25/02/2012

Resenha - O Dia da Caça


Nome: O Dia da Caça
No Original: Cross Country
Autor (a): James Patterson
Páginas: 224
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Alex Cross está diante do criminoso mais cruel que já enfrentou. Quando o detetive Alex Cross é chamado para investigar um caso de assassinato, depara-se com a cena de crime mais terrível que já viu em toda a sua carreira: uma família inteira foi morta dentro de casa. Tudo fica ainda mais chocante quando ele descobre que uma das vítimas é Ellie Cox, sua ex-namorada dos tempos de faculdade. Furioso, Cross decide pegar o assassino a qualquer custo. Logo depois outro crime acontece, novamente envolvendo uma família inteira, só que dessa vez alguns membros dela estavam nos Estados Unidos e outros, na África. A investigação leva a crer que o assassino, conhecido apenas como Tiger, viajou para a Nigéria. Sem hesitar, Cross vai atrás dele. O detetive entra numa caçada implacável, numa terra sem lei. Ao chegar lá, Cross se vê diante de um terrível cenário de miséria, violência e guerra civil iminente. Sem nenhuma ajuda, ele se envolve numa luta contra a corrupção e contra uma conspiração que parece não ter fronteiras, que pode pôr em risco sua vida e a de todas as pessoas que ele ama.

Primeiro livro da série Alex Cross que leio e estou surpresa por ter gostado. Não estava nos meus planos, mas ganhei da minha mãe e acabei lendo de uma vez. Sempre desconfiei dos livros do James Patterson. Não me perguntem por que, mas mesmo sendo policiais e eu ouvir muitas pessoas compararem com Harlan Coben nunca consegui fazer um paralelo. De fato são escritas muito diferentes e até o gênero eu diria que é diferente. Prevalece a mescla de ação e mistério.

Alex Cross fora chamado para o que parecia mais uma cena de crime, nada de extraordinário se as vítimas não fosse uma família inteira. Mãe, pai e os dois filhos brutalmente assassinados, esquartejados e empilhados como carne. Para piorar o cenário Alex reconhece a mulher. Era Ellie Cox, uma ex-namorada de faculdade que ele não via há tempos. Alex mais do que nunca precisa encontrar essa quadrilha e para começar ele precisa descobrir o motivo que levou a família Cox a terminar dessa forma. As pistas são poucas e quando uma segunda família é encontrada morta em um terreno baldio Cross tem sua primeira pista. Os assassinos são adolescentes, crianças até e de alguma forma a CIA está investigando isso. Usando seus contatos ele consegue através de um conhecido o nome do líder desse grupo. Tiger, um assassino que age principalmente a mando. Recebe sempre grandes quantias para matar, torturar e fazer o que mais quiser com suas vítimas. É um grupo africano que não tem limites em sua crueldade e barbárie. De esquartejamentos a pessoas jogadas vivas no óleo quente. Alex decide embarcar para a Nigéria em busca do motivo. Ele está certo que a resposta está lá, afinal Ellie Cox estava escrevendo um livro sobre o país e lá duas semanas antes da morte no país.

A partir daí ele vivencia os terrores de um país deteriorado. Insegurança, abuso de autoridades, crimes de tudo quanto é tipo e a impressão de que tem alguém querendo o atrapalhar. A começar por ser preso assim que pisa no aeroporto de Níger passando por espancamentos, tentativa de assassinato e mais. Alex descobre uma rede de crimes e corrupção muito maior do que ele imaginava. Uma narração intricada e com um ritmo forte a história de Patterson tentou criar um jogo internacional intrigante, mas em algum momento a trama fica confusa e falta uma pista maior e mais clara do motivo dessa rede de assassinatos. Isso sem citar o fato que Alex é um detetive renomado, conhecido e mesmo assim confia demais em algumas pessoas que ele encontra. Desde o princípio isso incomodou bastante. Em plena África o mais certo seria desconfiar do primeiro que oferecesse ajuda.

O livro também trás personagens que pelo visto são recorrentes na série como a detetive e também namorada Bree Stone e a família Cross. São bons personagens e que deram um pequeno apoio na história. Por vários momentos fiquei intrigada com o fato de que Cross não pensou muito neles ao entrar de cabeça numa investigação tão perigosa. Afinal a quadrilha estava matando famílias inteiras para esconder um segredo e ele sequer pensou que estaria colocando a dele em perigo. Alex Cross é um personagem interessante, obstinado e um bocado convencido e dá nome a série que já possui 20 livros. Livros que no Brasil foram publicados a deus dará e por isso é complicado lermos na ordem. “O Dia da Caça”, por exemplo, é o décimo quarto da série e por sorte isso não interfere na leitura tirando o fato dos personagens recorrentes.

O enredo tem potencial, mas não é muito bem aproveitado. A resposta demora a vir e quando vem não é satisfatória. A forma como ela foi descoberta, o momento que foi contado ficou simples e rápido em relação a todo o resto. É um livro com clima perfeito para um filme de ação. Pelos comentários de leitores da série esse foi o livro mais fraco dentre os quatorzes primeiros. Não li comentários de livros posteriores por isso não posso falar da série toda. Não é ruim, chega a empolgar e em alguns capítulos o clima de conspiração em um cenário internacional é muito bom, contudo isso não se sustenta sem uma grande revelação. 

