22/01/2012

Epílogo - Parcerias Improváveis

Começo hoje aqui no blog a coluna "Epílogo", onde eu dissertarei sobre vários temas literários. Desde blogs, resenhas e temas controversos a discussões sobre gêneros, autores, editoras, traduções, capas e qualquer outro assunto acerca do universo literário.

O mês de janeiro é o mês de parcerias com várias grandes editoras que possuí número limitado de parceiros. Hoje o número de blogs literários ultrapassa a casa dos 600 blogs, sendo o número de vagas abertas é irreal frente a esse número. Apenas 20 vagas para mais de 600 blogs. Lembrando que blogs grandes e famosos tem vaga quase garantida, ou seja, de 20 vagas não sobra nenhuma para blogs pequenos. As editoras não gostam de se arriscar trocando um blog com futuro certo por um novo e de futuro duvidoso. É a realidade.

Vendo a lista de blogs escolhidos pela editora X é que percebi isso. 20 Blogs, todos grandes. O pior da lista de escolhidos é que até blogs grandes ficaram de fora. É pior ainda do que imaginava. Aquela lista com certos nomes de fora mostra que a oferta de blogs grandes e sólidos já ultrapassou o número de vagas. Agora não basta ser grande e ter um público enorme, é preciso um grande diferencial.

A pergunta que paira no ar é “o que fazer para se destacar em meio a este mar de blogs?".
Nada. Visitando os melhores blogs literários que conheço e que estão na lista de escolhidos da editora X percebi que não tem fórmula secreta ou mistério. Basta ler muito, escrever bem e acima de tudo ter um público grande, muito grande. São blogs que possuem mais resenhas do que tudo. Agora não posso ser hipócrita e fingir que não percebi que muito dos blogs escolhidos só tem duas coisa: muito seguidores e promoções.

São blogs que já foram muito bem atualizados, mas que estão perdendo o ritmo. São atualizados poucas vezes por semana. Não possuem identificação com o catalogo das editoras, visto que quase não tem resenha de livros deles. São blogs que hoje em dia só mantem o movimento a base de promoções. Sendo assim as editoras no geral deviam ser mais sinceras e dizerem claramente que procuram números e não qualidade.

Blogueiros que tentam parceria com editoras que não possuem livros do seu interesse estão tirando vagas de blogueiros que tem. Não é justo. A pessoa nunca lê livro de tal editora, mas se candidata e inevitavelmente é escolhido porque o blog dele é grande.

Eu penso que se um blogueiro gosta mais dos livros que a editora X publica ele deveria ter mais chances independente de tamanho. Afinal a divulgação em um blog que o dono se identifique com o catalogo mesmo que o blog seja médio vai ser maior do que em um blog onde o blogueiro não lê quase nenhum livro da editora X.

O ponto que ninguém toca é que a parceria deveria servir para beneficiar o leitor, e nada mais. Com as parcerias podemos não só ler, mas sortear um exemplar para os leitores. Por isso eu fico chateada de não conseguir uma ou outra parceria, enquanto blogs que mal leem livros da editora receberem a parceria. Fico chateada de não poder atender aos pedidos por promoções.

Encerrando essa postagem eu só digo uma coisa: não abram um blog literário pensando apenas em parcerias. Isso não existe!  É difícil, quase impossível conseguir uma parceria. Você pode até conseguir com uma ou outra, mas esqueça de exibir o selo de todas as melhores. Atualmente para conseguir parceria com a maioria das grandes você precisa ter um blog com mais de mil seguidores e com números astronômicos de visitas e comentários.

Agradeço por poder comprar livros. Por não precisar esperar ficar velha para comprar livros. Agradeço por ter uma mãe que vive me dando livros e agradeço as editoras parcerias do Cultivando a Leitura e que me enviam livros. Não vou passar os dias pensando só nisso. Vou ler meus livros, escrever minhas resenhas e se isso resultar em parcerias perfeito, caso contrário vou continuar do mesmo jeito. É isso que uma pessoa que quer abrir um blog literário precisa ter em mente.

20 comentários:

  1. Adoreiiii, voçê simplesmente falou tudo !!
    A verdade é que as editoras não dão vagas para os novos blogueiros, e também vejo que muitos são só promoções e quando tem resenhas , são umas porcarias . Por isso gosto tanto do seu blog , ótimas colunas , escreve super bem , e resenhas fantásticas . Parabéns !!

    ResponderExcluir
  2. É, Yasmin, você tocou num ponto importante: Mais do que parcerias improváveis, algumas são parcerias impossíveis!
    Realmente, dá para compreender o lado das editoras de não trocar o certo pelo duvidoso, mas os blogs pequenos são muito bem mais cuidados do que os grandes.
    Sou seguidora do blog Z que quem cuida é a Dona X e ela atualiza duas vezes por semana, tem cinco mil seguidores.
    Ela nem precisa mais se preocupar com seguidores e leitores.

