16/12/2011

Desafio Literário - 2012

Desafio Literário é uma gincana, cujo objetivo é fazer com que os participante leiam, no mínimo, doze livros por ano. Porém, o mais interessante do Desafio Literário é cumprir as leituras pela ordem de temas propostos. Cada mês do desafio ganha um tema, e você tem que ler pelo menos um livro do tema.

Para participar é simples. Basta se inscrever no blog oficial do Desafio e enviar, até o último dia útil de cada mês a sua resenha do livro lido no mês, ou livros. Nos anos anteriores era exigida uma lista com três livros por mês caso você não consiguisse ler a primeira opção você teria outras, mas esse ano não é. Além disso você pode ler mais de um livro por mês com o tema proposto visto que ao final do desafio existe um sorteio entre os leitores que leram 12 livros, os que leram entre 12 e 24 livros e os que leram mais de 24 livros. Ou seja, a única regra é seguir os temas e ler no mínimo um livro por mês. Fácil não é mesmo? Para mais informações siga o link acima. 

Deixo a minha lista prévia aqui. Alguns meses eu coloquei mais de um e pretendo cumprir minha lista toda, mas se acontecer qualquer imprevisto leio somente um. Já que não vou largar outras leituras acredito que alguns meses vai ficar difícil ler mais de dois para o DL. Enfim vamos a lista e os temas mensais:

Janeiro - Literatura Gastronômica
Mês dedicado ao sabor da leitura. Afinal, leitura sem gosto não tem a menor graça. Em razão disso, propomos um tema leve, divertido e saboroso; sejam em forma de crônicas, poesias, romances, diários, biografia, memórias e demais gêneros que versem sobre a temática da comida.
Julie & Julia - Julie Powell

Fevereiro - Nome de Pessoas
Existem personagens cujo imenso carisma  ganha logo destaque na capa de um livro.  E a regra do mês é essa: só vale livros cujo título seja um nome próprio - e apenas ele -, exemplo: Quincas Borba, Benjamin, Emma. Vai ser divertido e muito fácil caçar títulos do tipo; seja na estante de casa, de uma livraria ou de uma biblioteca.

Jane Eyre - Charlotte Bronte
Marina - Carlos Ruiz Záfon
Anna Karênina - Leo Tolstói
Coraline - Neil Gaiman

Março - Serial Killer
O tema é autoexplicativo, mas para não dar margem às dúvidas, vamos lá: Literatura policial em que há a combinação de (policiais/detetives), investigação e, claro, homicídios seriados.
Dexter - A mão esquerda de Deus - Jeff Lindsay
O Silêncio dos Inocentes - Thomas Harris
As Esganadas - Jô Soares

Abril - Escritor(a) oriental
Que tal explorar a terra do Sol nascente e demais países do Extremo Oriente e do sul da Ásia? Entram em cena os escritores chineses, japoneses, indianos, coreanos, etc...

Um Grito de Amor no Centro do Mundo - Kyoichi Katayama
Norwegian Wood - Haruki Murakami 

Maio - Fatos Históricos
Esse mês será destinado à leitura de romances cuja trama apresente acontecimentos que marcaram a história nacional ou mundial. Frisando, apenas romances. Não valem livros de História Geral, nem biografias.

A Princesa Leal - Phillippa Gregory
Queda de Gigantes - Ken Follett
O Palácio de Inverno - John Boyne

Junho - Viagem no Tempo
Romances que abordem a ida de viajantes do  tempo para o passado  ou futuro. Se eles voltam ou não, só a história dirá. Em tempo: Livros científicos ficam de fora.

A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon
A Máquina do Tempo - H. G. Wells
Viajar no Tempo - Angie Sage
A Pedra Esculpida - Guillaume Prévost 

Julho - Prêmio Jabuti
Esse é o prêmio mais importante do cenário literário brasileiro. E conta com 29 categorias, mas para fins do Desafio literário valem apenas as categorias  Livro do Ano  e  Romance, de qualquer uma das 53ª edições da referida premiação leitura.

1808 – Laurentino Gomes
Se Eu Fechar os Olhos Agora - Edney Silvestre 

Agosto - Terror
O tema impõe a regra: tem que ser história que mete medo.  Pode ser suspense psicológico ou sobrenatural, isto é, valem tanto as histórias com personagens sobrenaturais (vampiro, zumbi, bruxas, lobisomem...) como as narrativas com personagens humanos.

O Iluminado - Stephen King
O Caso de Charles Dexter Ward - H.P. Lovecraft
Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe
A Casa das Bruxas - H.P. LoveCraft 

Setembro - Mitologia universal
Romances, poesias, contos que abordem mitos e lendas de culturas distintas (brasileira, Greco-romana, céltica, indiana, mexicana, nórdica, etc...).  É um universo de opções!!! Mas até que Setembro chegue, há um bom tempo para a pesquisa e aquisição. É manda ver.
O Heroí Perdido - Rick Riordan
O Filho de Netuno - Rick Riordan
O Livro de Ouro da Mitologia - Thomas Bulfinch 

Outubro - Graphic Novel 
Vamos nos divertir mais! Para quem não sabe, Graphic Novel é um romance gráfico com enredos longos e complexos no formato de história em quadrinhos. Atenção: não valem gibis, aqueles de periodicidade mensal.

Percy Jackson e o Ladrão de Raios Graphic Novel - Rick Riordan
Maus - A História de um Sobrevivente - Art Spiegelman
Cowboys & Aliens - Scott Mitchell

Novembro - Escritor(a) africano
Que tal ler um autor nascido na grande mãe África? Pegue o mapa e monte o seu roteiro literário pelo continente africano.

Cotoco - John van de Ruit
Contos Inacabados - J.R.R. Tolkien
O Hobbit - J.R.R. Tolkien
O Silmarillion - J.R.R. Tolkien

Dezembro - Poesia
A correria típica do mês pede descanso, especialmente, para a alma. Vamos de lavar a alma com poesia! De qualquer forma e jeito, valem Haicais, acrósticos, épicos,  cânticos, elegias... Em outras palavras, pesquise!

 
As Aventuras De Tom Bombadil - J.R.R. Tolkien
As Flores do Mal - Charles Baudelaire

Então é isso! Espero cumprir essa lista toda. Esse é o último desafio que me comprometo para 2012. Já tenho alguns bons desafios para o próximo ano e não quero deixar nada incompleto. Quem quiser participar é só ir no blog do desafio. :) Até mais!

5 comentários:

  1. Ah achei tão bacana, fiquei tentada a participar, mas não vai dar, já tem tanta coisa pra ler, eu preciso organizar essas leituras.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua lista! Tem muitos livros que eu pretendo ler também :)

    E Dexter... ah, Dexter. Tá na maioria das listas do DL, promete muito! haha

    Boa leituura!

    ResponderExcluir
  3. Não fiz ainda minha lista... Ainda to com dificuldade de escolher os livros... Mas vou atualizando no skoob aos poucos. O livro de janeiro ainda vou escolher, to achando dificil... Tem alguma sugestão??? =D

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua lista, parece que Cotoco vai bombar no DL2012!!!! feliz 2012 e boas leituras

    ResponderExcluir
  5. Achei demais sua lista , já fiz minha !!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.