30/12/2011

Resenha - O Chá do Amor


Nome: O Chá do Amor
No Original: The Tea Rose
Autor (a): Jennifer Donnelly
Páginas: 584
Editora: Essência
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Fnac
Sinopse: Um romance sedutor, que nos leva a uma viagem pelas agitadas ruas de Londres e Nova York do fim do século XIX. Falta um ano para que o jovem casal de namorados, Fiona e Joe, realize seu grande sonho: casar e abrir a própria loja de chá. Depois de tantos anos economizando cada centavo, tudo indica que, finalmente, estão próximos do final feliz. Mas o que parecia pouco tempo se transforma em uma eternidade quando uma série de trágicos e dolorosos acontecimentos se interpõe na vida dos dois, e eles se distanciam cada vez mais um do outro. Fiona se vê obrigada a viajar para a América, o que considerava a sua maior aventura. Mal sabia ela que não há aventura maior que o amor...

Desde que vi esse livro eu quis comprá-lo, mas ou estava indisponível ou estava caro. Nada feito. Passou um tempão antes que eu o encontrasse com um super preço no Ponto Frio. Gosto bastante de romances históricos e a combinação sinopse, capa e número de páginas foi perfeita. O livro é dividido em três partes que narram diferentes épocas da vida de Fiona, que vai do inferno ao céu depois de muito trabalho e tristeza. A história imaginada por Donnelly é incrivelmente convincente e atraente de seu jeito leve e forte ao mesmo tempo.

A sonhadora Fiona vive em Whitechapel, East London e compõe a típica família trabalhadora do final do século XIX, trabalha como embaladora em uma fábrica de chá, enquanto o pai é operário nas docas da mesma fábrica. A mãe se vira como pode para ajudar na renda e assim a família Finnengan vai vivendo. Fiona e Joe sonham desde criança em ter a própria loja de chá e para isso juntam desde sempre economias em uma lata. Os problemas começam quando o pai se junta ao movimento sindical e o dono da fábrica onde eles trabalham William Burton planeja usá-lo de exemplo para outros operários. A vida de Fiona entre em colapso e tudo o que ela planejou e sonhou ir por água abaixo.

Uma narrativa repleta de detalhes históricos mesclada com romance e uma protagonista sonhadora e persistente. A autora acertou na medida ao aproveitar o máximo os cenários. Descrições tão vívidas que durante toda leitura é possível sentir o ambiente, o aroma de chá, do mercado e principalmente ter em mente cada detalhe da época, como vestidos, carruagens, os prédios. Achei interessante a autora usar não apenas Londres, mas o que acontecia nela em 1888. Como Jack, o estripador.  Para quem gosta de reviver uma época é perfeito. Não se trata em momento nenhum de história propriamente, mas do ambiente daquela época. Uma Londres monopolizada por lordes e grandes empresas.

A capacidade de Fiona de ser leve e livre. Não se prende aos modos da época. Para todas as mulheres existe um comportamento correto, mas não Fiona. Ela desejou ser rica, milionária e dona de uma rede de lojas de chá, ela chegou onde queria e muito além. É muito bom acompanhar a trajetória dela e ver que apesar de conquistar tudo o que sempre quis o sofrimento da perda da família e de Joe impedem dela ser totalmente feliz. O final é perfeito e o que é tachado de romance histórico acabou se tornando em muito mais. Os ares de investigação e mistério, os sonhos de Fiona acima de tudo e então o romance. O livro pertence a uma trilogia e estou ansiosa para ler os outros dois livros. Espero que a Essência publique logo. Jennifer Donnelly conquistou-me com um livro em harmonia. Não apenas uma boa história como também bons personagens e boa ambientação.

O livro é lindo em suas 584 páginas. A folha tem um toque suave e é de uma amarelo mais claro e lisa. O título em relevo e a parte detrás do livro é da cor do vestido da capa. Achei um pouco forte a cor, mas isso é o de menos. A diagramação é muito boa e não encontrei nenhum erro. Primeiro livro que eu leio da editora Essência e gostei bem do cuidado da editora. Recomendado a todos que gostam de romances históricos e também para aqueles que gostam de se identificar com uma personagem feminina tão forte, sonhadora e carismática como Fiona.

