08/02/2012

Listas #02 - Os Simpsons

A lista dessa edição traz para vocês os escritores que já deram as caras no seriado animado mais famoso do mundo. Acertou quem pensou em "Os Simpsons". Nos mais de 20 anos no ar diversas personalidades de várias áreas apareceram no desenho. Essa lista foi compilada há alguns anos por fãs da série e de livros, e achei interessante postar por aqui. Para quem nunca assistiu "Os Simpsons" sugiro que faça isso. As sátiras e as críticas são muitas vezes perfeitas. Quem quiser pode conferir apenas os episódios com os escritores. Vamos à lista e suas respectivas animações:


1- Neil Gaiman - Um dos mais recentes a aparecer, o autor é reconhecido por seus livros de sci-fi e fantasia coube a ele ensinar a Homer, Bart entre outros a escreverem um romance para jovens adultos com vampiros, Trolls, e outras criaturas populares atualmente. É autor de diversos livros dentre eles o vencedor do Hugo Awards, "O Livro do Cemitério" e "Deuses Americanos", esse último ainda venceu o Nebula.

2- Stephen King - Um dos escritores americanos mais prolíficos do horror aparece em um episódio que a família decide levar Lisa em uma feira de livros como pedido de desculpas pela destruição de seu quarto e o autor fica frente a frente com Marge e interpelado por ela, que exigiu que King a ligasse quando voltasse a escrever horror. Uma sátira por ele ter se afastado do público original. No episódio ele toma nota do pedido de Marge, sem ressentimentos. É autor da série "A Torre Negra", além de "O Iluminado" e diversos outros.

3- Amy Tan - É a responsável pela ida dos Simpsons à feira do livro, já que Lisa tinha grande vontade em conhecer a autora de "O Clube da Felicidade e da Sorte". Lá Lisa diz que aprendeu como a relação mãe e filha pode triunfar sobre a adversidade e Tan responde que não foi isso que ela quis dizer com o livro e que Lisa está envergonhando ambas dizendo isso. Uma crítica nada lisonjeira a autora. Os livros dela para quem não conhece foram publicados aqui no Brasil pela editora Rocco.

4- John Updike - Ele pode ser um vencedor do Pullitzer, mas não escapou de aparecer em Os Simpsons. No episódio é revelado que ele é o autor fantasma por trás da biografia de Krusty. Ele está na feira para desfazer a história, mas Krusty o promove mesmo assim. Ainda por cima o manda calar a boca. Updike é autor da série "Rabbit" que venceu por duas vezes o Pullitzer e ainda de "As Bruxas de Eastwick". Os livros dele são publicados pela Companhia das Letras aqui no Brasil.

5- J.K. Rowling - A escritora do fenômeno Harry Potter aparece no episódio que os Simpsons de férias na europa dão de cara com a criadora do bruxo mais famoso do mundo. Tudo isso para a felicidade agradecida de Lisa por ela ter transformado uma geração de jovens em leitores. No episódio Lisa ainda pergunta o que acontece no fim da série (o episódio foi ao ar em 2003). Rowling responde que ele cresce e casa com Lisa, impaciente ela diz, "não era isso que você queria ouvir?"

6- Tom Clancy - O famoso escritor de espionagem aparece em alguns episódios da série, mas se dá ao trabalho de falar em apenas um deles, justamente o em que Marge quer ser escritora. Ele levante e faz uma introdução, " se você quer uma boa leitura esse mês, o livro de Marge Simpsons é um perigo para seu tempo livre", tentando corrigir o que diz ele se enrola todo. Dentre os livros do autor constam: "A Caçada ao Outubro Vermelho", "Rainbow 6" e outros.

7- Michael Chabon - O escritor aparece como parte de um quarteto de energia literária que inclui os autores Jonathan Franzen, Gore Vidal e Tom Wolfe na Conferência do Pão da Literatura. Onde eles estranham e trocam gentilezas. Chabon e Franzem brigando e elogios a poesia de Moe. No episódio eles iam terminar esmagados por um pedra, mas tiveram pena e sairam só meio quebrados.



