18/01/2012

Resenha - Julie & Julia


Nome: Julie & Julia
No Original: Julie & Julia
Autor (a): Julie Powell
Páginas: 312
Editora: Conrad
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Leitura

Sinopse: Julie estava em crise. Prestes a completar 30 anos, insatisfeita com o emprego de secretária de repartição pública e sufocada pela pressão crescente para ter um bebê, sentia-se incapaz de dar rumo diferente a sua vida. Para piorar um pouco mais, ainda foi obrigada a se mudar com o marido para uma quitinete em um bairro afastado, a quilômetros de distância do trabalho e dos amigos. Parecia mesmo um beco sem saída. Porém, como costuma acontecer em casos como esse, a solução estava no lugar mais improvável: no velho livro de receitas guardado na cozinha da casa da mãe. Meio por acaso, Julie se surpreende experimentado a primeira receita de Mastering the Art of French Cooking. Onde essa despretensiosa experiência culinária iria parar, nem a própria Julie seria capaz de imaginar. Dado o primeiro passo, ela decidiu seguir adiante e enfrentar o desafio de fazer as 524 receitas contidas no clássico de Julia Child em apenas um ano e escrever um blog relatando a façanha.  Como se não bastasse, teria ainda que lidar com um casamento a perigo, um emprego na corda-bamba e uma possibilidade nada remota de perder de vez a sanidade mental. Tudo isso para, entre risos, lágrimas e vexames, aprender uma saborosa lição sobre a arte do bem viver.

Este livro faz parte do "Desafio Literário" 2012. Ele corresponde ao tema do mês de janeiro, gastronomia. Por ser um tema que não curto muito resolvi ler apenas um livro este mês para o desafio e compensar no próximo mês e tema. O que falar de um livro que retrata uma saga culinária? Quando decidi pelo livro tinha outra ideia do que encontraria e não posso dizer que estou surpresa por ter achado o livro só bom. A história que Julie nos apresenta de alguma forma poderia ser mais bem contada. 

O livro é auto bibliográfico e baseado em um blog. Julie Powell estava insatisfeita com a vida de diversas maneiras. Estava chegando aos 30, sem filhos, com o casamento estagnado e principalmente sem ter a carreira dos sonhos. Presa a um emprego e rotina ela precisava mudar. Deixar o "emprego temporário" e fazer algo a mais. Foi quando em uma vista aos pais ela se surpreende folheando o clássico das cozinhas americanas de Julia Child e o carrega escondido para NY. O livro antigo, em capa dura e repleto de imagens despertou algo nela. Com a ideia do marido de criar um blog a ideia ganha forma e a partir daí ela começa desafio de cozinhar todas as receitas exato um ano. 

Mesclando histórias do passado e do presente acompanhamos a produção das receitas e o dia a dia de Julie, seu marido, família e amigos. Durante todos o livro vemos como ela amadurece com o blog e com a culinária. As dificuldades de fazer certas receitas, a cozinha insuficiente para o trabalho. Tudo foi narrado de forma espontânea, regada de ironia, e até palavrões deram o tom o livro todo. Contudo o eterno vai e volta a histórias passadas deixam um ar de confusão. Por diversas vezes você passa de página e ao invés de uma continuação ela entra em uma história de quando ela era mais nova ou contando um caso. Não sei se para outras pessoas isso vai ser um problema, mas eu achei a história muito cortada em certos capítulos. Ouvi algumas pessoas falando que o filme é melhor do que o livro. Como não vi o mesmo não posso dizer, mas pelo que sei de adaptações dificilmente o livro se seguido fielmente teria dado um bom filme. 

A sensação ao ler o livro é que ele foi escrito de maneira direta. Como se a autora tivesse sentado e contado a uma amiga que escreveu exatamente o que ela narrava, com todas as palavras. Não é excepcional, mas é divertido apesar de exagerado em algumas expressões. Vale elogiar que ela mantivesse fiel a sua personalidade, sem adaptar para agradar aos leitores mais sérios. Julie aparece no livro como uma pessoa de humor irônico, muitas vezes pessimista e histérica. É nítido a admiração que ela sente por Julia Child e uma pena que a própria declarou ter odiado o blog e o projeto de Julie. 

A edição que eu li é da editora Conrad, com a capa vermelha e fosca. A fonte é agradável e não encontrei erros. Gosto mais desta edição com capa normal, do que a nova da editora Record com capa de filme. Sendo justa com meu sistema de avaliação eu digo que o livro é bom, por isso as três estrelas. A história merecia ser mais organizada. Recomendo o livro para quem gosta de uma história engraçada. Aliás, diria que é quase um chick-lit da vida real, só não tem todo o romance que costuma ter nos chick-lits. Agora é só esperar o próximo mês do desafio. Ou será que leio "Comer, Rezar e Amar"? Enfim, isso é assunto para outra hora.

20 comentários:

  1. Oi

    Eu vi o filme e não li o livro. Gostei bastante to filme, mas não tanto para sentar e ler o livro. Adorei a resenha :)

    Comer, Rezar e Amar tem partes boas e outras nem tanto... Gosto da parte da Itália (comer!!) mas as outras são meio lentas.

