05/02/2012

Resenha - Harry Potter e A Câmara Secreta


Nome: A Câmara Secreta
No Original: The Chamber of Secrets
Autor (a): J.K. Rowling
Páginas: 287
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Os Dursley estavam tão anti-sociais naquele verão, que tudo o que Harry queria era voltar às aulas da Escola de Bruxarias de Hogwarts. No entanto, quando já terminava de fazer suas malas, Harry recebe um aviso de um estranho chamado Dobby, que diz que um desastre acontecerá caso Potter decida voltar à Hogwarts. Harry não liga para aquela mensagem e o desastre realmente acontece. Naquele segundo ano estudando em Hogwarts, novos horrores surgem para atormentar Harry, incluindo o novo professor Gilderoy Lockhart e um espírito chamado Moaning Myrtle, que assombra o banheiro feminino, além de olhares indesejados da irmã mais nova de Ron Weasley, Ginny. Todos esses problemas, no entanto, parecem menores quando o verdadeiro problema começa e algo transforma os alunos de Hogwarts em pedra. Dentre os suspeitos: o próprio Harry. Descubra o fim desta aventura emocionante.

Segunda resenha do projeto de releitura "Percy & Harry", e achei essa mais fácil de escrever essa resenha do que a primeira. O desenvolvimento da história nesse volume foi mais produtivo do que no volume anterior além de uma narração mais dinâmica, com acontecimentos sequenciais e vários personagens envolvidos. Tanto que a trama foi mais longa e intricada. Por isso mesmo é quase impossível fazer uma introdução adequada do livro visto que são tantos fatos que a resenha ficaria longa demais.

De volta à casa dos Dursley Harry está tendo as piores férias que se pode imaginar. Sendo tratado como lixo pelos tios e ainda não recebeu nenhuma carta ou telefonema de seus amigos. No meio da noite uma criatura que se apresenta como Dobby, o elfo doméstico, surge e diz que tem interceptado as cartas para Harry não voltar a Hogwarts, que se ele for estará correndo perigo mortal. Depois disso temos uma das cenas de fuga mais épica da literatura. Os irmãos Weasley aparecem para resgatar Harry em um carro voador e assim ele passa os últimos dias das férias na “Toca”, casa da família Weasley. Começando o ano letivo ele e Rony já arrumam confusão ao perder o trem e chegar a Hogwarts aterrissando o carro voador no salgueiro lutador. A partir daí as coisas pioram de vez.

Harry tem que lidar com suspeitas e descobertas sobre si mesmo que não só o perturbam como também abalam sua rotina. A culpa pela mensagem em sangue na parede e os ataques que têm transformado alunos em pedra recaem sobre Harry quando todos descobrem que ele tem o dom de falar com cobras. O mesmo dom de Voldemort. A procura de pistas corre contra o tempo quando Hermione é petrificada e ao mesmo tempo termina quando deixa a pista final em um pedaço de papel. Com o diário de Tom Ridley não apenas Potter como também os leitores descobrem mais sobre a personalidade do principal vilão da série e muito mais ao percebermos que lados opostos possuem características tão iguais e que não significam muito. É como Dumbledore fala, são as escolhas que definem quem nos somos. Podemos ter as mesmas qualidades, todas quase idênticas, mas se a pessoa vira a esquerda e você à direita essas semelhanças já não significam nada.

O segredo da câmara secreta, o motivo de Hagrid ter sido expulso e como Tom Ridley usou Gina. Confesso que já desconfiava sobre quem Tom era na verdade. E foi muito bom descobrir o porquê de Hagrid ter sido expulso. Aliás, é nesse livro que Voldemort descobre uma coisa que mais tarde viria a ser usado. As pessoas falam que esse e o primeiro foram os que menos interessaram para trama, mas posso estar enganada em todos eles algo foi propositalmente colocado no meio da trama para servir lá na frente. Todo pequeno detalhe é usado em algum ponto. Não tem muito que falar que já não foi falado. Outro detalhe foi à pequena, mas significante parte sobre a construção de Hogwarts e sobre a fundação das casas. Gostei muito e bem que poderiam ter mais páginas sobre a escola. O final deste foi um pouco melhor do que o primeiro e adorei a participação da fênix e do chapéu seletor.

Quando ao livro em si não tenho queixas, por sinal essa é uma das minhas capas favoritas. O contraste do vermelho rosado da fênix com o fundo ficou muito bom. Enfim. É um livro que não mede as palavras, ele vai do humor ao trágico, do triste ao alegre e explora um mundo fascinante sem medo de passar o medo e o lado feio. Por ser destinando a um público ao mesmo tão velho e tão novo acredito que essa é uma das maiores qualidades de Rowling. Ela não se importou de ser sincera, ela não mascarou o mau, a morte e tudo mais só porque crianças liam. A câmara secreta é uma continuação que não deixou o ritmo cair e nem a trama central parada. Muitas séries não conseguem um segundo livro que mantenha isso e em minha opinião é tão bom quantos os outros. Até semana que vem!

