecia Dexter - A Mão Esquerda de Deus, vou procurar esses outros livros.

    ResponderExcluir
  3. Não curto muito esse tipo não. Dá uma coisa ruim ler, sei lá. Bem legal as dicas e seria bom ter adaptações. Linda a capa de Calafrios. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. Adoro livros policiais. Desses já li "A Estrela do Diabo" e gostei muito. Harry Hole é um personagem muto bem construído. Com todos os seus problemas, parece que sai das páginas e ganha vida. Fiquei ocm muita vontade de ler os outros livos do autor, mas ainda não consegui.
    Tenho muita vontade de ler "Sombras de um crime". Não conheço o trabalho da autora, mas já vi resenhas muito positivas a respeito dos livros dela.
    "Dexter" tb quero muito ler, mas como sou fãããã da série de TV, vou esperar acabar porque sei que tem várias diferenças entre a série de TV e a série de livros, então depois que guardar o Dexter da TV na gavetinha vou atacar o dos livros (hehe).
    A lembrança de Criminal Minds tb é uma ótima dica. A série é muito boa mesmo.
    Ótimas suas dicas.

    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, já tinha lido sobre alguns, só não sei se conseguiria ler esse tipo de livro. Adoro romances, dá dica nas próximas colunas?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de histórias de serial killers, não conhecia esses titulos, achei O perfume bem interessante!

    Um coluna sobre adaptações literárias para o cinema/tv seria bem legal, muito se discute sobre o que é bom e ruim nesse assunto, ainda mais hoje em dia que tem muitas adaptações, seria válido também relembrar algumas.

    ResponderExcluir
  7. Tenho curtido de tudo um pouco e serial killers parece um boa. Já gosto de alguns policiais, mas com treco psicológico e curiosidades do tipo parece ótimo. Desses ai conhecia só Dexter e Coração Ferido (vi você lendo, hahaha), Sombras de um Crime parece muito bom, agora O Perfume não leio nem... Dá mado só de ver essa sinopse. :x Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Não conhecia todos e apesar de seu tenso ler algumas cenas fiquei com vontade de ler o 1º, o 2º, o 3º e o 6º! =***

    ResponderExcluir
  9. Quanto livro bom. Já li Dexter, O perfume, Coração ferido e A estrela do diabo. Muito boa as dicas desta semana, um gênero que leio há muito tempo, acertou em cheio. Boa coluna.
    Sobre a pergunta, acho que adaptações se bem feita ficaria muito bom sim.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Estou querendo muito ler Coração Ferido e Dexter. Parecem ser ótimos livros.
    Esperando ansiosamente a resenha. E o que você está esperando para botar no ar uma coluna só de séries ?? Seria perfeito. E o blog vai continuar sendo sobre livros, só que ainda melhor. E não precisa ser só de adaptações, quero todos os tipos de série. espero que minha opinião tenha servido para o blog, pois quero o melhor dele.

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  11. Ai não leio muito policial não, sou mais romance e young adult, tudo bem que comecei a ler fantasia e amei tanto que já comprei várias séries. Um dia dou chance a esses. Gostei dos nomes e das sinopses de Sombras de um crime e Coração ferido.

    ResponderExcluir
  12. Ja li O Perfume de Patrick Suskind e achei excelente. Os outros ainda nao conhecia mas vou procurar conhecer. Como eu gosto de livros policiais, com bastante aventura, acho que o genero tambem me agrada.

    bjs.,

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Calafrio e o perfume eu quero ler,
    dexter talvez o.o
    quanto sangue...

    ResponderExcluir
  14. adoro filmes com ess genero, o perfume eu ja assitir o filme e gostei muito, eu leria todos que me dessem dessa lista

    ResponderExcluir
  15. Adorei todos..rsrs
    Amo o temos, acho extremamente divertido. (Medo de mim...kkk)

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.