The Tea Rose - Jennifer Donnelly
1- O Chá do Amor
2- The Winter Rose
3- The Wild Rose

16 comentários:

  1. Que capa linda! Ainda por cima é grosso. Deve ser mesmo lindo e a história parece boa. Não sou muito chegada em romance histórico, mas adoro uma boa personagem e Londres. hahaha Ótima resenha e agora eu preciso ler! :) bjo

    ResponderExcluir
  2. Ai parece muito bom. Muito boa resenha, prefiro romances sobrenaturais, mas pelo que disse ele é bem sonhador e pouco histórico. Quem sabe leio. Não tenho nenhum um livro da Essência.
    *-*

    ResponderExcluir
  3. Adoreii a resenha !!
    esse livro parece ser muito bom
    esta na lista dos desejados .
    beijoss

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha! Você escreve muito bem sabia? Então, estou completamente doida por esse livro! Só estou esperando ter um dinheirinho sobrando porque ele é bem caro! Mas pelo jeito compensa, todos dizem a mesma coisa, é um livro mágico, muito bem escrito, emocionante, que soube aproveitar os fatos históricos com personagens inesquecíveis... e eu simplesmente amo tudo isso em leituras, ainda mais quando há personagens femininas para se identificar!!

    Minha próxima leitura, quero demaiis... Beijos!!

    Garota das letras / http://garotadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Lindo o livro e amei a resenha! Pelo que vi ele é bem carinho, mas eu quero! Fiona parece ser dar minhas e adoro personagens fortes e adoro Londres. Mais um para lista ><

    ResponderExcluir
  6. Adoro romance! É uma pena o livro ser tão caro. Mas estou aprendendo a pesquisar, e esperar as promoções, assim da pra comprar mais livros. Esse livro é um dos que vai entrar na lista de pesquisa.

    ResponderExcluir
  7. Romances históricos é comigo mesmo, ainda mais ambientado em Londres! Fiona é sonhadora, assim como eu, já me identifiquei de cara, entrou pra minha lista de desejados esse livro com certeza!

    ResponderExcluir
  8. Ah
    Preciso ler esse livro!!! Gostei de mais dele, pois, tenho que confessar que sou apaixonada por um bom romance e esse é com certeza.. E mal posso esperar para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Tava vendo sua lista de resenhas e a capa desse livro me chamou a atenção. Resolvi ler a resenha. E me apaixonei. Quero ler esse livro, rs. Amo livros de romances e mais ainda os que são retratados em outras épocas.

    ResponderExcluir
  10. Desconhecia a trilogia e tbm a autora, mas só de ver que se passa numa época tão bela, me interessei muito.
    Fiquei animada ao ler na resenha que a autora se aproveita bastante do cenário da época, que bom, acho uma delícia ler livros assim!!!
    Louca pra ler.

    ResponderExcluir
  11. Nem gosto de romances, mas confesso que a capa linda e o cenário histórico me atraíram ao menos um pouquinho.
    Mesmo assim não sei se leria.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  12. Quando olhei a capa, pensei... eu tenho que ler essa resenha, que capa linda, que titulo lindo e com 584 páginas, me apaixonei... gosto de romances históricos, e me identifico com personagem feminina que você descreve como: "tão forte, sonhadora e carismática como Fiona", eu viajei nessa frase do sinopse: "Mal sabia ela que não há aventura maior que o amor...", aiii super romantico, amei a resenha, quero ler o livro, urgentemente...
    :)

    ResponderExcluir
  13. A capa é linda e amei a sinopse e sua resenha. Não conhecia o livro mas já estou gostando muito do que li até agora. Anotado para leitura futura.

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha, a história parece linda e amei saber que é trilogia, estou atrás do livro tem um tempo já e adorei o jeito que falou da protagonista e da história. Ótima resenha espero que lance os outros logo! Bjo!

    ResponderExcluir
  15. Não gosto de romances de época, por isso acho que não leria esse livro.

    ResponderExcluir
  16. Eu sou completamente apaixonada por essa história, envolvente, emocionante,linda demais <3

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.