08/11/2011

Resenha - Estudos Sobre Veneno


Nome: Estudos Sobre Veneno
No Original: Poison Study
Autor (a): Maria V. Snyder
Páginas: 416
Editora: Harlequin
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Fnac
Sinopse: Assassinato não é tolerado em Ixia, nem em auto-desfesa. Yelena é presa e condenada à morte. A mesma lei que condena também pode salvar. O provador de comida foi morto, e pela lei o próximo condenado a forca deve ser oferecida a posição. Yelena aceita se tornar provadora de comida e morrer no lugar do Comandante de Ixia. Ela é treinada por Valek na arte de identificar venenos na comida e bebida. Mas Valek, o chefe da segurança, não deixa brecha para fuga e a envenena com Pó de Borboleta. Somente se apresentando diariamente para ele, Yelena poderá tomar o antídoto.


A frase a seguir é a grande responsável por eu comprar esse livro, pura e simplesmente por ler essa frase que eu acabo de ler um dos melhores livros que já li na vida, sem exageros. "As histórias fantásticas de Maria V. Snyder prendem o leitor ao unir o estilo inteligente e político de George R.R. Martin com um toque sutil e poderoso de romance", a frase é parte da crítica do Publishers Weekly ao livro. Quando li o nome de Martin estava decidido, qualquer coisa que se pareça com Martin merece minha atenção. E olha não é mentira, é tão bom quanto. Algumas partes da minha cabeça até diriam que é melhor. Enfim, não me admiro que compararam ao estilo de Martin. É perfeito.

Ao começar a ler estava meio desconfiada com essa história de militar em uma época que se assemelha a Idade Média, mas logo nas primeiras páginas esqueci tudo e fui devorando página por página. O livro passa rápido de tão fluida que é a narrativa. Sem brechas ou longas e detalhadas explicações do ambiente como se costuma ver em livros desse gênero a autora construiu uma história sólida, instigante e adorável. Yelena é uma personagem excepcional. Sofrida, sozinha e inteligente passou por maus bocados e tem um muro em volta de si. Desconfiada de tudo, sempre preparada para o pior, sempre preparada para fugir, lutar e sobreviver. Ela é do tipo de personagem que não precisa nem duas páginas para você gostar. Valek idem. Apesar das circunstâncias tem algo no personagem dele que faz você gostar mesmo que em tese ele seja a pedra no sapato de Yelena. Queria uma pedra assim no meu sapato. Os personagens secundários também foram bem desenvolvidos. Janco e Ari, Rand, Irys, até mesmo o Comandante. 

Você não consegue largar a leitura imaginando o que vai acontecer. Afinal na sinopse não tem muita informação. Ela vai fugir? Ela vai morrer? O livro vai contar sua fuga para Sitia? Afinal qual é a história? A ligação com o assassinato que ela cometeu ficou perfeita. O desenrolar da trama liga os pontos sem deixar nada de fora. Sem pontas soltas e sem pressa. Isso sem falar do romance que vai se desenvolvendo página por página de maneira sutil. É claro que em certo ponto percebi. Adorei muito mesmo. É o livro de estreia da autora e não parece... Vamos ver se noto algo de diferente ao ler o resto da trilogia.

O livro apesar de suas 416 páginas não é muito encorpado. As letras são razoáveis, a divisão dos capítulos são ótimas e é impossível parar no final de um capítulo sem ler o começo do outro para se tranquilizar. Só notei alguns erros de ortografia. Parece erro de digitação, porque não é erro de tradução. É troca de letra. Primeiro livro da Harlequin que comprei e estou satisfeita. A capa é bonita, tem detalhes em relevo além do escrito "veneno". Daria dez estrelas se possível. Ainda bem que quando o livro é série ou trilogia compro todos juntos, assim posso ler "Estudos Sobre Magia" já! E se a Harlequin demorar muito vou comprar "Estudos Sobre Fogo" em inglês mesmo. Leiam, vocês não vão se arrepender!

