18/12/2011

Resenha - Para Sempre


Nome: Para Sempre
No Original: Evermore
Autor (a): Alyson Noël
Páginas: 254
Editora: Intrínseca
Sinopse: Ever Bloom tinha uma vida perfeita: era uma garota popular, acabara de se tornar líder de torcida do principal time da escola e morava numa casa maravilhosa, com o pai, a mãe, uma irmãzinha e a cadela Buttercup. Nada no mundo parecia capaz de interferir em sua felicidade, o céu era o limite! Até que um desastre de automóvel transformou tudo em um pesadelo angustiante. Ever perdeu toda a sua família. Mudou de cidade, de escola, de amigos, e agora, além de todas essas transformações em sua vida, ela precisa aprender a conviver com uma realidade insuportável: após o acidente, ela adquiriu dons especiais. Ever enxerga a aura das outras pessoas, pode ouvir seus pensamentos e, com um simples toque, é capaz de conhecer a vida inteira de alguém. É insuportável. Até que surge Damen. Tudo parece cessar quando ele se aproxima. Só ele consegue calar as vozes que a perturbam tão intensamente. Ela não faz ideia de quem ou o quê Damen realmente é. Sua única certeza é estar cada vez mais envolvida... e apaixonada.

Não entendo porque tanto barulho por causa desse livro. Não pretendia ler pensando que era mais uma série de vampiros, mas fui ganhando os livros nas surpresas da minha mãe e não podia deixar de ler. Ao final foi uma boa surpresa. Não achei Ever tão chata e cheia de defeitos como as pessoas sempre falam e a trama é boa. Só espero que os próximos livros sejam igual a esse ou melhor. Já ouvi críticas terríveis dos livros três e quatro que sinceramente estou com medo de lê-los.

A história se desenvolve lentamente e até a trama se desenhar é complicado saber onde aquilo tudo vai levar. Passamos boas páginas acompanhando a rotina de Ever. Da escola para casa, conversas com Riley, dúvidas sobre Damen até que finalmente o namoro dos dois começa. Não achei o argumento muito forte para um livro, mas a narrativa foi razoável conseguindo amarrar quase todas as pontas ao final do livro. As intenções de Drina para com Ever não ficaram muito claras no princípio, mas é impossível não prever aquele final. Tudo bem que o modo como Ever se salva foi uma surpresa, mas ninguém acreditou mesmo que ela poderia morrer. Pelo menos de certa forma não teve a típica chegada do herói salvador. Outra coisa que não gostei muito foi a lerdeza de Ever frente a várias questões óbvias além claro de algumas lamúrias desnecessárias. Muitas das queixas era fácil de entender e aceitar, sobre o dom que interfere na vida dela, sobre se sentir culpada pelo acidente, agora as queixas sobre Damen e a vida que leva depois que os pais morreu é besteira.

Falando sobre os personagens gostei de Miles e suas gracinhas, ele poderia ter sido mais bem aproveitado já que Ever passou boa parte do livro brigada com Haven. Essa por sua vez com toda sua personalidade mutante merecia mais umas cenas já que teve certa importância no desenrolar da trama. Não gostei do fato de Ever não dividir com nenhum dos dois o segredo sobre seu dom. Sem falar que o Damen que imaginei ficou um pouco artificial em toda sua perfeição. Juntando tudo isso temos um livro bom, com uma história atraente e muitas possibilidades, contudo nem todas foram aproveitadas. Não posso negar que é uma leitura rápida e sem enrolações. Espero que a série siga o mesmo ritmo e torço para que os comentários vorazes que têm por aí sejam um pouco de exagero.

A capa fosca apenas com a tulipa em brilho ficou legal, aliás a capa é softouch e eu gostei bem. Diagramação padrão da Intrínseca, letras menores e folha amarelada mais fina e delicada. Eu particularmente passei a gostar desse formato. O fato de ter mantido as capas originais também é positivo, sempre é e não podia ser diferente. Se recomendo o livro? Sim, mas não vá esperando o livro do século. É uma distração, diversão, um passatempo. Duvido muito que essa série figure completa em muitas listas de favoritos, mas é um bom livro e aguardo um amadurecimento da autora nos próximos volumes e séries. Até mais!

