12/01/2012

Resenha - Um Homem de Sorte


Nome: Um Homem de Sorte
No Original: The Luck One
Autor (a): Nicholas Sparks
Páginas: 352
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Trazia a fotografia dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela. Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fim de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar.

Primeiro livro do Nicholas Sparks que eu leio e primeiro livro de parceria com editora que termino de ler. Não posso dizer que estou surpresa com o livro porque não estou. Eu sabia ou tinha uma noção desde o princípio do que iria acontecer. É por esses e outros motivos que não gosto muito de ler Sparks. O livro é gostosinho de ler, tem uma mensagem boa, um enredo leve e que distraí. Pelo menos desta vez o livro fugiu um pouco do final que Sparks adora.

Thibault é um ex-fuzileiro que após sobreviver a onze explosões de bombas e outros tipos de atentados retorna para casa com a ideia do amigo na cabeça. De aquela foto que encontrou fora seu amuleto da sorte e razão de sua sobrevivência a três idas ao Afeganistão. A foto de uma mulher loire e sorridente com um pinheiro ao fundo vira sua missão. Ele atravessa o país em busca desta desconhecida. Levando a vida da maneira mais simples possível e em companhia de seu cachorro Zeus ele chega a Hampton decidido a encontrá-la. Ele começa a trabalhar no canil da mãe da mulher da foto e lá se aproxima não só dela, Elizabeth, como também de seu filho. O problema surge com a presença desagradável do ex-marido dela. Um cara possessivo, metido a dominador e policial. Ele não intimida Thibault como pensou ser capaz de fazer e as coisas complicam mais uma vez.

O que falar da narração e trama de Sparks? Ele tem uma escrita muito boa é verdade. Uma descrição agradável e de tom leve, quase poético. O problema está nos enredos que ele escolhe. Se não fosse por alguns detalhes arriscaria a dizer que gostei deste livro. Gosto de histórias com militares e assuntos do tipo. Todas as narrações de Thibault sobre a companhia dele na guerra foram ótimas contudo achei o personagem um pouco apático e por vezes lento. Calmo seria a palavra mais adequada. Calmo demais. E isso deu um ritmo muito devagar a tudo. Se a intenção era passar o clima de beira de mar e praia o autor pode ter certeza de que conseguiu. O melhor personagem é o filho de Elizabeth e o cachorro Zeus. Talvez por conhecer a fama do autor eu não fiquei nem um pouco surpresa com o que aconteceu no final. Não duvido que muitos tenham previsto o que veio no epílogo, que por sinal salvou o livro, mas já estava pensando que ele tinha estragado tudo com aquele fim.

É um romance básico, mas carregado com uma boa mensagem e não foi tão ruim quanto eu pensei. O meu problema com o Sparks é exatamente o que a autora de "Anna e o Beijo Francês" disse no livro dela. Quem o leu sabe do que estou falando. E talvez essa seja a primeira vez que vi um outro lado da escrita de Sparks. Não é atoa que as fãs do autor estão dizendo que este é o melhor livro dele até agora e que o amadurecimento é grande. Não posso afirmar e nem desmentir. Só sei que a partir de agora vou olhar com mais atenção os livros dele e quem sabe posso vir a ler outros. Três estrelas pela previsibilidade da trama. A Novo Conceito como sempre caprichou no livro. Ele é mais grosso do que imaginei e isso se deve a letra perfeita e diagramação do livro. Não preciso dizer para quem recomendo o livro não é mesmo? Fãs de romances e principalmente fãs de Sparks. Se até eu que nunca havia lido gostou um pouco, vocês vão adorar.

35 comentários:

  1. Ahh , quero muito ler esse livro !!
    Parece ser ótimo , na listinha de desejados

    ResponderExcluir
  2. Ah não leio muito Nicholas Sparks, mas adoro Um Amor Para Recordar e Querido John e adoraria ver mais resenhas dele por aqui. Adorei a resenha e estou doida para ler este livro. bjo

    ResponderExcluir
  3. Amo Nicholas Sparks e mau posso esperar para ler este livro. Quero uma boa promo dele, hehehe. ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Com excessão de Um amor pra recordar eu não costumo dar muito crédito ao Nicholas Sparks, até que tem umas histórias legais, mas não sei, tenho uma certa implicância com ele.

    ResponderExcluir
  5. Estou muito curiosa em ler Sparks, ele é famoso pra mim com os filmes baseados nos livros dele, vou ler e ver se gosto,rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Já li três livros do Sparks, se não me engano, e mesmo tendo lido só isso meio que enjoei da fórmula que ele sempre utiliza. Mas outros comentários e agora, sua resenha, acenderam em mim a vontade de ler esse livro e ler Sparks novamente!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. To doida com esse livro , eu quero *-* adoro um romance, ainda mais vindo do Nicholas Sparks! Tenho três livros dele que eu amo. Depois de ter lido a resenha fiqei mais curiosa ainda pra ler !

    ResponderExcluir
  10. Sou muito fã do Sparks apesar de não curtir alguns livros dele por causa dos finais controversos. Estou cuirosa e ansiosa por este livro e espero ganhar. Ótima resenha =** E eu vou ganhar!

