30/11/2011

Resenha - Eu Sou o Número Quatro


Nome: Eu Sou o Número Quatro 
No Original: I Am Number Four 
Autor (a): Pittacus Lore 
Páginas: 352
Editora: Intrínseca 
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura 
Sinopse: No passado, nove jovens alienígenas fugiram do planeta Lorien, ameaçado pelos Mogadorians, para se esconder na Terra. Uma vez aqui, e na medida em que se tornaram adultos, começaram a desenvolver poderes sobrenaturais. Mas os invasores estão dispostos a pegá-los e isso precisa acontecer na sequência certa, já que eles são reconhecidos por números. Um, Dois e Três já foram assassinados e agora o número quatro conhecido entre os humanos como John Smith será o próximo alvo. Ele muda-se para Paradise, no estado de Ohio, disfarçado de estudante colegial e lá conhece Sarah Hart, por quem se apaixona e começa a acreditar ser ela um bom motivo para deixar de fugir. O planeta Lorien foi destruído. Os habitantes foram dizimados, exceto nove crianças e seus Guardiões, que se exilaram na Terra. Mas a raça que devastou aquele planeta os seguiu. Os Nove estão sendo caçados. A guerra deles chegou à Terra, e aqui será decidida.

Depois de uma longa e demorada espera a Intrínseca decidiu lançar o livro com sua capa original. Enfim poderia ler sem gastar dinheiro em uma capa horrorosa de filme. Não sabia o que esperar deste livro pois todos os livros de ficção científica que li são antigos, de escritores consagrados no gênero. Não é muito fácil encontrar um livro que acerte dentro desse tema. Aliens, viagens espaciais, outros planetas. Essa é verdadeira ficção científica. Para minha surpresa a leitura foi agradável e até fiquei curiosa para ler o restante da série.

Cada vez que um dos nove morre uma marca aparece no tornozelo dos outros e assim que a terceira marca aparece o número quatro e seu guardião sabem que precisam mudar mais uma vez. Afinal agora ele é o próximo da fila. Ele será caçado e provavelmente eliminado. Achei super bem pensado essa dele só poder ser morto na ordem correta. A história começa com mais uma mudança de cidade para o número quatro e seu guardião. John (número quatro) e Henri (o guardião) se mudam para Paradise e desde o começo John sabe que ali vai ser diferente. Ele não só se apaixona por Sarah como também vira o melhor amigo de Sam. Para melhorar seus legados (poderes) começam a se desenvolver, um a um. Com isso John se sente mais seguro para ficar na cidade mesmo que tenha que enfrentar os mogadorianos. Tudo corre bem por semanas até o dia que Sam casualmente comenta sobre um artigo de uma revista que fala sobre os mogadorianos, uma raça que eliminou um planeta inteiro e agora planejam fazer o mesmo com a terra. Óbvio que os dois surtaram.

A partir daí a trama de desenvolve mais rápido e o livro deixa de ser meramente introdutório. Até essa notícia o livro tratou de apresentar a história por trás da fuga dos nove e dos poderes que a maioria dos lorienos possuem. O autor explica através das visões de John como a sociedade funcionava, e descreve sem ser cansativo detalhes de como o planeta era até o dia da invasão. Um detalhe que fiquei curiosíssima é a nave que partiu junto com a deles e que até então era desconhecida. Para onde ela foi e quem mais estava a bordo além dos animais? Não posso falar muito mais se não vou soltar spoilers, mas dentro do que posso dizer é: estou ansiosa para saber quando todos eles se reunirão e principalmente quais os outros legados que John vai desenvolver.

O autor fez o possível para deixar a narrativa atraente e informativa. Ao contrário de alguns primeiros livros esse não foca apenas uma coisa. Ele une a introdução desse mundo a trama. Às vezes achei muito simples a história apesar de todos os elementos, principalmente por ter na cabeça a ideia de que o livro já virou filme. Isso interferiu até certo ponto onde meus pensamentos foram absorvidos pela história. Senti falta de um pouco de ação, mas o principal é que o livro deixa o gosto de preparação, aquele "vai começar" e se vir metade do que imagino por ai vai ser muito bom.

A diagramação do livro é agradável e a divisão dos capítulos segue a fonte do título da capa. Por isso é importante capa original. Quem tem o outro deve ter estranhado a divisão dos capítulos. Recomendo, até para aqueles que não gostam do gênero e ainda bem que o meu "O Poder dos Seis" chega ainda essa semana. Até mais!