A edição da Arqueiro como sempre está acima de críticas. A diagramação é a mesma, o material é o mesmo e a tradução é muito boa. Sem erros de espécie nenhuma. Recomendo aos que gostam muito do gênero e que não perdem um policial de suspense e ação. Se você não é chegado ao gênero sugiro que comece por outro livro. Vou colocar abaixo os livros fora da ordem da série. Apenas os publicados no Brasil. Lembrando que os dois últimos correspondem aos livros 14 e 15. Antes disso é difícil definir. Até mais!

Alex Cross - James Patterson
1- Quando Sopra o Vento
2- Caçada ao Predador
3- Um Desafio para Cross
4- Dupla Cilada para Cross
5- O Dia da Caça
6- Eu, Alex Cross

19 comentários:

  1. Gosto muito de Harlan e pelo visto vou gostar desse ai. Adoro um livro de suspense e perseguição internacional. Já vi o filme baseado em um dos livros desse Alex Cross e gostei muito. É uma pena que a série não foi publicada na ordem, não ligo para isso quando não é interligado. Morri com essa descrição de matar com oleo. Aiai. Ótimaaa resenha. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Vou ler esse livro. Gosto de suspense e policial. Já li "Na teia da aranha" e "O beijo da morte" do James Patterson e gostei. Talvez eu goste desse...

    ResponderExcluir
  3. Oi Yasmin. eu detestei esse livro. Fraco, meio fantasioso e gente, quem é Alex Cross, o Magayver da vida real?
    Putz, me decepcionei com ele.
    Quanto ao trabalho da editora, concordo contigo, realmente a Arqueiro tem um cuidado muito grande nesse quesito.
    Eu gostei da tua resenha, a parte de que ele simplesmente se manda pra África sem nem ligar que a família corre perigo me deixou tipo: ahn? esse cara é doido?
    Sei lá, achei meio forçado. e fora que era pra ele ter morrido umas 44 vezes no livro.

    Beijinhos :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, bem sincera, acho que não vou ler esse livro.
    Não me chama muito atenção, o estilo do livro, e praa mim ante de tudo a capa do livro tem que agradar e esse aí é bem sem graça.

    ResponderExcluir
  5. Oi

    Já não tinha interesse em ler o livro e agora menos ainda. Não faz meu estilo de leitura.

    Gabi

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada desse autor , mais pretendo ler em breve . Nossa essa ordem dos livros no Brasil esta horrível , assim fica difícil de ler, mais tudo bem .
    Resenha ótima , parabéns . Abraços !!

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada do James Patterson. Tenho curiosidade. Talvez esse possa ser o meu primeiro.
    Tambem nao li nada do Harlan entao nem teria como dizer alguma coisa.
    Com essa sua resenha me interessei mais pelo livro. Gosto da capa, acho misteriosa.

    bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi, li esse livro faz um bom tempo e até hoje me lembro da narrativa direitinho, dos nomes dos personagens, etc.. isso porque James Patterson soube conduzir muito bem a narrativa que é carregada de suspense e mistério. Gostei muito da sua resenha, ficou realmente muito boa;

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. eu li esse livro e gostei! Ele é bem facil de ler, mas realmente, a falta de continuidade da editora na hora de publicar as obras me irrita um pouco, mesmo que aparentemente isso nao influencie nas historias!
    pra quem gosta mesmo, quer ter a coleção completa e nao pode xD

    ResponderExcluir
  10. Não faz meu tipo (de novo), mas gostei muito da sua resenha. Você convence bem nas resenhas. Muito bom e ruim porque ai compro livro demais e que nem planejava ler. uashhausha

    ResponderExcluir
  11. o livro em si me despertou uma curiosidade,espero que a vingança seje feita :D

    ResponderExcluir
  12. Não vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Gosto de suspense, ação, mas não me animei a ler esse livro.

    Sendo bem sincera, odiei a capa, achei feinha. A história é interessante, mas me pareceu bem monótona pela sua resenha. Não estou muito animada.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li nenhum dessa série Alex Cross, mas pretendo ler. Realmente comparando pelo que li as resenhas dos outros livros, essa trama me parece a mais fraquinha. Me desanimou um pouquinho ja na sinope, que diz que ele fica furioso ao ver a ex namorada de tempo da faculdade morta.. sei lá, pareceu tão clichê, não gostei desse aspecto. Mas pretendo ler a série, os outros parecem excelentes!

    ResponderExcluir
  15. To com ele aqui, só falta abrir a capa e ler. Apesar de algumas criticas em relação a esse livro, gosto de James Patterson, apesar de só ter dois livros, mas pretendo ter mais...
    :)

    ResponderExcluir
  16. Tenho dois livros de James Patterson, o dia da caça vou começar a ler, so falta abrir a capa, apesar das "criticas" a esse livro, nao li ainda pra assegurar se tem algum ponto negativo, só posso dizer que gosto desse autor e da serie dele de Alex Cross, falta uns pra minha coleção.
    :)

    ResponderExcluir
  17. Amei esse livro. Aliás amo as histórias de James Patterson e essa não foi diferente. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  18. Tô com esse livro aqui, mas não tava muito afim de ler...Mas depois de ler essa resenha me bateu uma curiosidade sobre a história, vou começar já!

    ResponderExcluir
  19. Ganhei um livro do James Petterson "Eu, Alex Cross", ainda não chegou, mas estava empolgada para ler devido a tantos elogios ao autor e devido ser um nome bem conhecido no meio literário.
    Apesar de alguns não terem gostado espero me surpreender, gosto do tema e acho que vai valer super a pena.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.