Entre outros nomes que apareceram ao longo das temporadas temos: Thomas Pynchon, Mitch Albom, Jonathan Franzen, Stephen Jay Gould e provavelmente outros que não encontrei e não me lembro no momento. Bem que gostaria de ver alguns outros por lá como Rick Riordan, George R.R. Martin, e tantos outros que gosto muito.

Thomas Pynchon
Jonathan Franzen
Stephen Jay Gould

E ai? Gostaram? Por acaso alguém aqui já assistiu "Os Simpsons"? Se a resposta é não eu sugiro que comecem logo. As melhores versões desse ai que eu achei foi a de Neil Gaiman e a da J.K Rowling. Ok a do Sthepen King até que ficou um pouco parecido. Vou ficando por aqui. Fiquem de olho que está para sair uma super promoção aqui no blog. Além do mais o resultado da promoção de Verão é semana que vem e o fim do desafio de férias está chegando. Já estou na lista extra. Queria pedir desculpas pelo sumiço de ontem. Espero explicá-lo um dia. Até mais!

13 comentários:

  1. Demais essa lista , e tem quer ter vários outros escritores mesmo , como Rick Riordan e George R. R. Martin , seria perfeito :)
    Abraços !!

    ResponderExcluir
  2. Adoro quando aparecem os escritores nos Simpsons. Otimo incentivo a leitura.
    Adorei sua listagem, lembrou de todos? rs.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi Os simpsons, mas parei de ver, enfim, bem legal a lista de escritores que apareceram por lá, a da J. K. Rowling ficou mesmo bem parecida. Os simpsons é um desenho ótimo mesmo pra praticar um pouco da crítica pelo que acontece por aí e ainda rir com isso! rs'

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah, duvido que alguem nunca tenha assistido Os Simpsons! É muito legal! Mas se eu assisti algum episódio com os escritores, não reparei, por que não me ligava muito nisso. Mas prometo prestar atenção agora.
    Voce já esta na lista extra e eu nem terminei a minha lista oficil ainda... Mas tudo bem, até dia 22 leio mais um pouquinho, afinal, meu carnaval vai ser com os livros ^^

    ResponderExcluir
  5. Olá Yasmin,

    Que interessante isso hein? Não assisto Simpons há um tempo razoável, mas adoraria ver esses episódios especifícos em que aparecem estes escritores!

    Bjs

    Thaís

    ResponderExcluir
  6. Adorei a lista! JK e Gaiman realmente ficaram muito iguais. Amy Tam e Tom Clancy também. Assisto de vez em quando sabe não acompanho as temoradas mas sempre que tá passando na TV eu vejo. Queria assistir esses especificos. bjo

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, ficou maravilhoso de verdade, unindo o melhor desenho do muundoo aos escritores, vou procurar o da J.K Rowling, deve ser hilário.

    beijão
    Magia Literária

    ResponderExcluir
  8. Cara, o King ficou muito maneiro, adorei!

    ResponderExcluir
  9. Nossa!!!! O Neil Gaiman ficou demais!!! Stephen King e a Tia Jo também estão demais, mas o Gaiman ficou igualzinho!!!!

    ResponderExcluir
  10. Os Simpsons é demais!
    Adoro quando personalidades aparecem! kkk
    Ótimos post!

    beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Aah, vou ter que procurar esses episódios pra assistir, principalmente o da Rowling! Já assisti alguns episódios da série, mas não foram muitos (quando eu era menor, minha mãe me proibia de assistir, dizendo que era muita bobagem! o.O)... um dia dou um jeito de assistir todos! =P
    Abração!!

    ResponderExcluir
  12. Eu não sou muito fã de Simpsons, não sei porque nunca gostei. Mas muita gente na minha família curte e eu já tinha visto o episódio com a JK. Agora eu preciiiso ir atr´´as do episódio com o Neil Gaiman!!!

    ResponderExcluir
  13. eu assisti os episodeos em que a Amy Tan e o Michael Chabon, muito legal os simpsons, muito mesmo.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.