    Outra coisa que observo são os visitantes dos blogs, eles se recusam a comentar se o post só tem 4 ou 5 comentários.

    http://amorporclassico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Como já disseram, falou tudo. Por mais que nos esforcemos, lutemos por um bom conteúdo as editoras não nos enxergam. Sempre achei esse sistema injusto e sempre riram de mim por isso. Em blogs grandes, na maioria das vezes o blogueiro não dá seu melhor, posta pouco, faz resenhas mal feitas, não inova só lota seu blog de promoção e tem tudo de mão beijada, mas sabe o que é o pior, acho que no fim o que sustenta esses blogs é o status, AHH fulano, blog do ciclano tem milhões de seguidores! Bora puxar o saco, comentar! Enquanto muita gente boa ( como vc) fica escondida por essa blogosfera, só esperando uma oportunidade para mostrar serviço. Realmente lamentável, concordo com tudo que você disse... no fim, parceria com editora é igual a emprego, só querem pessoas com experiência, gente com futuro garantido, não querem apoiar os recém formados, que ainda estão dando seus primeiros passinhos, mas o segredo é esse que você citou, blogar por paixão, por gostar do que faz, não por interesse, para ganhar brindes!

    http://garotadasletras.blogspot.com / Garota das Letras

    ResponderExcluir
  4. Não entendo muito de parcerias não, mas é verdade que tem muito blog ai que só vive de promos e além do mais só atualizam uma vez por semana ou nem isso. Na minha opinião seu blog merecia todas as parcerias possíveis e impossíveis. Torço para que consiga e para que esse monte de blog sem qualidade feche! :D bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Yasmin!
    Adorei seu texto!! Concordo plenamente com você, acho muito injusto que estas seleções de parcerias beneficiem só blogs grandes, que muitas vezes nem falam sobre o assunto abordado pelos livros da editora! Peço sempre parcerias com editoras com as quais me identifico, afinal detesto ter de ler um livro por obrigação, sem gostar do estilo literário!
    Até tive bastante sorte até hoje, já que em menos de um ano de blog tenho bastante seguidores e algumas boas parcerias, mas procuro sempre manter o blog com conteúdo de qualidade! E fico muito triste em ver que muitos blogs que não merecem tiram nossas chances de conseguir uma parceria legal...

    Bjus
    Paty Algayer
    http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei, bem isso mesmo! Mas não desisto viu? Pelo menos algumas editoras ainda ajudam os blogs pequenos, e isso dá uma bela motivação :)

    ResponderExcluir
  7. Li todo o texto e os comentários e, francamente, não sei mais porquê blogs literários buscam parcerias com editoras. Certo que, no iniício, eu também tencionava isso. Mas agora, minha página underground e independente é totalmente indiferente a parcerias com editoras.

    Mas vamos por os pingos nos is: editoras são instituições lucrativas, não filantrópicas. O que importa pra elas é atingir um maior número de público e vender mais. Por isso preferem blogs com maior numero de visualizações, sem se importar com sua qualidade.

    Agora, fora blogs interessados em status (e são muito mais que 600), existe uma porrada de blogs realmente literários e que resenham bem. A diferença é que esse blogs não vão aí até você skoober encher o saco com spam. Daí nos pensamos que eles quase não existem.

    Bem, estou percebendo cada vez mais que blog é um lugar onde o que mais importa é expor sua opinião (certo que as vezes, a pessoa começa fazendo isso procurando outros artigos com tema parecidos no google e copiando algumas frases. Aí a introdução fica estranha... misturada e ininteligível. Mas depois vcapessoa pega a prática). Blogs assim, eu por exemplo, são undergrounds e até desconhecidos. Mas existem e até, quem diria, fazem discípulos, vejam só, (como vc e outro blog que não vem ao caso porque é outro assunto...).

    Resumindo a tese do post. As editoras fazem parcerias com blogs grandes em numero de seguidores e vc e outros mais se sentem injustiçados porque mantém uma regular qualidade e nem são lembrados por isso. Certo?

    Quer saber, eu nem penso nisso. Leio meus livros, escrevo minhas resenhas, publico meus artigos e opiniões. Escrevo no meu blog, com uma receita de bolo diferente da grande maioria dos blogs literarios (quanto ao duo resenha-promo).
    Se resulta em parceria ou não, nem ligo.
    E eu nem me acho quando, vez ou outra, como já vi, alguém começa a seguir meu exemplo...
    :D


    att.,
    CJ
    Braunne

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do seu post, pois é muito sensato. Acho que muitos blogueiros se perdem na ambição por parcerias. Ele escreve para quem gosta de blogs literários ou para caçar parcerias? Acho que o amor pelos livros deve vir em primeiro lugar e nisso seu blog é um bom exemplo.

