03/02/2012

Resenha - A Resposta


Nome: A Resposta
No Original: The Help
Autor (a): Kathryn Stockett
Páginas: 574
Editora: Bertrand
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Leitura
Sinopse: Uma história de otimismo ambientada no Mississippi em 1962, durante a gestação do movimento dos direitos civis nos EUA. Eugenia 'Skeeter' Phelan, jovem que acabou de se graduar e quer virar escritora, encontra a resistência da mãe, que quer vê-la casada. Aconselhada a escrever sobre o que a incomoda, 'Skeeter' encontra um tema em duas mulheres negras - Aibileen, empregada que já ajudou a criar 17 crianças brancas, mas chora a perda do próprio filho, e Minny, cozinheira de mão cheia que não arruma emprego porque não leva desaforo dos patrões para casa.

Literalmente eu acabei de terminar a leitura e corri para escrever essa resenha. Não era ela que ia ao ar hoje, mas eu preciso falar sobre esse livro. Quando o comprei não acreditava muito na história tanto é que ele está na estante tem muito tempo. Mas hoje posso dizer que nunca estive tão enganada na minha curta vida literária. É emocionante, é sensível e é corajoso. Retratar uma época que muitos gostam de fingir que não aconteceu. É um livro que deveria ser lido por todos.

O Mississipi de 1960 era o inferno na terra para um negro. A luta pelos direitos civis estava varrendo os Estados Unidos. Martin Luther King marchava pelos direitos dos negros, James Meredith se tornava o primeiro negro admitido em uma universidade, Rosa Parks se recusava a ceder seu lugar no ônibus a um branco. Negros eram espancados todo dia. Mercados, bibliotecas, escolas, banheiros, tudo era separado. No meio dessa guerra irracional encontravam-se as empregadas domésticas, mulheres criadas desde cedo para trabalharem na casa de patroas brancas. Educadas para aceitar tudo. Mulheres que criavam os filhos das patroas como se fossem seus, tratavam suas febres, cuidavam de sua comida. Crianças que inevitavelmente cresciam para se tornar os novos patrões. Tão doentes de preconceito quanto. Crianças que viviam no colo das "negras", que amavam aquelas mulheres, às vezes mais do que as próprias mães, mas que a sociedade se incumbia distorcer e na maioria das vezes vencia aquele amor.

A vida de três mulheres tão diferentes, mas tão iguais. Conhecemos Aibileen, a empregada que já está em sua 18ª criança. Perdeu o filho que sonhava em ser escritor e atualmente trabalha para os Leefolt. Está decidida a não deixar Mae Mobley crescer racista. Minny que tem o pavio curto e foi difamada pela cidade inteira pela racista-mor Hilly Holbrook. Por esse motivo só consegue trabalhar para Celia, mulher de origem pobre que casou bem e não é aceita pelas mulheres da cidade. E por último Skeeter, uma moça que por ser alta demais, inteligente demais e diferente ainda não casou. Ela foi criada por uma negra e pouco a pouco vai ficando enojada com os projetos racistas de Hilly, começando a ter uma inquietação dentro si. Através disso ela começa a trabalhar no jornal da cidade, uma coluna sobre cuidados domésticos, porém por não saber nada sobre o assunto ela se aproxima de Aibileen. A partir daí os diversos acontecimentos trágicos e inaceitáveis culminam na ideia do livro e em uma amizade lenta e desconfiada entre as duas.

A história flui tão bem e a narração da autora é tão sincera que as páginas foram passando sem eu notar. É uma narrativa com detalhes sutis que fazem muita diferença. Como o primeiro encontro de Skeeter na casa de Aibileen. Todo o medo de ser descoberta, o medo de estar fazendo a coisa errada. É nesse cenário que acompanhamos o desabafar de uma vida, histórias tristes, humilhantes e até felizes. Minny, Aibileen e outras empregadas constroem aos poucos a história do livro que uma vez publicado destrói o mito que o sul americano construiu de amor e afeição entre patroas brancas e empregadas negras.