Os Legados de Lorien - Pittacus Lore
1- Eu Sou O Número Quatro
2- O Poder dos Seis
3- A Ascensão dos Nove
4- Sem Título Ainda

22 comentários:

  1. quero muito ler esse livro
    sua resenha esta otima

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro com a capa do filme mesmo não gostando muito dessas capas porque ganhei e não era legal recusar ou trocar. Sua resenha ficou ótima! Senti mais ou menos o mesmo lendo. Agora vou ver se compro o livro 02 e aproveito e compro essa versão também. Ah assista ao filme e depois comente aqui! =) bjo

    ResponderExcluir
  3. Só vi o filme... Mas parece que o livro é ótimo, quero ler!

    ResponderExcluir
  4. vi o filme e gostei bastaante; pretendo ler o livro assim que possível; e tbm não curto muito as capas de filme.. espero que o livro seja bom mesmo *--*
    Beijoos

    Cabelos ao Vento

    ResponderExcluir
  5. Só vi o filme. Queria ter lido mas não dava prioridade ao livro e acabou passando. Vou ver se compro os dois esse mês. Resenha ótimaaa e ao contrário adoro capas de filmes e vou comprar o meu assim. Beijooos

    ResponderExcluir
  6. Não vi o filme ainda, me interessei lendo a sinopse do filme, nem sabia que tinha o livro, e ainda mais sequências dele, mais uma saga pendente, mas confesso que essa vai ter que esperar,rs.

    ResponderExcluir
  7. A diagramação da Intrìnseca é sempre maravilhosa e os livros são muito bem revisados. Adoro as obras da editora!
    Eu gosto mais da capa do filme do que essa, que acho sem graça =/
    Enfim, a história parece ótima e quero muito começar a série \o
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito ler esse livro
    Eu adorei o filme
    e imagino que a sequência seja mil vezes melhor
    Oq quer dizer perfeito kkk
    Adorei a resenha, parabéns

    ResponderExcluir
  9. nossa é muito bom tanto o livro quanto o filme, assisti 4 vezes

    ResponderExcluir
  10. ESSE LIVRO É DEMAIS! eu já resenhei ele no meu blog, e até comparei com o filme (que é uma porcaria)... Não entendi diteiro porque você deu 4 estrelas.. HSAHASUHAUSAHUS.. Não vejo a hora de ler "O Poder do Seis"...

    http://libraryinhouse.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Assisti o filme. Mas o livro é bem melhor.A resenha está perfeita. Parabéns. Reflete realmente o que o livros tras.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da sua resenha.. Eu comprei esse livro porque vi o filme e a história não saia da minha cabeça, mas como tenho muitos livros para ler e aí ele entrou na fila e está até hj lá.. é que tenho muitos livros a espera de serem lidos e leio primeiro os de autores parceiros.. =/

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse livro, é um dos meus preferidos, e como vc disse na resenha, aquela espera pela ação, a duvida do vai ou não vai ser agora que tudo vai explodir é incrível, sem falar nos milhões de segredos que vão surgindo (alguns sem respostas é claro) Amei, amei, amei.

    ResponderExcluir
  14. Já vi o filme e gostei bastante mas não quero mais ler o livro, essas adaptações as vezes são tão boas que retiram minha vontade de ler o livro e acho isso péssimo. Eu gostei bastante da originalidade do autor, me deixou com vontade de desvendar toda a história, e no filme aparecem apenas três legados sendo que um morre no começo, então também fiquei curiosa para saber onde estão os outros, amei a resenha.

    ResponderExcluir
  15. Eu vi o filme e amei, me deixou muito curiosa e a sua resenha mais ainda. Onde estão os outros? O que irá acontecer com eles?

    Quero muito ler todos os livros dessa coleção
    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Adoro essa série, pq mesmo sendo uma tema envolvendo alienígenas e tal, envolve muita ação, fora que o personagem, o quatro, é bem cativante!
    No filme em si não gostei muito da namorada do 4, apesar de gostar daquela atriz, a personagem ficou tolinha demais.

    ResponderExcluir
  17. Primeiro assisti ao filme. Fiquei empolgada. Depois li o livro e amei. Agora desejo ler os outros. Já tenho A Ascensão dos Nove e estou atrás de O poder dos seis. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  18. Nunca me interessei pelo filme , nem pelo livro . Não gosto mtt de histórias com alienígenas, mas sua resenha me fez mudar de idéia. A história deve ser intensa e intrigante . Esse livro com certeza merece que eu perca minhas noites de sono para lê-lo ((((((((:

    ResponderExcluir
  19. Já li esse livro, adorei a resenha e aconselho a todos lerem !

    ResponderExcluir
  20. Li o livro e super recomendo a todos! Ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é maravilhoso! Uma ótima leitura em qualquer momento...só me resta ler os outros..

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler essa série. Só ouço elogios, o tema me agrada bastante. Também acho que essa é a verdadeira ficção científica, apesar do tema ser bastante batido, pelo que li na resenha acho que o autor soube inovar no tema sem deixar o livro cansativo e sem parecer cópia dos outros.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.