20/12/2011

Resenha - Eragon


Nome: Eragon
No Original: Eragon
Autor (a): Christopher Paolini
Páginas: 480
Editora: Rocco
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Leitura
Sinopse: Eragon é um jovem de 15 anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul, polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império. A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a pedra se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói. O jovem é lançado para um arriscado mundo novo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando apenas uma espada e seguindo as palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos das trevas em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.

Está ai um livro que estava na minha lista de compras há muito tempo. Fantasia, dragões, elfos e anões. A combinação perfeita em minha opinião. Sou apaixonada por fantasia desse tipo. Tenho pavor quando chamam de fantasia vampiros e afins. Fiquei triste que quando comprei o terceiro estava indisponível em tudo quanto é loja e tive que comprar pela primeira vez só os dois primeiros. Não me surpreendi quando ele chegou, magrinho mesmo com 480 folhas, bem ao estilo da Rocco. Só que a surpresa estava nas folhas, amareladas apesar do formato padrão do selo Jovens Leitores. Adorei, sem falar da capa com o dragão em brilho e o título em relevo ao contrário. Já disse que adoro o trabalho da Rocco não é mesmo? Pois bem, vamos ao livro em si:  

A conversa que rola por aí é que o livro é cansativo e que fica a mostra a pouca idade do autor, mas eu que sou uma pessoa chata não consegui achar tais defeitos. É aquela história, você já começa a ler cheio de preconceitos e termina vendo cabelo em ovo. Vendo coisas que não existem. Concordo que em algumas narrações sobre Alagaësia o ritmo diminuiu, mas para quem está acostumado com o gênero isso não é novidade, afinal a inspiração de Paolini é Tolkien. Isso está claro em diversos recursos que ele utiliza. A concepção do estilo dele é as obras de Tolkien. Para quem conhece essas Eragon não teve nada de maçante. Quem diz isso com certeza está mentindo quanto a ter-se apaixonado por Senhor dos Anéis. Ao contrário de muitos autores Paolini não quer apenas contar a história, ele se preocupa com o mundo que ele criou, ele conta a história das terras, dos povos e até criou e aperfeiçoou os idiomas. Bem ao estilo Tolkien, ou seja quem não gostou de um, não vai gostar de outro. Deixando claro aqui que não estou igualando os dois. Paolini é jovem e ainda tem muito o que amadurecer, mas não posso tirar seu mérito. Se inspirar em Tolkien muitos se inspiraram, mas se inspirar com preocupações semelhantes a dele é a primeira vez que eu vejo. A distância ainda é enorme, mas acredito que com o passar dos anos e dos livros Paolini pode se tornar um grande escritor de fantasia.

Eragon é um rapaz simples, criado numa pequena aldeia por seus tios. Vive caçando e numa dessas caçadas ele encontra uma pedra azul. Pedra que pouco depois se prova um ovo e nasce dela um pequeno dragão. Isso só acontece por que Saphira reconhece em Eragon seu cavaleiro. Aquele que ela espera há séculos. A partir daí o império passa a caçar Eragon baseado nos boatos que chega ao rei de que existe um novo cavaleiro de dragão. Finalmente um dos ovos recuperados pelo povo nasceu. O livro transcorre a viagem de Eragon e Bronm em busca dos assassinos de seu tio. Passando por várias cidades e vilarejos conhecemos Alagaësia e a história dos dragões e seus cavaleiros. Muitos dizem "mas é só a viagem o livro todo", para mim a graça é essa! Sabe há quanto tempo eu esperava por outro livro assim? A batalha final na montanha de Farthen Dûr lar dos anões e dos Varden foi muito bem narrada e mal posso esperar para ler os próximos volumes. Eldest já está ali só esperando. Resolvi esperar lançar Herança, quarto e último do ciclo para começar a lê-lo. Espero que não demore muito. Sem esquecer que ao contrário do normal até gostei do iminente romance entre Eragon e a elfa Arya. Sou meio contra romances, mas tudo bem. Outra coisa, é importante que Eragon deixe suas dúvidas e delimite bem o certo e errado em batalha. Nesse volume é nítido o pesar dele ao matar, mesmo que seja um inimigo sem bondade alguma.