Os Imortais - Alyson Noël
1- Para Sempre
2- Lua Azul
3- Terra de Sombras
4- Chama Negra
5- Estrela da Noite
6- Infinito

27 comentários:

  1. Normalmente,sempre leio resenhas muito negativas a respeito dessa série.Mas,prefiro continuar batendo na mesma tecla.Vou comprar toda a série para tirar minhas conclusões.Gostei da resenha!
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmin!!!

    Adorei a sua resenha!!! De verdade... Parabéns!!!
    Eu tenho essa série completa, mas ainda não comecei a ler... Tbm vi comentários negativos, mas fiquei esperançosa com a sua resenha... Espero que eu goste tbm!!!

    Beijos, Ká!!!
    Walking in Bookland

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esse livro apesar de ter ele e o dois aqui comigo tem uns 3 meses. Sua resenha animou eu começar antes que termine o ano. Também não gosto de personagens muito reclamões e perfeitinhos. Espero que sua resenha esteja certa. Bjo

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito desse livro não.
    Achei Damem muito chato e Ever muito reclamona.
    Salva só o dom dela e o treco de Imortais que é diferente do de sempre.

    ResponderExcluir
  5. Essa série tem o meu amor eterno! <3
    Adoro o Damen e o amigo da Ever, Miles, um fofo sem tamanho! No último livro é que ele aparece mais e fiquei super feliz! O primeiro livro é bom, mas gosto mais do 2º, Lua Azul. Espero que você goste. ^-^

    ResponderExcluir
  6. Li até o terceiro já e gostei muito! Não acho justo o que falam do livro 3 e 4. Se bem que não li o 4, mas eu acho que ele segue os outros. Ótima resenha! Aguardo ansiosa as próximas =**

    ResponderExcluir
  7. Dei esse livro de presente para minha colega, ela disse que é muito bom!.
    A resenha ficou ótima!, pretendo ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  8. Eu não li boas críticas sobre esse livro, me interessei pela sinopse e pela capa que achei linda, mas já ouvi dizerem que é um bom livro só para passar tempo, mas confio na sua opinião e vou comprar ele e ler sim, está na minha lista já de desejados.

    ResponderExcluir
  9. Peguei o livro na escola, fui a primeira a pegar, talvez isso me ajudou a gostar ainda mais da série. Realmente Damen foi descrito como perfeição, mas acredito que Ever tenha o descrevido assim por estar apaixonada, mas enfim, gostei bastante da estória em si que cheguei a comprar a série toda, a minha intenção é levar para a Alyson autografar na bienal, quem sabe...

    ResponderExcluir
  10. Oi..

    Adorei esse livro, não sei se tu leu só esse ou toda a série.. Eu li toda essa série, mesmo não tendo gostado do final da série gostei muito desse livro.. E inclusive li muito nas partes que a Riley aparecia, ele me conquistou tanto que fui ler a série dela depois dessa.

    ResponderExcluir
  11. Também me apaixonei por Miles, no começo Ever era uma garota chata cheia de problemas infantis que logo entendi,por outro lado Shelby me desagradou por completo. A trama é boa tanto que já li até o quarto, gostei da resenha, sempre me mostram lados que não notei no livro.

    ResponderExcluir
  12. Eu li a coleção inteira dos Imortais. Gostei da história, apesar de passar todos os livros com vontade de bater na Ever.
    O Miles é perfeito e apaixonante e o Damen é bem chatinho...concordamos nisso...rsars

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Estou lendo esse livro nesse momento, a gente condora em muitos aspectos, realmente as vezes eu tenho vontade de dar um sacode na Ever, tem momentos que ela é muito, sei lá, devagar pra raciocinar.
    Até mesmo o romance entre Ever e Damen é morno (demais) poderiam caprichar mais o relacionamento deles. Apesar de não tem chegado no desenrolar da personagem Drina, ela como "vilã" do romance também está muito omissa.
    Bem história no seu todo é boa, mas tem muita enrolação até que cada fato seja esclarecido.
    Parabéns pela resenha está muito boa, na torcida com você para que os próximos livros sejam melhores do que o primeiro.

