21/01/2012

Resenha - Sangue de Tinta


Nome: Sangue de Tinta
No Original: Tintenblut
Autor (a): Cornelia Funke
Páginas: 565
Editora: Cia das Letras
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Fnac
Sinopse: O seguimento à aventura de Meggie e seu pai, Mo, um encadernador de livros que tem o estranho dom de dar vida às palavras dos livros que lê em voz alta. Meggie encantanda com o Mundo de Tinta dá um jeito de entrar ela mesma no livro em companhia de Farid. Ela quer conhecer as fadas, os elfos de fogo, os homens de vidro, os príncipes e os saltimbancos que dançam com o fogo. Já Farid precisa avisar a Dedo Empoeirada que não apenas ele retornou, mas também Basta Meggie, Farid, Dedo Empoeirado, Mo e todos os outros terão o sofrimento de acompanhar as artimanhas de vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura.
Mal podia esperar para ler a continuação desta trilogia e não posso dizer que estou surpresa, estou é maravilhada. Sangue de Tinta consegue superar Coração de Tinta em magia e encantamento. A narração de Cornelia continua apaixonada e sensível ao universo dos livros. A viagem de Meggie através do Mundo da Tinta resultou não só em um belo livro como também em alguns pontos que nunca tinha pensado sobre essa história. Assim como no mundo real quando um personagem sai de seu caminho tudo pode acontecer e é por isso que temos uma história repleta de ação e acontecimentos fora do comum.

A história começa um ano após o fim da aldeia de Capricórnio. Meggie, Mo e Resa estão vivendo na casa de Elinor, que pouco aos poucos vai reconstruindo a biblioteca que Basta destruiu. Meggie escreve com afinco tudo que a mãe conta sobre o Mundo de Tinta e vive viajando nos cadernos. Desenha e escreve tudo com um fascínio que Mo não aceita. Para ele aquele mundo só traz coisa ruim. Enquanto isso Dedo Empoeirado e Farid conseguem encontrar um leitor como Mo, com o dom de dar a vida aos personagens e sendo assim capaz de enviá-lo de volta ao seu mundo. Porém Farid é enganado por Orfeu o leitor e fica para trás tendo como surpresa a navalha de Basta no pescoço. O garoto consegue fugir com o texto que enviou Dedo Empoeirado e só consegue pensar em encontrar Meggie, afinal ela poderia lê-lo para dentro do livro. Chegando a casa de Elinor ele conta a todos as ameaças que Basta fez, mas Mo não está inclinado a acreditar. Meggie em segredo fica feliz com a possibilidade de fazer o que vem pensando há tempos: entrar no livro.

Meggie decide ir com Farid e assim realiza o feito que Orfeu tanto tentou e nunca conseguiu. Ela e Farid acabam no meio da floresta Sem Caminhos. Em contato com fadas, elfos de fogo, lobos e demônios. Perdidos e sem comida os dois são encontrados pelos saltimbancos e o Príncipe Negro. Acolhidos recebem comida e abrigo até que Fenoglio os encontra. Ele agora é conhecido como Tecelão de Tinta, pelas belas histórias que inventa e mal acredita quando dá de cara com os dois. Farid decide ir encontrar Dedo Empoeirado e Meggie passa a viver com Fenoglio em Ombra. O que nenhum deles imaginava é que enquanto isso acontecia Mo e Resa foram arrastados para o Mundo de Tinta por Basta, justo agora que Fenoglio inventou Gaio, um personagem que vai trazer muita confusão e perigo para Mo.

Estou impressionada com a capacidade criativa da autora. É maravilhoso acompanhar a mitologia criada por ela. Todos os detalhes, todos os seres que ela criou. Ela pensou em tudo. Até lendas próprias o mundo tem. A descrição da biblioteca de Ombra e a forma como eram confeccionados os livros antigos. Deu vontade pegar um livro antigo na mão. Foi tão real que foi possível até sentir o cheiro da tinta antiga, a textura das capas, perfeito. Isso sem falar das outras curiosidades e peculiaridades não só do universo criado como coisas que eu não sabia sobre livros.

Uma continuação perfeita, emocionante, e com um final triste, muito triste. Um final que demonstra que por uma amizade verdadeira somos capazes de fazer coisas impensáveis. Espero que tudo termine muito bem no próximo volume. Dedo Empoeirado entrou para a lista dos meus personagens favoritos e quase morri com aquele final. Apeguei-me a cada um deles e nada melhor do que ver todos felizes e o Mundo de Tinta livre de tudo de ruim que se abateu por lá. Acredito que Cornelia vai me surpreender novamente.

A edição da Cia das Letras é perfeita, a capa linda e a diagramação ótima. Os trechos de livros introduzindo cada capítulo continuaram perfeitos. Uma coisa que notei e não gostei foi que, diferente do primeiro livro a ilustração que encerrava cada capítulo a partir de um momento começou a repetir. Posso estar enganada, mas no primeiro volume cada final era uma ilustração nova. Ficou sem sentido a partir de certo momento. Mas isso é o de menos. Recomendo a todos que adora uma história bem contada, um livro escrito com um toque a mais. Uma história para quem gosta de livros. Fique de olho, em breve estou pensando em sortear um livro dessa trilogia. Por enquanto em fico aqui sonhando em ter um dom desses. Entrando e tirando o que eu bem quisesse dentro dos meus livros favoritos.