    ResponderExcluir
  11. Bom, depois de ler sua resenha até me arrisco a comprar esse livro... Eu li Querido John, e fiquei meio chateada c o final... Outros só vi o filme e é sempre o final dfe se esperar, por isso nem quis saber de ler os livros... Muito clichê. Agora me animei c esse aí, vou comprar.

    ResponderExcluir
  12. Parabens pela sua resenha , ja estaava super animada para ler esse livro pq é o unico de nicholas spaks que eu não li agr fiquei ainda mais animada, sua resenha está mt boa (:

    ResponderExcluir
  13. Ansiosa para ler o livro e assistir ao filme! Nicholas Sparks NUNCA deixa a desejar!

    ResponderExcluir
  14. sem contar que o filme é com o Zac Efron, e sair do high school musical fez muito bem para ele! hahaha

    ResponderExcluir
  15. Eu já vi outras resenhas desse livro em outros blogs, todas com comentários diferentes, umas gostaram, outras não... Mas eu comentei em todos que ele já está na minha wishlist desse ano. E quero muito lê-lo logo.

    ResponderExcluir
  16. Esse livro deve ser muito bom!.

    ResponderExcluir
  17. Ansiosa pra ler esse livro, deve ser muito bom igual os outros deste mesmo autor!!!

    ResponderExcluir
  18. Nunca li um livro dele, mas qero muuito ler esse! *-* rs

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro os livros do Nicholas, ela tem uma narrativa deliciosa, e um jeito de descrever os personagens que me cativa! Ainda não li Um homem de sorte, mais com tantas resenhas positivas, estou cada vez mais ansiosa!
    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Acabei de ler a escolha. Muito bom. Mas bem previsível.

    ResponderExcluir
  21. Oi..

    Eu amo todos os livros do Nicholas Sparks e não poderia ser diferente com esse livro.. Eu amei o seu enredo que é comovente.. E eu vi o filme baseado nesse livro e gostei muito também.. Agora só espero ler esse livro e graças a sua resenha coloquei esse livro no alto da minha lista de livros a espera de serem lidos..

    ResponderExcluir
  22. Ganhei o livro em abril de presente de aniversário, té hoje não o li, mas vi o filme e já sei a trama e seu desfecho. Também não sou tão fã do autor, e li o que a outra autora disse apesar de não me lembrar as palavras exatas lembro que achei um tanto arriscado de dizer. Não estou mais tão ansiosa em ler o livro, mas sua resenha até que me bateu uma curiosidade pela escrita do autor.

    ResponderExcluir
  23. O que eu realmente nao gosto nos livros do Nicholas Sparks é essa previsibilidade como vc citou, não tem nenhuma surpresa. A trama pode ser bem escrita, ser diferente, personagens legais, mas o final é muito esperado. Isso estraga.

    ResponderExcluir
  24. Não sou fã de romances, muito menos do Sparks. Simplesmente acho tudo previsível e chato...geralmente o mocinho perfeito encontra a mocinha delicada e apaixonada, os dois sofrem muito, conseguem ficar juntos e vivem felizes para sempre...
    Urgh. Vai me dizer que esse livro em nada se parece com isso?
    Sério, nem tenho vontade de ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  25. Esse livro é o preferido da minha prima. Até me assusto quando ela começa a fazer milhões de elogios desse livro. Eu, particularmente não li, mas vi o trailer legendado do filme, e vi várias resenhas, como a sua, que me fazem considerá-lo uma ótima história. :)

    ResponderExcluir
  26. Li esse livro, gostei muito,acho que toda mulher deveria ter um homem de sorte, como Thibault, parabens pela resenha, foi ótima.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Amo Nicholas Sparks. Não todos os livros, mas os que eu gostei, eu GOSTEI mesmo e é o caso deste livro. o Logam para mim é o melhor "herói" do Sparks e as páginas finais me deixaram desesperada, mas o final foi maravilhoso.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Eu só assisti ao filme não li o livro e pra falar a verdade eu preciso ler algo deste escritor.

    ResponderExcluir
  31. Concordo totalmente com vc ,Yasmin.Tio Sparks é exatamente o que a autora de "Anna e o beijo francês" disse. Acho que tudo fica muito repetitivo, previsivel e clichê as vezes e isso me desagrada mto. Respeito os seus fãs,claro,ele é um bom autor,mas somente não correspondeu as minhas expectativas .Vou ver se dou mais uma chance ao Nicholas no futuro,quem sabe.

    ResponderExcluir
  32. Eu não li o livro, a história é bem interessante. O filme foi legal. Vamos ver quando eu vou resolver.

    ResponderExcluir
  33. Gosto muito do Nicholas Sparks mas ainda não li esse livro. Ele está na lista de espera e creio que logo logo estarei lendo. Gostei demais da sua resenha.

    ResponderExcluir
  34. Tenho esse livro e outros dois do Sparks, ainda não li nenhum, ouço tanto críticas negativas quanto positivas e por isso fico enrolando pra ler, mas tenho curiosidade de ler sim apesar de ter lido muitos spoilers e saber como a maioria das histórias acaba.
    Desde que que soube que o filme Um Amor pra recordar era baseado no livro, fiquei com um pouco de receio também, pq ele destruiu meu <3 com aquele final cara, que mania que os autores tem de matar pessoas inocentes!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.