    ResponderExcluir
  9. Ética com seu blog e com seus leitores, é isso mesmo. Infelizmente isso não acontece só com blogs literários, também com blogs pessoais. As pessoas procuram blogs com uma quantidade X de seguidores, se perceberem que o blog não tem essa quantidade já acham que é ruim,ou que não vale a pena visitar,etc. As editoras deveriam ser mais éticas mesmo na escolha dos blogs para parcerias, seria muito melhor blogs que se identificam com os livros de tal editora conseguir parceria com essa editora, assim leitores poderiam ter resenhas bem feitas e promoções desejadas! Infelizmente,esse mundo da blogosfera parece estar dominado por blogs com muitos números de seguidores/visitantes/comentários do que qualidade em si.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. É complicado mesmo encontrar parcerias, mas se a pessoa é paciente e consegue fazer o blog crescer as coisas acontecem. Vejo muitos blogs que eu acompanhava no começinho e que hoje estão por ai ainda fortes e bem maiores do que sonhariam ser. Não se preocupe, tudo vem com o tempo.

    ResponderExcluir
  11. Falou quase tudo o que acho.
    Meu blog nunca vai conseguir com tão poucas vagas.
    Até que você foi boazinha, teria desabafado mais.
    É injusto o povo quer promoção mas não quer comentar no blog
    Tem dia que cansa

    ResponderExcluir
  12. Nossa, adorei, disse tudo!!!! Eu fico passeando pelos blogs literários e vejo que muitos desses blogs grandes so se sustentam a base de promoção, o que é injusto com leitores tb. Pq leitores de verdade não vão atrás apenas de promoção, vão atrás de opinião, de resenhas sinceras, de novidades. Ligar apenas para números é desrespeitar quem de verdade sustenta o mercado editorial.

    ResponderExcluir
  13. Algumas pessoas nunca visitam um blog e na hora que tem uma promoção já estão participando, não consigo fazer isso; eu espero mais que promoções nos blogs; promos são legais, claro, mas um conteúdo bem elaborado é mais importante. Quanto as parcerias, as editoras procuram blogs com muitos seguidores por que se interessam por vender, isso é óbvio, acho que alguém comentar acima, e é verdade, esperam que os seus produtos cheguem ao maior número possível de pessoas. Quantidade é melhor que qualidade.

    ResponderExcluir
  14. Hmmm, epilogo... Braunne... muito semelhante.

    Mas, até que é bom muitos blogueiros exporem suas opiniões, assim podemos debater e diversificar o conteúdo dos blogs literários.

    ResponderExcluir
  15. Olá Yasmin, gostei bastante do tema da postagem.
    Eu tenho um blog que ainda está no começo e por isso só consegui uma parceria. Dois e-mails que enviei para editoras nem foram respondidos. Também não tentei mais, pois sei que há espaço somente para blogs antigos e grandes, mesmo que existam novos de qualidade.

    Como você eu tenho a sorte de poder comprar meus livros, foi isso que sempre fiz e continuarei fazendo. Criei um blog para dividir com outras pessoas o que eu gosto; meu principal objetivo não era ganhar exemplares de graça. Quando conseguir parceiros ficarei muito feliz, lógico, mas não estou desesperada por isso.

    Beijos, Carol.
    www.perdidanaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Verdade Yasmin, eu concordo. Mas eu acho que é até bom as vezes não ter tantas editoras parceiras, falo do fundo do meu coração. Às vezes eu largo de ler um livro que estou desesperada para ler, e inicio um que ganhei da editora para eu conseguir dar conta...
    Ainda mais em ano de vestibular. Então veja seu blog como seu hobbie, que você gosta de estar; Não tente as coisas visando outras maiores. Cada passo em um tempo.

    ResponderExcluir
  17. Oii, queria saber quais são as editoras que mandam respostas rápidas e para blogs pequenos, que ainda estão crescendo, porque essas grandes como novo conceito e intríceca nunca mandam respostas ¬¬'

    Bjs. Laila.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do que você escreveu. Tem muita gente que cria blogs literários simplesmente para ganhar livros. Por outro lado tem muitos que criam pelo gosto da leitura, como é o meu caso. Quando criei o meu, nem sabia que dava para fazer parcerias e ganhar livros. Parabéns Yasmin!!

    ResponderExcluir
  19. AMEI a postagem!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Concordo que a maioria das editoras está mais preocupada com números do que com qualidade. Porém, me recuso a me igualar a esses zilhões de blogs que só vivem de promoção e correm atrás de parcerias. Leio meus livros, faço resenhas e busco escrever cada vez melhor, além de tentar deixar meu blog um lugar agradável aos meus leitores. No começo eu praticamente falava sozinha, mas hoje percebo que tenho aumentado a quantidade de visitas e que isso tem se mantido. Ou seja, hoje tenho um público fiel, ainda que pequeno. Pra mim, está ótimo. Tenho duas autoras parceiras e uma editora me selecionou pra 2015. Acredito que, como muitos já comentaram, estas coisas tem que vir com o tempo, como resultado do nosso bom trabalho. E isso você tem feito!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.