É um livro de sensações, você fica revoltado, triste, feliz, você ri e fica sem palavras durante a leitura. É um tema forte, e que até hoje é incomodo, escrito de maneira única. A autora soube mesclar sentimentos sem parecer falso e sem ser pretensiosa. É um livro que por causa do tema foi recusado 50 vezes antes de ser publicado e que recebeu críticas dura e ignorantes. Um livro que entrou na minha lista de favoritos por ser duramente belo e triste. Fico imaginando se tivesse existido uma Skeeter naquela época com seu livro se teria valido de alguma ajuda.

A editora Bertrand está de parabéns, a letra do livro é muito confortável, a diagramação é muito boa e a ideia da capa foi ótima. Só podiam ter deixado aquela “bolota” vermelha de fora. O livro saiu agora com a capa do filme, e até eu gostei. Justo eu que não gosto deste tipo de capa. Não se deixe enganar o livro tem 574 páginas porque tem uma fonte grande, boa de ler, portanto não é grande demais e sim bem editado. Não preciso dizer que recomendo não é mesmo? Simplesmente leia e entenda do que estou falando. Você vai se emocionar e se quiser assista ao filme que estreou essa semana no Brasil. "Histórias Cruzadas" recebeu quatro indicações ao Oscar e pelo trailer foi muito fiel ao livro. O mais duro depois dessa leitura é saber que por mais que os anos passem, por mais que as leis já tenham mudado e o ser humano evolua ainda temos essa doença. Essa coisa que ainda hoje algumas pessoas cultivam e espalham. Até mais!

23 comentários:

  1. Gostei muito desse livro, a capa em si já me chamou muito a atenção. O enredo parece ser ótimo, gosto de livros que me fazem pensar em várias coisas, ter raiva, felicidade tudo ao mesmo tempo, ainda mais quando as páginas viram sozinhas.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e parece um livro muito bom. O filme eu vi que estreou, mas não tive tempo de ver o trailer. Ah fiquei com vontade de ler, odeio racistas e aquela fase nos EUA foi muito triste mesmo. Ótima resenha! bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu nao conhecia esse livro nem a autora. Mas com essa sua resenha ele passou para a minha lista de desejados agora.
    E' sempre assim, as vezes a gente deixa um livro para la por muito tempo e quando a gente le e ve que e' bom ate se arrepende de nao ter lido antes.
    a historia parece ser bem comovente. E' bom retratar algumas epocas esquecidas da historia.

    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Esse eu quero muito ler , conheci o livro através do trailer do filme , que gostei muito . Parece ser um ótimo livro , quero muito ver o filme .

    ResponderExcluir
  5. Que resenha ótima !! Estou babando esse livro a muito tempo , e estou louco paar ver o filme . Também gostei bastante da capa que saiu do filme , muito lina !!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, o livro parece ter um bom argumento, e desperta sentimentos no leitor, e momentos de reflexão.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, mas pelo que voce disse, é um tema bastante forte, tanto é que se o livro foi recusado 50 vezes mostra que a cabeça de muitas pessoas ainda é pequena demais. Existe sim muita gente preconceituosa, racista, e por mais que neguem, no fundo elas são, mas tem medo de se expor. Ultimamente, os livros que eu comprei foram baseados nas resenhas que leio aqui no blog. E mesmo eu sendo sensivel e chorona demais, adorar romances, esse pode ser um livro que eu coloque na minha cestinha de compras! Afinal, a gente precisa ler de tudo um pouco.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  8. Engraçado acabei de baixar o filme "História Cruzadas" ou "The Help", mas não sabia que ele era baseado em um livro. Pelo trailer o filme parece ser meio irônico, não tenho tanta a certeza. Gostaria muito de ler o livro, mas dessa vez vou começar pelo filme.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser ótimo! Eu tenho muita vontade de lê-lo desde que foi lançado aqui no Brasil!

    Beijos,

    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  10. Otima resenha.O livro parece muito bom.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Boa! Eu tenho uma conhecida que está lendo esse livro em inglês, e as opiniões de vocês duas coincidem: parece tratar-se de uma obra forte e perturbadora, tão incômoda como toda boa literatura. Nunca tive nenhum contato específico com esse tema - devo ter lido uma ou outra página virtual, por alto, mas nenhum livro -, e "A Resposta" pode ser uma maneira excelente de me aprofundar em mais um assunto. Sem falar, é claro, que a Bertrand tem uma tendência a publicar coisa boa... Nunca vi uma editora tão madura!

