28/02/2012

Resenha - Túneis


Nome: Túneis
No Original: Tunnels
Autor (a): Roderick Gordon & Brian Williams
Tradutor (a): Ryta Vinagre
Páginas: 480
Editora: Rocco
Comprar: Siciliano - Saraiva - Submarino - Ponto Frio
Sinopse: Will é um garoto de 14 anos cuja única afinidade com seu excêntrico pai é a paixão pela arqueologia. Ele passa a maior parte do seu tempo livre cavando buracos nos arredores do terreno de sua casa para realizar descobertas científicas, fugir da pressão da escola e da mesmice da família. Um dia, seu pai desaparece misteriosamente por um túnel que Will não conhecia, e o garoto começa a cavar, literalmente, a verdade por trás do sumiço do pai e descobre uma inacreditável sociedade dominada por um grupo cruel, os Styx, vivendo nos subterrâneos de Londres. Para salvar seu pai, e a própria pele, Will enfrentará muitos perigos contando apenas com a ajuda do amigo Chester, e pode dar início a uma verdadeira revolução que mudará para sempre a sua vida e a dos habitantes da Cidade Eterna, como é chamada a colônia subterrânea. Uma trama repleta de enigmas e situações-limite, temperada pela fina ironia britânica, Túneis mistura arqueologia, história, mistério e aventura e conduz o leitor numa viagem envolvente e assustadora rumo às camadas mais profundas da terra.

Comprei “Túneis” um pouco desconfiada da história, afinal poderia ser infantil demais, mas não poderia ter feito melhor escolha. O preço estava muito bom comparado a outros lugares e não podia perder a oportunidade. É um livro que inova totalmente ao fugir das clássicas aventuras. Muitos livros mudam a mitologia, mas a trama é sempre a mesma. Aqui Will não está querendo salvar o mundo, ele só quer salvar o pai e entender os segredos, as histórias do seu passado. É uma história surpreendente e introdutória que cumpre bem a tarefa de instigar o leitor a continuar.

Will é um garoto albino que sofre o preconceito das pessoas na boa e é apaixonado por escavação. Ele vem de uma família cheia de problemas com um pai obcecado por obter reconhecimento. Seguindo os passos do pai, Will e seu amigo Chester terminam em uma sociedade subterrânea. Uma cidade abaixo da terra com suas próprias regras e mazelas, um lugar de povo e bichos estranhos. Na “Colônia” quem faz a lei são os Styx. Um povo cruel que está acima de toda a população. Todos que descobrem a existência daquele lugar terminam presos, escravizados ou enviados a uma camada mais profunda da terra conhecida como "Profundezas". Uma espécie de deserto árido e repleto de terrores. É para lá que enviaram o pai dele e vão enviar os dois. Contudo para surpresa de Will ele é solto, acaba descobrindo da pior forma que sua verdadeira mãe fazia parte daquele mundo e que em busca de uma vida melhor tentou fugir para a crosta levando ele e o irmão. Apenas Will conseguiu e a mãe desapareceu. Ele não quer acreditar, mas no fundo sabe. Todos lá se parecem com ele, toda uma sociedade adaptada a viver sem sol dentro da terra. Will até tenta se adaptar, mas só consegue pensar em seu amigo preso nas garras dos Styx e no pai que foi enviado para as Profundezas. Para piorar o pai biológico de Will não está nem um pouco feliz com a volta do garoto. Um constante lembrete da mulher que fugiu. Ainda tem que lidar com Cal, o irmão recém-descoberto. No meio disso tudo Will começa a entender como tudo funciona. Os abusos dos Styx, o medo constante de um povo apático e que não questiona nada. A partir daí com a ajuda do tio Will começa a planejar sua fuga.

O livro gira em torno dos conceitos dessa civilização subterrânea. Os autores deixam pistas sobre como aquilo tudo surgiu e o principal foco da narração é apresentar a história. A organização do povo, as diferenças e qual vai ser o principal desafio de Will. Em si a trama não é muito complexa, durante toda a leitura é perceptível a função introdutória do livro e talvez por esse motivo não tenha sido perfeito. Assim como Will descobrimos um mundo inimaginável. Como pode um povo viver sob a crosta terrestre e ninguém ter conhecimento disso? Será que existem outros povos e sociedades? Qual é a verdadeira intenção dos Styx? Do mesmo modo que Will quer resposta o leitor também as quer. Acabou que as respostas não vieram e sim mais demonstrações que os Styx são mais poderosos do que Will imaginou. Um final com muito ritmo e cenários sufocantes. Por isso mesmo estou morta de curiosidade para ler o próximo volume e descobrir mais sobre os planos dos Styx e descobrir os segredos que as Profundezas guardam.

De descrições sombrias a ambientes inóspitos o livro caprichou em cada detalhe do subterrâneo. Os personagens também são bem interessantes. Personalidades bem diferentes e a maturidade de Will é um fato curioso. Não é falho visto o lugar que ele cresceu e sim um ponto positivo que nos poupa de situações mais bobas. A série já é sombria, fico imaginando se vai acontecer como em outras séries que a cada livro as situações pioram e ficam mais tensas. Outro fato que vale citar é que passei a leitura toda procurando alguma coisa que apontasse o fato de a série ser escrita por dois escritores, mas não encontrei nada. Por outro lado é nítida a diferença entre um protagonista garoto criado por homens e um protagonista garoto criado por mulher. Enfim.