Narrativa com bom ritmo, cenários belíssimos e personagens convincentes. Se o amadurecimento vier como eu espero o clico vai fechar perfeitamente e com certeza entrará para a restrita lista de favoritos. A Rocco como eu disse lá no primeiro parágrafo está como sempre de parabéns. Manteve a capa do original, só trocou o título de lugar o que não altera quase nada. O mapa das terras também foi bem desenhado. Recomendo principalmente aos que gostam do gênero e de livros que narram jornadas, viagens e batalhas. Não recomendo o filme porque como sempre eles encurtaram a história e alteram bastante a ordem de tudo. Uma pena. Eragon merecia ser transformado em filme de maneira, digamos, mais épica. Até mais!

Ciclo Herança - Christopher Paolini
1- Eragon
2- Eldest
3- Brisingr
4- Herança

21 comentários:

  1. Já li os três da série, mas quando comprei, eles eram em uma edição que vinham sem as orelhas, e a capa era lisa, sem nenhum arabesco especial. Espero comprar novamente.

    O livro é cansativo, pelo menos eu achei um pouco, mas isso não é um sinal de pouca idade do escritor, mas sim de que ele escreve muito, muito bem. O Senhor dos Anéis também era cansativo como este, pois a escrita é muito mais detalhada. Vai ver um Percy Jackson, que não tem nada a ver, Rick Riordan vacilou mesmo em escrever uma série inteira com a narração em primeira pessoa.

    Aguardando o lançamento do quarto livro da série. =)

    ResponderExcluir
  2. Li Eragon a uns 5 meses. Anões, elfos e dragões não são bem o meu estilo, mas eu adorei. Não achei a leitura cansativa. Só não gosto muito dos nomes dos personagens, não consigo pronunciar muitos deles.
    Saphira é demais! Era toda fofinha quando filhote e a medida que cresce mostra sua incrível força e imponência de dragão.
    Estou lendo Brisingr atualmente(esse sim é um pouco cansativo) e não vejo a hora de ler Herança.

    ResponderExcluir
  3. O primeiro livro é ótimo, o segundo bom, o terceiro insuportavel.

    Não consegui terminar de ler, chega uma hora que Paolini enche muti a linguiça, apesa da história interessante, ele acaba exagerando em alguns aspectos, tinha um pouco em Eragon, aumenta em Eldest e em Brinsgr fica demais.

    As partes do livro que são o Eragon são boa, mas quando muda de personagem fica impossivel.

    Té mais...
    http://bmeloescrt.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. ah eu amei o livro! já li o segundo, mas ainda não li o terceiro que já tenho. não achei eragon maçante não, mas achei eldest sim, em algumas partes. encalhei geral em umas partes porque fica muuuita informação sobre a mesma coisa. parecia que o tempo não passava. falo sobre o treinamento de eragon =XXX spoiler não né =x mas depois que desencalhei li que uma beleza!!! a história é maravilhosa. adoro esse estilo, acompanhar a história com o mapa, tds esses personagens e td mais. admirei o trabalho o do paolini!! mas quero ver minha coragem com brisingr. será que vou empacar mt? espero que não.

    ;)
    continue a série! mt boa :D

    ResponderExcluir
  5. Sério =/
    gostei tanto do filme mas já que vc diz aceito =) um dia quero ler essa serie =)
    Vc escreve muito bem!!!
    Adoro vim aqui e ler tudo que vc escreveu!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do livro e do filme! Resenha perfeita e concordo muito quando diz que ele não foi maçante. Quero ler logo as continuações antes que lance o último. Sou o contrário de você. hehe

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada pela série Yasmim.
    Se gostou desse primeiro volume vai se maravilhar com os outros 2 e os rumos que a história toma, Eragon amadurece muito mesmo...