    Até!
    Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  12. The Help é maravilhoso!! Eu ganhei de aniversário e assim como vc eu tbm enrolei para dar uma chance a ele! Mas me surpreendi e muito! Com certeza, um dos melhores livros que eu já li =)
    http://www.silentmyworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Estou ansiosa para ver e ler essa história. Vi a capa nova e adorei. Sua resenha está perfeita e deixa claro que o livro é emocionante e forte. Nunca tive muito contanto com o tema, mas mal me aguento para comprar ou ganhar logo o meu. ótima resenha mesmo. parabéns! Queria mais livros da Bertrand, mas ando sem dinheiro e só ganhando mesmo. =**

    ResponderExcluir
  14. Fiquei ansiosa pra ler o livro,envolve um tema 'forte' mesmo e envolve História, o que me atrai mais ainda. Já entrou pra minha lista de livros que quero ler e vou fazer de tudo pra ler o livro antes de ver o filme!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi..

    Eu gosto de livros assim como esse que nos ensine algo.. E pelo que li da sua resenha,que está maravilhosa e bem clara ele livro me pareceu ser muito bom e já estou com vontade de ler ele...

    ResponderExcluir
  16. Não cheguei a ler o livro ainda, mas vi o filme que é longo até e gostei muito! O livro parece cativar ainda mais, queria saber se é igual ao filme! Deve ser ainda melhor, uma adaptação bem feita, já viu Yasmin?
    Gostei e muito da resenha, acho que tem esse livro até com a capa do filme né?!

    ResponderExcluir
  17. Amei essa resenha. Ainda nao conhecia esse livro ainda, mesmo que ele ja tenha sido adaptado para o cinema.
    Gostei da história se passar na época da luta dos negros, estudei muito sobre isso na escola, e o tema da história americana que mais gosto de estudar, as pessoas, como Martin e a Rosa Parks são verdadeiros ícones de luta social pra mim.
    Espero muito mesmo que o livro seja tão bem escrito como a resenha coloca. Pretendo tbm ver o filme, adorei o tema.

    ResponderExcluir
  18. Me empolguei com a sua resenha..Sei como são os livros, quando a gente se empolga de um tanto que sente vontade de gritar pra todo mundo ler.
    E fico feliz de ser um livro com temas tão delicados. Realmente deve ser uma abordagem ótima e escrito muito bem, para provocar tal reação.

    como você, antes, não esperava muito desse livro, mas depois dessa resenha fiquei muito curiosa por ele.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  19. O tema do livro dá sempre uma boa história. Mississipi era realmente uma terra de terror para os negros que lá moravam, ou seja, a maioria da população. Mas eram pobres e os brancos, racistas, matavam e destruiam tudo. Vou gostar de ler esse livro, que até o momento eu nada sabia dele.

    ResponderExcluir
  20. Otima resenha, que livro interessante juntando um pouco de história e drama, queria tanto conhecer essas tres mulheres: Aibileen, Minny e Skeeter, é uma historia cativante que apresenta, discriminação, preconceito, a dominação dos ricos, terror, historias tristes e enfim, achei o livro demais e gostei dessa frase que você colocou em sua resenha e ue define o livro como o todo: "...O mais duro depois dessa leitura é saber que por mais que os anos passem, por mais que as leis já tenham mudado e o ser humano evolua ainda temos essa doença. Essa coisa que ainda hoje algumas pessoas cultivam e espalham..."
    :D

    ResponderExcluir
  21. Ótima resenha em primeiro lugar, já vi o filme e torço para poder ler o livro logo. Adorei o filme então a história do livro deve ser muitooo melhor. Falou bem de tudo e ainda me deixou curiosa mesmo já tendo visto o filme e conhecendo por alto a história, não gosto nem de imaginar o horror de viver numa época dessas. Adorei a resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  22. Ainda não vi o filme justamente pensando em ler o livro, tenho aqui na estante mas acabou ficando. Sua resenha tá ótima, expõe bem o livro e ainda fala do período da história. As personagens parecem lindas e me deu vontade de ler já. Nem dá para acreditar que ainda hoje tem gente preconceituosa... Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Já vi o filme e tenho o livro, que ainda não li. Sua resenha tá linda, me deixou com vontade de ler o livro e ainda falou belamente da história que é bem diferente de tudo o que vemos por ai. Ótima resenha mesmo, beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.