Mundo de Tinta - Cornelia Funke
1- Coração de Tinta
2- Sangue de Tinta
3- Morte de Tinta

17 comentários:

  1. Ah parece mais empolgante que o primeiro. Li a sua resenha do 1º e esse parece melhor. Elfo de fogo? Nunca vi falar, diferente. Não consigo nem escolher onde, que livro eu entraria com um dom igual ao desse livro. Preciso muito dele, e faz o sorteio logo, =***

    ResponderExcluir
  2. Pela sua resenha essa continuação deve ser muito boa mesmo , alias toda essa trilogia deve ser demais .
    Parabéns pela resenha , que esta muito boa , sem estragar a surpresa dos que não leram .

    ResponderExcluir
  3. Eu nem falo nada, já morro de vontade de ler essa trilogia desde da outra resenha, mas é bem caro esse livro. Nunca acho num preço bom. De qualquer jeito eu adorei a resenha. Li tudo e que bom que não tem spoiler. Bem queria ser a Meggie ou viver nesse mundo, hahah bjo.

    ResponderExcluir
  4. Livros da Cia das Letras são sempre caros, né?! rs.
    Tenho uma prima que aaaaaammmmmmaaaaaaaaa essa trilogia e ainda não conseguiu me convencer a comprar/ler.
    Parece ser bem interessante e criativo, ultimamente tenho me sentido mais atraída por literatura fantástica... quiçá um dia, né?!

    Visita?
    http://amorporclassico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, o livro até parece ser bom, mas não chamou muito a minha atenção. Não conhecia essa obra, muito menos a primeira história kkk, mas se resolver a ler tem que ser com tempo, tem muitas páginas e parece ter frases e citações bem legais.

    Abraços
    Caique Fortunato - Entre páginas de livros / Twitter

    ResponderExcluir
  6. Mais uma trilogia que fiquei super interessada em ler! Vou ver o post dos outros livros pra me informar mais sobre eles ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ah! Eu, particularmente, nunca havia ouvido falar dessa triologia, mas você falou dela com tanta paixão que me senti muito curiosa para ler.

    Colocarei na lista.

    Flor, me responde uma dúvida? Como você fez para conseguir a parceria com as editoras?

    Beeijos.

    ResponderExcluir
  8. Ah, cara, sacanagem! Esse e o terceiro livro estão na casa dos meus pais, olhando pra mim toda vez que eu vou lá..mas não posso lê-los, pq ainda não li o primeiro! Mundo injusto esse...

    ResponderExcluir
  9. Estou cada vez adorando mais suas resenhas, só tem um problema vou ficar sem um centavo se comprar tudo. A história parece mesmo mágica e só ouço falar bem onde eu procuro! Se ler logo eu volto para a próxima resenha!

    ResponderExcluir
  10. Um dia ainda leio esta trilogia. Nunca li nada de autor ou autora alemã e morro de vontade. Já vi você falar de vários livros dela no twitter e estou curiosa, ainda mais depois dessa resenha. Adoro mundos fantásticos quando bem concebidos.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito dessa trilogia e está entre as minhas favoritas. Você falou tudo e o final foi mesmo muito amargo. Leia logo o próximo e pode ter certeza de que foi perfeito. Corneia Funke escreve mesmo muito bem e com amor aos livros, adoro Meggie, Dedo Empoeirado e adoraria ter mais filmes, apesar de achar difícil. Ótimo blog, parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Estava atrás de informações desta série e caí aqui, muito bom seu blog e sua resenha tá ótima. Parece perfeita a série, quer dizer triologia. Vi uma pessoa sugerir lá no skoob e vim atras de resenha. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  13. Já li o livro um, confesso que fiz um corte de páginas porque a leitura estava ruim já que vi o filme primeiro, mas gostei tantos dos personagens e da história que vim ler a resenha do dois. Pensei que fosse um livro único, esse parece ser ainda melhor com mais aventuras e outras tentativas de vingança. Dedo empoeirado é mesmo um personagem ótimo, um dos que mais me chamou atenção no outro livro. Vou procurar esse na mesma biblioteca que peguei o outro.

    ResponderExcluir
  14. Oi..

    Eu li coração de tinta e amei.. E tenho certeza que vou amar esse também, e além disso adoro livros Imensos e esse é um deles.. Ah não me diga que o final é triste, mas geralmente os melhores livros tem finais tristes... E a sua capa é divina.. Quero muito esse livro!!

    ResponderExcluir
  15. Eu vi o filme Coração de Tinta e depois li. Adorei ambos. Quero bastante ler Sangue de Tinta e saber como continua a história.

    A capa desse, como a de Coração de Tinta, também é maravilhosa.

    Provavelmente vou chorar uns 3 baldes inteiros no final do livro e ficar desesperada pela continuação.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  16. No começo, até desdenhei essa série, mas fiquei encantada com o filme, com os atores, de como a estória é fascinante, a adaptação pro cinema ficou divina. Adoraria ver essa trilogia inteira no cinema, é linda.

    ResponderExcluir
  17. Eu preciso ler essa série. Gostei muito da resenha e da sinopse e já anotei para comprar e ler futuramente.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.