    Gabi
    Livros e Vagalumes

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro, só o conheci quando decidir entra no Desafio Literário, e ele esta na minha lista desse mês . Espero que seja uma boa leitura !!
    Adorei a resenha , Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Já vi o filme e nem gostei muito apesar daquela atriz que sempre esqueço como escreve o nome. Pelo jeito as diferenças são gritantes! Ótima resenha e quem sabe um dia leio. Adoro tudo que me faz rir e sendo um tema leve mesmo que seja ruim ao fim vai ter sido bom. Lista de leitura? É pode ser :D

    ResponderExcluir
  4. Passei perto desse livro na livraria na semana passada! Quase comprei! Da próxima vez não vou perder a oportunidade!

    ResponderExcluir
  5. Julia <3 EU quero muito ler esse livro, e com essa capa se for possível, n queria a com o poster do filme D: (assim como vc)
    E só 3 estrelas? Eu espero tanto desse livro. Ainda n assisti ao filme, quero ler primeiro.
    Gosto do jeito que ele é contado, e espero n me decepcionar.
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  6. Julia <3 EU quero muito ler esse livro, e com essa capa se for possível, n queria a com o poster do filme D: (assim como vc)
    E só 3 estrelas? Eu espero tanto desse livro. Ainda n assisti ao filme, quero ler primeiro.
    Gosto do jeito que ele é contado, e espero n me decepcionar.
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  7. Adorando as resenhas do seu blog! Tão sinceras, é difícil encontrar assim, mas sobre o livro o que tenho a dizer é que amei o filme, mas não tive vontade de ler o livro não. É como você disse, livros que misturam demais passado e presente fica uma confusão e mais nada.

    ResponderExcluir
  8. Oi..

    Gosto do seu Blog porque encontro muitos livros que ainda não tinha conhecimento da existência deles.. Esse por exemplo gostei me lembrou os livros da Sophie Kinsella a qual sou uma verdadeira fã.. Pois, os livros da Sophie sempre consegue me arrancar boas risadas..

    Bjinhos!!!!! =/

    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  9. Tinha visto apenas a capa desse livro e achei bem bonita (também eu amo vermelho), a história parece render boas risadas. E ler coisas de culinária me anima porque não sei cozinhar nada, acho muito divertido! haha

    ResponderExcluir
  10. Não leia Comer Rezar Amar!!!! Eu odiei...uma fã de fantasia como vc ñ merece aquilo, de verdade. Assisti a filme desse livro e achei...bom. Sei lá, bom. Nada a acrescentar.

    ResponderExcluir
  11. Ainda nao vi o filme, mas pretendo por causa das atrizes, gosto muito delas.
    Mas o livro em si, não me animou muito, esse fato de sere muito direto tbm incomoda, nao gosto de enrolação, mas todo livro tem que ter aquela revelação aos poucos. E pelo que entendi nao é bem uam trama, ta mais pra desabafo.

    ResponderExcluir
  12. Não vi o filme e nem li o livro. Confesso que fujo um tantinho dessa história. Não sou exatamente fã de Chicks, então, tenho um certo receio, apesar de parecer interessante.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  13. Eu soube que o filme não era lá muito bom, e pelo visto o livro também não é lá essas coisas, parece uma leitura agradável, mas os pontos negativos pesam bastante.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro deve ser muito divertido, que reune uma saga culinária,gastronomia, dia a dia, casamento desmoronando, trabalho, hummmm deve ser uma delicia ler esse livro, me dá agua na boca, só de ler essa resenha, não assistir o filme, mas gostaria de assistir também e com certeza quero ler Julie e Julia, muito criativo esse livro, amei...
    :D

    ResponderExcluir
  15. Já assisti a esse filme e gostei muito. Como não pode deixar de ser, o livro deve ser ainda melhor, faz tempo que quero ler. Pena que você deu apenas três estrelas, com base no quanto eu gostei do filme, acho que vou gostar um pouco mais do que você. Ah, e eu gosto mais da capa do filme do que dessa, mas também é bonita. Adorei a resenha e espero conseguir ler o livro em breve. =D

    ResponderExcluir
  16. Eu já assisti ao filme e gostei muito. Como na maioria dos casos, o livro deve ser ainda melhor que o filme, faz tempo que eu quero ler. Que pena que você não achou tão bom e deu apenas três estrelas, com base no quanto eu gostei do filme, acho que vou gostar um pouco mais do que você. Ah, eu gosto mais da edição da Record com a capa do filme, mas essa também é bonita. Adorei a resenha e espero conseguir ler o livro em breve. =D

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro e também não assisti ao filme. Gostei da resenha mas não sei se vou ler. Pelo menos por enquanto, tenho certeza que não vou ler. Gostei da sua resenha e achei a capa do livro bem bonitinha.

    ResponderExcluir
  18. Sei que teve um filme, mas não o assisti, e nem li o livro. É bem verdade que ainda não tive vontade de assisti ao filme. A história me pareceu interessante, só não tive vontade de assisti e acho que não teria em ler.

    ResponderExcluir
  19. Já faz um bom tempo que quero este livro! O fato de ser baseado em um blog me faz querer lê-lo ainda mais!

    ResponderExcluir
  20. Fique surpresa ao descobrir que Julie e Julia é um livro, eu só tinha visto o filme, mas não gostei muito por isso também não vou ler.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.