04/11/2011

Vale a Pena Ler de Novo - #01

Nova coluna aqui no blog.  Todo ano sempre assisto aqueles filmes que adoro muito como Star Wars, Senhor dos Anéis, alguns Star Trek e desde que voltei a ler mais estou ansiosa para reler algumas séries que não releio tem um bom tempo. Não só de séries, mas alguns livros soltos. Esse ano já reli os três primeiros livros da trilogia de cinco "Guia do Mochileiro das Galáxias" e com o final do ano se aproximando vou começar a reler duas séries que estão no meu top cinco. Deixando de divagar e indo logo ao assunto: a coluna como o nome já diz vai sugerir aquilo que em minha opinião, vale a pena ser lido de novo, e de novo e de novo. São gostos pessoais, mas aprendi que toda simples sugestão pode atrair novos leitores apaixonados. Não vou colocar a descrição de cada um pois é muito difícil encontrar uma descrição adequada a cada livro e há bastante versões. A sugestão de hoje é "O Senhor dos Anéis":


A História da Trilogia:
A história de O Senhor dos Anéis ocorre em um tempo e espaço imaginários, a Terceira Era da Terra Média, que é um mundo inspirado na Terra real, mais especificamente, segundo Tolkien, numa Europa mitológica, habitado por Humanos e por outras raças humanóides: Elfos, Anões e Orcs. Tolkien deu o nome a esse lugar a palavra do inglês moderno, Middle-earth (Terra-Média), derivado do inglês antigo, Middangeard, o reino onde humanos vivem na mitologia Nórdica e Germânica. O próprio Tolkien disse que pretendia ambientá-la na nossa Terra, aproximadamente 6000 anos atrás, embora a correspondência com a geografia e a história do mundo real fosse frágil. A história narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-média, através da luta de várias raças - Humanos, Anões, Elfos, Ents e Hobbits - contra Orcs, para evitar que o "Anel do Poder" volte às mãos de seu criador Sauron, o Senhor do Escuro. Partindo dos primórdios tranquilos do Condado, a história muda através da Terra-média e segue o curso da Guerra do Anel através dos olhos de seus personagens, especialmente do protagonista, Frodo Bolseiro. A história principal é seguida por seis apêndices que fornecem uma riqueza do material de fundo histórico e linguístico. Juntamente com outras obras de Tolkien, O Senhor dos Anéis foi objeto de extensiva análise de seus temas e origens literárias. Embora um grande trabalho tenha sido feito, a história é meramente o resultado de uma mitologia na qual Tolkien trabalhava desde 1917. As influências sobre este antigo trabalho e sobre a história do Senhor dos Anéis englobam desde elementos de filologia, mitologia, industrialização e religião até antigos trabalhos de fantasia, bem como as experiências de Tolkien na Primeira Guerra Mundial.

Para mais Informações:
Para continuar lendo na íntegra o artigo que postei acima você pode seguir esse link, ou ainda visitar sites especializados na série tanto nos livros quanto em outros meios, jogos, filmes, etc. Como o Duvendor ou Valinor. Vou começar a releitura da trilogia esse mês e você pode conferir as resenhas aqui. Nem preciso dizer que estou animada com a ideia de pela primeira vez resenhar "O Senhor dos Anéis".  Espero que com essa postagem atraía mais "fãs". É de leitura indispensável. Vou ficando por aqui, se for falar tudo sobre eles vou ficar aqui o resto do ano. ^^ Para os que vão reler espero vocês aqui para trocar figurinhas nas resenhas! Até mais!

7 comentários:

  1. Tenho vergonha de falar que nunca li esses livros. :x
    Nunca consigo tempo e também já vi os filmes, todo mundo me diz que é difícil de ler, e difícil por difícil já tem os livros da facul. Preciso distraí lendo não cansar. Prontofalei. Não me mata, mas é essa a verdade. bjo

    ResponderExcluir
  2. Meu livro preferido, vale sempre a pena ler novamente, é de uma genialidade sem comparação.

    ResponderExcluir
  3. Ainda nao consegui ler a trilogia toda. So o primeiro livro. #vergonha.
    Mas estou tentando pegar esses dois ultimos pra terminar de ler a trilogia.
    Boa indicacao. Pelo menos o primeiro para mim foi muito bom.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Legal essa coluna, você devia ter continuado com ela!
    Eu tenho os três livros mas ainda não li, sempre acaba aparecendo um que quero ler antes e a trilogia fica para trás. Mas ainda vou ler! =)

    ResponderExcluir
  5. Oi..

    Que capas lindas, eu tenho esses livros, mas as capas são diferentes... Eu ainda não li eles, mas com certeza leria eles mais de uma vez...

    ResponderExcluir
  6. Quero muito esses livros! Meu marido ja me pediu varias vezes, mas até hoje não corri atras, so encontro caro. Mas ta na lista!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu tenho vááá´rios livros que valem a pena ler de novo! Acho absurdo que algumas pessoas dizem nunca reler um livro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.