Harry Potter - J.K. Rowling

16 comentários:

  1. Ahh, esse livro é demais , uma continuação perfeita :) Dobby lindo , que saudades !!
    ótima resenha !!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha, achei que os livros dessa coleção fossem maiores,mais páginas, mas até que não, a leitura parece ser tão legal que em pouco tempo dá pra terminar. Acho que pra assistir os filmes tem que ler os livros. Eu assisti todos, mas confesso que no inicio não prestava muita atenção, e depois até gostei. rs
    Não vou dizer que vou ler agora, mas pretendo ler HP sim, mas acho que vou esperar vc Concluir o projeto releitura p poder ler todas as resenhas!

    ResponderExcluir
  3. Eu li duas vezes, uma em português e uma em inglês (próxima holandês!!!) e adorei ambas as vezes e até descobri coisas novas com a segunda leitura!E outras tinham coisas que eu ja tinha ate esquecido!!!

    ResponderExcluir
  4. Como eu quero comprar logo esses livros tanto do Harry quanto do Percy pra ler! As resenhas só me deixam com mais vontade ainda,rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Foi o primeiro livro que eu li da série Harry Potter, acredita? hahahaha Mas olha, adorei o livro e até hoje é meu favorito, de todos! Muito boa a resenha!

    Beijo :*

    ResponderExcluir
  6. Sabe que eu assisti esse filme hoje? rs. Mas ainda prefiro o livro mesmo.
    Essas suas releituras de Harry Potter sao excelentes pra gente poder relembrar o enredo. Da vontade de ler novamente. Se bem que nao terminei de ler a serie ainda. Preciso terminar.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Resenha excelente Yasmim.
    Mas o livro não é o meu preferido. Na verdade, agora que parei para pensar acho que prefiros os ímpares, principalmente o 3º e o 5º. talvez porque tenham Sirius... que é um dos meus personagens preferidos na série.

    Abraços
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! Falou muito do que penso e adoro essa série por isso mesmo acho que gosto de todos independente de que seja mais sem coisas da trama. Ansiosa pela resenha de amanhã! Bjo

    ResponderExcluir
  9. Amo essa série e esse é um bom livro, mas gosto mais do terceiro, do quarto e dos dois últimos, mas ótima sua resenha! Concordo quando fala que toda dica é deixada e que foram usadas. quando li da terceira vez que comecei a pegar detalhes lá atrás que foram usados. ansiosa pela próxima resenha. um dos meus livros favoritos =** parabéns pelo projeto

    ResponderExcluir
  10. A câmara secreta é tão rápido de ler, tens razão, a J.K mescla humor e tragédia e tal muito bem; além disso, aparecem pistas de coisas que vão ser esclarecidas na sequencia da história, acho isso fantástico.

    ResponderExcluir
  11. Vou confessar: eu tive medinho quando li esse livro..asuahsuahs Eu fui uma das que só passaram a acreditar que essa série vali à pena quando li o segundo volume.E o fiz de uma tacada só, morrendo de vontade de saber logo se o Tom era quem eu pensava(tb desconfiei desde o princípio)

    ResponderExcluir
  12. É muito bom este livro... foi o que me inspirou a ler todo o resto da coleção!!! A resenha traz direitinho a ideia que eu tive durante a leitura, incrível!!! A.D.O.R.E.I.

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro esse livro, iniciei no Hp com ele, é pois é, na escola nao tinha a Pedra Filosofal.. haha.. a coleção HP é fantástica, os livros são incríveis, J.k arrasa na escrita e os filmes ficaram a altura!

    ResponderExcluir
  14. Não acho que tenha um só livro ruim na série toda. Gostei muito desse livro, embora ele não tenha nenhum acontecimento tão decisivo na história quanto os outros.

    Mesmo assim eu amei. Fiquei delirando pelo próximo na época.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  15. Tratando-se de Harry Potter, eu apenas assisti a todos os filmes. quanto ao livro aqui apresentado, estou para ler e se for tão bom quanto o filme vai valer a pena.

    ResponderExcluir
  16. J.K.Rowling mais uma vez me surpreendeu com mais um volume dessa maravilhosa saga. Mas dessa vez com uma aventura mais misteriosa… Ela mostra um mundo novo ao qual queremos pertencer e me surpreendeu com essa maravilhosa historia, fazendo devorar cada pagina do livro para chegar ao final e descobrir afinal quem abriu a câmara secreta, foi um suspense muito bem feito e surpreendeu a todos.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.