03/01/2012

Resenha - Graceling


Nome: Graceling - O Dom Extreordinário
No Original: Graceling
Autor (a): Kristin Cashore
Páginas: 496
Editora: Rocco
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Fnac
Sinopse: A jovem guerreira Katsa tem olhos de cores diferentes - um azul e outro verde. Esta peculiaridade acusa a marca de um verdadeiro graceling, alguém com um dom extraordinário. Alguns são excelentes nadadores, dançarinos, cozinheiros, matemáticos. Mas o dom de Katsa é diferente e único - ela possui a habilidade de lutar e matar. Por causa disto, é usada como assassina pelo cruel rei de Middluns, o seu próprio tio. Consumida pela culpa, Katsa cria o Conselho, uma confraria, a partir da qual passa a promover missões secretas para prevenir injustiças e lutar pela liberdade. A reviravolta na vida de Katsa começa quando conhece um misterioso jovem, durante uma missão de resgate orquestrada pelo Conselho. De volta para Middluns, Katsa descobre que Po é o mais jovem dos herdeiros do reino de Lienid, neto do ancião que resgatou e também um Graceling. Diferentemente dos outros, Po não a teme e se mostra capaz de olhá-la nos olhos. E com o seu misterioso dom, parece ser o único capaz de enfrentar Katsa em combate. Juntos, os dois Graceling partem numa aventura para encontrar o responsável pelo sequestro do avô de Po e descobrem muito mais do que esperavam sobre seus dons, suas vidas e sobre o futuro de todos os 7 reinos.
Não vou nem discorrer sobre o quanto eu queria esse livro ou o quanto achei a capa maravilhosa. Fantasia, 496 páginas, capa bonita mais Rocco é certeza de um livro que vou gostar muito. As últimas fantasias que li se encaixam nessa mesma receita. O livro foi um dos presentes de natal da minha mãe e estou apaixonada.

Nos Sete Reinos quem nasce com um olho de cada cor é chamado de Graceling e possuí habilidades extraordinárias. Os dons podem variar de coisas bobas como saber costurar como ninguém, prever o tempo até dons mais sérios e úteis como ler o pensamento das pessoas, ter habilidade com lutas e no caso de Katsa, o dom de matar.

Katsa entrou para minha curta lista de personagens femininas favoritas. Ela é diferente de tudo o que eu já li. Inteligente, forte, tem um dom fantástico e é totalmente desligada para o que acontece a sua volta. Foi criada como um monstro pelo tio e rei Randa, usada como uma arma e possuí uma reputação que coloca medo em qualquer pessoa nos sete reinos. A vida dela muda quando em uma missão do conselho ela encontra Po, príncipe Lienid que está à procura do avô sequestrado. Atrás de respostas Po se direciona para a corte do rei Randa e lá descobre que Katsa estava resgatando o avô das masmorras do rei Murgon. Para surpresa de Katsa ele a trata como igual a despeito de seu terrível dom. Ele também é um Graceling e trás a tona um lado desconhecido de Katsa que a deixa inquieta, afinal ela sempre foi só um “monstro” e nada mais. Decidida a se livrar do domínio do tio, Katsa e Po partem em busca de respostas para o sequestro do avô de Po. Quem poderia querer sequestrar um idoso sem o menor poder na política dos sete reinos? Numa viagem difícil através das montanhas ambos descobrem a amplitude e o poder de seus dons. Katsa finalmente entende a verdade sobre seu dom. Não tem nada a ver com morte e sim com sobrevivência.

A trama central é surpreendente e os personagens são todos ótimos. Uma coisa que é difícil de acontecer. Cada uma com sua nuance gostei de todos. Não posso deixar de falar do casal elétrico que Katsa e Po formam. Um casal diferente e sem nada de romantismos comuns. Katsa é selvagem, letal e tem consciência desse seu lado. A trama que se desenrola em Monsea é prova disso. O modo como ela sobrevive, a luta com o leão das montanhas e como naquele final surpreendente ela encontrou forças dentro de si para vencer.