É um livro muito bom e com um cenário totalmente inovador. Nada de magia ou sobrenatural, apenas um mundo escondido e esquecido sob nossos pés. A dupla de autores surpreende a cada novo item desse universo subterrâneo e a cada rumo que os personagens tomam. Não é atoa que os direitos de adaptação já foram vendidos. O filme será produzido pela Relativity Media e não tem data prevista. Espero que no próximo livro as respostas comecem a surgir e que o ritmo melhore. A edição da Rocco é ótima, folhas amarelas e detalhes relativos à escavação em cada capítulo. Recomendo a todos que gostam de séries juvenis que vão crescendo com seus protagonistas. Principalmente os que procuram novos cenários e novas mitologias. Até mais!

Túneis - Roderick Gordon & Brian Williams
1- Túneis
2- Profundezas
3- Vertigens
4- Armadilhas
5- Espirais
6- Terminal

19 comentários:

  1. Parece ótimo, fiquei curiosa para ler! Vai para os desejados. Não sei se a continuação é mais sombria, mas ao menos tá com avaliação um pouco maior no Skoob, então parece ser uma boa série de seguir.

    Ah, acho que cortou uma frase ali no segundo parágrafo: "...sofre preconceito das pessoas na boa e é apaixonada por escavação."

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é bom mesmo, já li faz algum tempo.

    E Tami, acho que não cortou uma frase, porque eu entendi na boa (tal como Will pensa do preconceito em relação a si).

    ResponderExcluir
  3. Ah, série nova, série nova! Sem vampiro...eh!!!! Quando li o nome não me liguei de já ter ouvido falar nele, mas eu já vi essa capa na livraria. Subterrâneo de Londres...hum...isso me lembra Neil Gaiman e isso é ótimo!!! Vou atrás, vc falou que comprou por um preço bom, foi muito abaixo dos 40,00 que eu vi na maioria das lojas?

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um ótimo livro , quero ler ele já faz um bom tempo .
    E fiquei sabendo agora que vai virar filme e isso é ótimo .
    Resenha muito boa , parabéns !!

    ResponderExcluir
  5. Tenho esse livro, mas ainda não o li todo.. no começo achei meio cansativo a narração, mas a idéia da história é realmente nova e inovadora!!

    A Resenha ficou ótima, muito completa e detalhista.

    Abraços
    Gabriela

    ResponderExcluir
  6. Mais uma série? Poxa, será que os autores não conseguem mais contar suas histórias em um único livro? Sei lá, ando desconfiada de séries demais.

    ResponderExcluir
  7. É verdade, também ando desconfiado dessa enorme quantidade de séries, e ele é de 2007, antes de REALMENTE virar febre essa absurda quantidade de séries.

    Mas a história é ótima, fiquei muito feliz ao ler uma resenha positiva aqui.

    ResponderExcluir
  8. Ah vai! Eu gosto de séries e hoje em dia são tantas, mas sendo boas eu não ligo! Adorei a resenha, mas nem posso imaginar a claustrofobia de ler um livro que passa o tempo todo dentro da terra. Criativo pode ser, mas sei lá! Fiquei curiosa com a aparência das pessoas e com o que vai acontecer. Lembrei de um episódio de uma série que vi há muito tempo. ótima resenha. Bjo

    ResponderExcluir
  9. Eu ja li esse livro e gostei bastante. Tambem me surpreendi porque ele nao e' tao infantil quanto eu imaginava que seria e tambem por ter um enredo inovador, diferente de todos os outros.
    Adorei sua resenha. Alias, suas resenhas sao otimas. Voce escreve super bem.

    bjs.,

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Quero ler essa série desde que vi o livro numa livraria e achei lindo. Depois que vi a sinopse animei mais um pouco, mas com sua resenha acabei de decidir. Quero o quanto antes e espero achar um bom preço.

    ResponderExcluir
  11. pelo oque eu li o livro é otimo, mais uma nova aventura, otima resenha e a capata incrivel

    ResponderExcluir
  12. Oi..

    Adorei essa capa, e achei a história muito envolvente e viciante.. E fiquei louca para ler ele, mas fiz uma pesquisa só que achei o preço dele meio caro...

    ResponderExcluir
  13. A capa é linda e a história muito interessante. Imagino que talvez seja um pouco agoniante uma história que se passe no subterrâneo, mas a aventura e a emoção que ela me passou me fazem ter vontade de ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  14. Resenha bem feita! Apesar de não ser meu tipo de leitura, a resenha me deixou curiosa quanto a obra.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia essa série mas me interessou. quando toda ela estiver traduzida, então vou adquiri-la para ler. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha!
    Tornei-me fã dessa série, porém só pude ler o primeiro volume ainda.

    ResponderExcluir
  17. Amo séries juvenis, principalmente quando o tema é inovador, o cenário parece ser muito sombrio e agoniante rsrsr quem tem um pouco de pânico de lugares fechados (assim como eu rsrsrsr) pode perder o fôlego durante a leitura, mas a premissa me cativou bastante, pretendo ler com certeza mas vou esperar mais livros da série serem lançados aqui no Brasil.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  18. Conheci a série pela resenha do livro dois e fiquei bem interessada, o universo para ser muito legal e criativo, me lembrou viagem ao centro da terra, eu adoro histórias assim e quero ver se leio quando achar barato, ótima resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  19. Cenário inovador mesmo, uma série que se passa no subterrâneo deve ser tudo de bom. Túneis é pra mim, gosto bastante quando os personagens vão amadurecendo ao longo da história.
    (Vergonha: vou ler essa série por causa das capas, podia passar horas admirando elas, são MARVILHOSAS!!!)
    Ótima resenha! Abraços...

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.