    O livro 4 já foi lançado nos E.U.A. Infelizmente a Rocco disse que a versão brasileira só chegará às livraria no 2ºsemestre de 2012.

    Boa leitura dos próximos

    Abraços
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ah Eragon! Vi o filme e só depois li o livro. Fui pensando que ia ser curto e corrido como o filme e me surpreendi. Gostei bastante e concordo que ele ainda vai amadurecer. Não sou a melhor pessoa para falar se é igual ou não afinal eu não li todos de O Senhor dos Aneis. Ótima resenha

    ResponderExcluir
  9. Eu AMO Eragon, o filme, porque ainda não tive oportunidade de ler os livros, mas morro de vontade de lê-los, porque se eu achei o filme bom, imagine o livro né? Porque na maioria das vezes o livro é melhor do o filme baseado naquele... Assim que os livros voltarem a ficar disponíveis, não irei pensar duas vezes!

    Brunna Carolinne - My Favorite Book
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. eu achei o filme super legal e vale apena ver que é bom.

    ResponderExcluir
  11. Oi..

    Quero muito começar a ler essa série, mas infelizmente eu só tenho o Eldest.. E resto nunca entra em promoção.. E os preços deles estão sempre muito altos...

    Bjinhos!!!!! =/

    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu estou louca pra ler esse livro... Já vi o filme e amei!! Sou apaixonada por livros de fantasia e seres mitológicos, Senhor dos Anéis é um dos meus favoritos!! Amei a resenha Parabéns ^^

    ResponderExcluir
  13. Eu amei a capa desse livro e sinto vontade de ler ele desde sempre. Adoro histórias de aventura e principalmente se envolver fantasia...Me conquistam

    Mas eu não sei explicar, sentia um pouco de medo de não gostar da história.

    Depois da sua resenha me animei muito mais, pretendo ler em breve.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  14. Minha amiga é apaixonada por essa série, e sempre tive curiosidade pra saber qual a graça, afinal era algo até então comum, mesmo envolvendo figuras mitológicas. Mas ao ler alguns capítulos na net, gostei mesmo, a estória vai te encaminhando, vai viajando junto com o livro. È realmente bem escrito, eu achei neh.

    ResponderExcluir
  15. Livros muito bons o dessa série, mas quando se está no terceiro livro dá um pouco de tédio. Têm muitos capítulos que poderiam ser melhores explorados para dar continuidade ao devaneio durante a leitura.

    ResponderExcluir
  16. Olá,tenho muta vontade de ler a série,já vi o filme e gostei,mas eu queria ler o livro pq sempre é mais interessante do que o filme.bjos

    ResponderExcluir
  17. Ainda não assisti ao filme e nem li o livro. Aliás, nenhum livro da série. Eles estão na minha lista de desejados no skoob, e espero poder ler qualquer dia desses.

    ResponderExcluir
  18. Já li este livro, e recomendo apesar de achar o personagem principal um tanto quanto chato mas eu compensação a Arya é demais!!!! A e o filme não vale a pena, me decepcionei profundamente, nem consegui acabar de ver...

    ResponderExcluir
  19. Amei esse livro quando eu li, também achei ele muito cansativo, mas mesmo assim gostei. Li o livro depois que vi o filme, pq tinha gostado do filme...ao ler o livro acabei detestando o filme hahaha
    Eles modificaram demais a história, por exemplo a elfa, que não tem orelhas de elfa, vai entender hahaha

    ResponderExcluir
  20. Realmente, um dos meus livros favoritos! Eragon é absolutamente encantador, e o mundo de elfos e dragões é inebriante!

    ResponderExcluir
  21. Esse livro (a serie toda) está na lista de livros que eu desejo a muito tempo. Eu já estava empolgada antes da resenha, depois que li fiquei mais ainda. Eu gosto desses livros onde eles vão viver aventuras, imagino como deve ser envolvendo um dragão, só fico mais empolgada.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.