20/01/2012

Dicas #08 - Autores Europeus

O Dicas está de volta com um tema um pouco diferente. A ideia era sugerir autores europeus com exceção ao Reino Unido. A maioria deve saber que 90% dos escritores de sucesso são americanos e outros 5% são ingleses, o que deixa uma margem muito pequena no mercado para escritores de outros países. Contudo não é difícil encontrar bons livros de escritores europeus. É difícil encontrar muitos escritores que emplacam mais de um livro mundialmente, e por este motivo resolvi sugerir alguns livros e quem sabe assim expandir o gosto alheio para além do bom e velho americano-inglês! Vamos a lista:

Cornelia Funke - Alemanha
Alemã de Dorsten começou a ter sucesso internacional em 2002. É autora de diversos livros de sucesso internacional. Os livros dela permaneceram por semanas no topo de diversas listas literárias. Sendo que dois de seus livros já foram adaptados para o cinema. Seus livros de maiores sucessos são: "O Senhor dos Ladrões", "O Cavaleiro do Dragão", a trilogia Mundo de Tinta composta pelos livros "Coração de Tinta", "Sangue de Tinta" e "Morte de Tinta". O último trabalho publicado no Brasil é "A Maldição da Pedra" da trilogia Reckless, sendo publicados pela Companhia das Letras.

Umberto Eco - Ítalia
Italiano de Alexandria surgiu no cenário internacional em 1971. É autor de diversos romances e ensaios de sucesso possuindo uma extensa lista de prêmios, considerado um dos grandes autores desta época. O primeiro sucesso do autor no Brasil foi "O Nome da Rosa", que foi adaptado para o cinema em 1986 com Sean Connery no papel principal. Também é autor de "O Pêndulo de Foucault", "Baudolino", "A Ilha do Dia Anterior", "A Misteriosa Chama da Rainha Loana" e o mais recente publicado no Brasil é "O Cemitério de Praga". Publicados pela Record.

Stieg Larsson - Suécia
Sueco de Skelleftehamn foi um jornalista e ativista político influente em país, mas não viveu para desfrutar o sucesso de seus livros nem em seu próprio país.A trilogia Millenium foi publicada em 2005 alçando sucesso internacional e o imortalizando. Os livros são considerados uma das mais importantes obras do século. Segundo a crítica um retrato da sociedade morderna de grande sensibilidade. "O Homem Que Não Amavam as Mulheres", "A Menina Que Brincava Com Fogo" e "A Rainha do Palácio de Ar" foram publicados pela Companhia das Letras.

Carlos Ruíz Záfon - Espanha
Espanhol de Barcelona teve seu primeiro sucesso internacional em 1993. Desde então todos os livros que publicou se tornaram sucesso de público e crítica. Em 2001 lançou "A Sombra do Vento", seu livro de maior sucesso, sendo traduzido para 45 idiomas. O trabalho mais recente publicado no Brasil pela Suma de Letras é "Marina". O outro livro de Záfon publicado aqui é "O Jogo do Anjo" segundo livro da trilogia "Cemitério dos Livros Esquecidos". O autor possuí outros títulos que ainda devem ser publicados pela Suma de Letras. 

Lolita Pille - França
Francesa de Sèvres é uma das caras da nova literatura francesa e possuí três livros lançados atualmente no Brasil. A lançou seu primeiro livro, "Hell", em 2003 e logo se tornou sucesso na França sendo posteriormente traduzido para vários idiomas e alçando sucesso internacional. Em 2004 a Intrínseca lançou "Bubble Gum" e mais recentemente a crítica a sociedade morderna "Cidade da Penumbra", livro marcado por fortes referências ao autores de peso como George Orwell, Philip K. Dick, Aldous Huxley e até mesmo de filmes.

Lícia Troisi - Ítalia
Italiana de Roma estava com 21 anos quando se interessou por fantasia e sentindo falta de uma personagem forte feminina começou a escrever "A Garota da Terra do Vento", lançado em 2004 o livro se tornou sucesso de vendas e foi traduzido para vários países seguido dos livros "A Missão de Senar" e "O Talismã do Poder" que compõe a trilogia "Crônicas do Mundo Emerso". Investiu novamente no mundo emerso lançando a trilogia "Guerras do Mundo Emerso" e em 2008 "Lendas do Mundo Emerso" que a Rocco lançou ano passado o primeiro volume "O Destino de Adhara".
Por enquanto é isso! São autores europeus que nem todo conhece ou se conhece não dá muito importância. Outro que gostaria de citar apesar de ele só ter escrito um livro é Félix J. Palma, autor de "O Mapa do Tempo", vale muito a pena ler e em breve você verá a resenha dele aqui. Pensei em não citar as duas últimas, mas para não deixar apenas uma mulher na lista resolvi incluí-las. A diferença de estilos e de importância dentro do país é clara, mas valem ser citadas. As pessoas acham que não faz diferença a origem do livro, mas se você observar é muito nítida a diferença entre a escrita italiano e a americana. Assim como a alemã e muitas outras. Na próxima edição estou pensando em trazer escritores asiáticos ou africanos. Ou quem sabe escritores europeus clássicos. E ai? Gostaram da mudança? Claro que as dicas com livros volta já já, mas é bom variar. Até mais! Fique de olho que essa semana ainda saí um projeto novo, quase um desafio. :)

10 comentários:

  1. Estou sempre querendo ler Záfon, Licia Troisi e Umberto Eco, mas nunca dá e nem lembro. Acabo passando outros na frente. Adoro Stieg Larsson e é uma pena só ter 3 livros. Cornelia eu quero ler muito e já comprei. Adorei sua resenha de Coração de Tinta. bjo

    ResponderExcluir
  2. Nossa , adorei muito você ter falado dos escritores europeus. Que são ótimos escritores , gosto muito de vários que estão na lista ai em cima .
    E eu espero que na próxima dica venha escritores de asiáticos ou africanos , seria demais !!

    ResponderExcluir
  3. Bem legal o post! Autores europeus de peso hein? Só autor de livro massa e renomado! Só acho que faltou aí Federico Moccia, o italiano que tem vários sucessos aqui no Brasil e no mundo, como Desculpa se te chamo de amor, Desculpa quero me casar contigo, Três metros acima do céu e Sou louco por você, muito bom também!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Ah eu gosto muito do Carlos Ruiz Záfon e do Umberto Eco. Se um dia fizer de ingleses e irlandeses me chame que estou ansiosa por eles. =**

    ResponderExcluir
  6. Muito legal essa sua idéia! Como fã de literatura inglesa eu me irrito muito com o povo que só conhece best seller americano. Umberto Eco, ah, Umberto Eco...sou fã dele tanto nos livros de literatura mesmo como nos de crítica literária, ele um dos meus teóricos preferidos!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa sua lista. Diferente sua ideia e dos nomes citados eu gosto muito do Záfon, da Cornelia e claro da trilogia de Stieg Larsson. Estou em dívida com Umberto Eco apesar de não faltar elogios e amigos sugerindo livros.

    ResponderExcluir
  8. A Cornelia Funke tem livros muito conhecidos por mim, ouvi sobre quase todos os livros que você citou dela,muito interessante saber mais sobre autores europeus ><

    ResponderExcluir
  9. a unica autora que eu conhecia dessa lista é a lolita,

    ResponderExcluir
  10. Só conheço livros da Cornelia Funke e do Stieg Larsson e adoro. Vou fazer o possível para ler alguma coisa dos outros.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.