    ResponderExcluir
  14. Eu particularmente ja deixei de alugar esse livro várias vezes justamente pelas críticas tão negativas. Uma amiga minha adora livros cheio de fantasia, e nem ela gostou dele, achou horrível.. Ao ler a sinopse do livro tu até se interessa, parece nao ser tão ruim quanto falam, eu pretendo ler o primeiro ainda pra ver como é. Mas a estória, muito morna, adolescente demais, nao ficará na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto da série, no geral. Só não acho ela marcante demais.

    E espere..rsrs

    A Ever ainda não mostrou seu poder de chatisse..kkkk
    Em Lua Azul é que ela vai se superar.

    Mas fora isso, como eu disse, a série é boa. Não ótima.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  16. Já li Para sempre, o livro é realmente muito bom, mais abandonei a série no terceiro livro o que é realmente triste :( mas odeio muita enrolação, Quero muito voltar a ler a série, Acho que a série vai ficando cansativa mais em geral é muito boa

    ResponderExcluir
  17. Li Para Sempre por recomendação das minhas amigas, e por ter na minha escola resolvi ler. Adorei o livros, e quero muito os outros livros!

    Capricornizando.

    ResponderExcluir
  18. Eu adorei esse livo. Achei uma historia bem criativa e interessante, mas o segundo eu comecei a ler mais abandonei. Achei que foi ficando chato e massante, amei a sua resenha. Parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Ja li! Faltam dois ainda para terminar, mas acho que vou demorar um pouco pois as estória foi se tornando muito massante, o primeiro volume é o mais interessante!

    ResponderExcluir
  20. Pois é, Yas. Para Sempre é um livro bom, eu realmente gostei da proposta (por mais que o tema seja um pouco "batido demais"; sem algumas modificações, ele seria apenas mais um livro de criaturas imortais). Poréeeeem, Alyson Noel acabou estendendo demais a história (na minha opinião). E eu realmente não entendo o porque. Provavelmente pra vender mais títulos, suponho. Porque, Lua Azul... Terra de Sombras... Chama Negra, e Estrela da Noite... foram basicamente livros pra enrolar completamente o que poderia ter sido resumido em três volumes. E, em Infinito, o final é bonitinho... Mas, depois de toda a enrolação, a gente acaba até não se importando tanto com a "magia do final feliz".

    ResponderExcluir
  21. Você deve ser a primeira pessoa que vejo falando bem desse livro, e eu achei legal você conseguir ver através do que os outros dizem e ter aproveitado a leitura, afinal todos temos gostos diferentes. Mas eu vou ter que dizer que não gostei desse livro, a única coisa que eu penso é que os personagens podiam ter siso bem mais construídos e a história também.
    Não tenho problemas com personagens principais femininos que amam um garoto, e que a maioria das pessoas diz que são infantis ou chatas, porque eu sempre tento ver os motivos para aquele personagem ter tantos problemas, mas tem aqueles livros que mesmo eu sabendo o por que a personagem é assim, ainda não consegue me fazer gostar da leitura, e foi o que aconteceu com Para Sempre.

    ResponderExcluir
  22. Eu li toda essa série, eu gostei bastante dela até ler o final. Me senti extremamente enganada e como se tivesse perdido um enorme tempo que eu poderia ter usado com outros livros. Se era para ter aquele final então a Alyson nem deveria ter escrito um livro, porque... Gente, sério, se era para acabar como o livro tinha começado então para quê toda a enrolação? Ela deveria então ter feito menos livros, tipo uns 2 e pronto.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  23. Li o primeiro livro e não gostei. Não senti afinidade com a personagem e nem com o enredo

    ResponderExcluir
  24. Todas as resenhas que leio sobre esse livro são negativas... acho que não daria uma chance pra ela não.

    ResponderExcluir
  25. Apesar das críticas negativas que leio sempre, eu li os dois primeiros livros e amei, gostei mais do primeiro livro mas até agora a série não me decepcionou, gosto dos personagens principalmente do Damen (suspiros) rsrsrs.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.