As Lendas de Yelena Zaltana - Maria V. Snyder
1- Estudos Sobre Veneno
2- Estudos Sobre Magia
3- Fire Study

19 comentários:

  1. Parece um bom livro e definitivamente o gênero me interesa! Quem sabe é o próximo que eu compro. Estou querendo um de fantasia assim tem um tempo já. Ótima resenha como sempre. =) bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu estou compleamente looouca pra ler esse livro! Já li várias resenhas sobre ele e todas avaliam ele com 5 estrelas!
    A próposito, sua resenha está excelente, como sempre! Só aumentou mais a minha vontade de ler Estudos sobre veneno! ^^
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo esse livro. É realmente maravilhoso! Na primeira frase já tive minha atenção presa às páginas! Quero muito terminar logo de ler para poder ler Estudos Sobre Magia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ::::::::::Amo Demais este livro ! ja li os 3

      Excluir
  4. Fiquei realmente,encantada com o livro.A resenha ficou perfeita!Tendo Martin como referência deve ser o máximo mesmo!!!
    Bjs!

    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  5. Perfeito nunca li nada deste autor. A resenha como sempre ótima.

    ResponderExcluir
  6. Comecei a ler esse livro ano passado mas como era em pdf tive que parar devido a problemas no computador. Ainda não retomei a leitura porque não sei exatamente onde parei, Yelena é uma personagem maravilhosa, de cara gostei e Valek é uma coisa.. não tenho palavras pra falar desse homem! Jeseu, Maria, José, queria ele como minha pedra também kkk Amei a resenha o livro é mesmo muito bom.

    ResponderExcluir
  7. OmG, eu tinha esquecido desse livro também, preciso ler. Adorei a premissa do livro, acho que vou adora Yelena, parece uma ótima personagem. Como será que ela vai escapar? Pq morrer não vai, não pode.

    ResponderExcluir
  8. Já tinha lido sua resenha do segundo volume e sempre fico para ler essa série e esqueço de comprar...Mas parece o tipo de livro que eu curtiria.

    ResponderExcluir
  9. Nooossa!!!

    Quero muito ler essa série!!

    Parece cheia de aventura e suspense e amei as capas e os títulos. Eu adorei a sua resenha, me deixou mais curiosa e cheia de vontade de ler.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Por mais que frase inicial te deixe animanda, tbm me deixa preocupada, pq George Martin é bem detalhista em ambientes. Que bom que ao ler a resenha, é anunciado que a história é objetiva. Gostei muito da trama, é bem diferente, e amei essa personagem de cara!

    ResponderExcluir
  11. Quero ler esse livro faz um bom tempo e a sua resenha só aumento a minha vontade!

    ResponderExcluir
  12. Faz algum tempo que tenho curiosidade para ler essa trilogia, parece ser muito boa e essa comparação com o Martin só serviu para me deixar mais curiosa ainda. Acho que vou trocar os ovos de páscoa por esses livros, hahah!

    ResponderExcluir
  13. Eu ja li essa trilogia e eu simplesmente amei.

    ResponderExcluir
  14. Ouço tanto falar nesse livro que nas férias de Julho vou ler! Altas expectativas, já li umas 50 páginas e vi que é tudo que você disse, uma fantasia perfeita!

    ResponderExcluir
  15. Se fosse apenas pelo título o livro passaria longe de minhas mãos, mas lendo sua resenha me senti fascinada e com muita vontade de ler e me inteirar mais sobre a história.

    ResponderExcluir
  16. Essa trilogia é muito boa ja li os 3 livros e adorei, tenho Estudos Sobre Veneno e Estudos Sobre Magia e gostaria muito que a editora publicasse o 3° livro em formato físico também

    ResponderExcluir
  17. :::::::: AMO ESTE LIVRO! JÁ LI O 1,2 E 3. QUERIA TER IRMÃOS COMO ARI E JANCO. QUERIA TER UMA MENTORA, UM CAVALO CHAMADO KIKI E UM COLAR DE BORBOLETA :D . NO 3 LIVRO ELA TEM QUE LIDAR COM O DEFORMADOR DO FOGO . AMO AMO AMO ESTE LIVRO.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.