Em uma narração agradável repleta de descrições belíssimas e personagens apaixonantes a autora conseguiu criar um mundo fantástico novo, com cultura e costumes diferentes. São sete reinos distintos, e marcados por grandes diferenças. Para quem é fã do gênero Graceling consegue criar algo semelhante, mas completamente novo. Não temos elfos, anões, dragões ou qualquer outro ser do tipo, mas temos uma fantasia adulta, visceral e madura. Algo novo e convincente, bom de ler e com as pontas bem amarradas.

A leitura fluiu tão bem que as páginas passaram voando. Mal posso esperar para ler os próximos volumes da série. É uma fantasia que recomendo a qualquer pessoa, de qualquer idade. É madura demais para ser juvenil, mas é gostosa demais para ser chata para os jovens. A Rocco acertou ao manter a capa e escurecê-la um pouco, a diagramação é muito boa e já nem esperava as folhas amareladas. Acostumei com esse formato da Rocco e já não consigo ver o livro de outra forma. A não ser pelo sonho antigo da capa dura vingar nesse país com preços acessíveis.  A fonte é ótima e a demarcação de capítulos também. Encontrei dois erros de digitação. Já estou imaginando como vão ficar os próximos livros vermelho e azul ao lado dele na estante... Certamente lindos. Recomendadíssimo!

Os Sete Reinos - Kristin Cashore
1- Graceling - O Dom Extraordinário
2- Fire
3- Bitterblue

14 comentários:

  1. Adoreiii , quero muito esse livro !!
    A capa lindíssima !!
    Outra ótima Resenha do seu blog !!

    ResponderExcluir
  2. Olá, resenha muito boa, parabéns! *-*
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro e já até marquei na minha lista de próximos livros que quero comprar! Adoro livros com fantasia >.<

    Beijinhos,
    Caroline.

    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de fantasias, mas fiquei com vontade de ler agora.
    Você destacou a diagramação. Bom, como ela era? Só senti falta disso no post, está tudo muito maravilhoso.
    Mas a pergunta é: Será que vira filme?
    Beijos ;***

    ResponderExcluir
  4. Sempre gostei da capa deste livro, acho que ela tem um algo mais! Mas como pensei que era mais romance deixei de lado. Sua resenha me convenceu a dar uma chance, é difícil achar uma fantasia que ruma em outros ares. bjo

    ResponderExcluir
  5. Não li esse livro ainda. Até gosto de fantasia. A sua descrição da Katsa me lembrou a Katniss de Jogos Vorazes. Ótima resenha. :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha e adorei o livro! Já está na lista de vou ler! :) Não preciso nem repetir "ótima resenha".

    ResponderExcluir
  7. Quero mt ler esse livro *_*
    To com ele aqui em casa e ainda n li D: a pilha ta grande.
    Essa capa é perfeita *OOOO* sem falar nesse enredo lindo rs
    Fantasia é fantasia, né?
    Realmente é mt dificil todos os personagens serem ótimos, sempre tem aquele que nem dá vontade de comentar hehe
    POis é, n adianta falar, pq a diagramação da Rocco sempre será a mesma, então o jeito é se acostumar.

    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  8. Ah que lindo esse livro! Adorei a resenha e Katsa parece uma personagem ótima demais! Sou doida para ter mais livros da Rocco, mas são caros as vezes. Porque não sorteia alguns? :D Folgada né? ***=

    ResponderExcluir
  9. Agora sim eu estou mais ainda apaixonada por ele antes mesmo de ler! Estou com ele na lista de quero muito tem um bom tempo e acabei de querer agora. Preciso ler! É lindo e ainda por cima ótimo ><

    ResponderExcluir
  10. Perfeito!

    Parece que tem tudo aqui! Você é ótima. Li outras resenhas desse livro, porém todas superficiais. Você foi fantastica! Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. A capa é linda e pelo jeito a história e o modo como foram escritos são perfeitos. Adorei tudo.
    Quero ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  12. Gostei da capa e gosto de histórias medievais. Parece-me que esse primeiro livro agradou a muitas pessoas e no entanto, o segundo, Fogo, não foi bem aceito, tanto que depois que li os comentários fiquei na defensiva. Mas tenho quase certeza que pelo menos esse livro da série, vou ler.

    ResponderExcluir
  13. Um livro de fantasia diferente das que já costumo ler.
    Acho que vou gostar bastante!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.