29/11/2011

Resenha - Coração de Tinta


Nome: Coração de Tinta
No Original: Tintenherz
Autor (a): Cornelia Funke
Páginas: 456
Editora: Cia das Letras
Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável - quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado 'Coração de tinta'. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio.
Imagina ter o dom de trazer dos livros personagens e objetos? Imagina trazer para vida Liesel Meminger ou Aragorn ou Frodo. Ou ainda trazer a nave Coração de Ouro? Nem consigo imaginar. Pois esse é o dom de Mo. Ele traz a vida o que lê. Desde pessoas a objetos. Um menino de Alibaba e os 40 Ladrões, a Sininho de Peter Pan e muitos outros. Só uma palavra sobre a história que Cornelia inventou e sobre como ela contou: perfeito.

O livro conta a história de Meggie e o pai dela, a quem ela chama de Mo. Eles moram em um sítio com uma pequena casa abarrotada de livros para todos os lados. Ele trabalha como restaurador, arrumando novas capas, costuras, etc. Tudo muda quando Dedo Empoeirado aparece no meio da noite com notícias de Capricórnio e logo na manhã seguinte Mo decide visitar uma tia que Meggie não conhece. Elinor é uma senhora mil vezes louca por livros, a casa dela é descrita como uma biblioteca gigante, com estantes em todos os cômodos e todas as paredes. Um paraíso perfeito para Mo esconder "Coração de Tinta". Meggie não entende nada, afinal porque o sujeito de nome estranho quer o livro? Para surpresa de todos os homens de Capricórnio aparecem no meio da noite e levam Mo e o livro. Só que para piorar ela descobre que Elinor trocou os livros e os homens levaram o errado. Com medo do que possa acontecer ela decidi ir até a aldeia Capricórnio com a tia e Dedo Empoeirado.

A história de desenvolve nesse cenário, onde Meggie descobre o dom do pai, a verdadeira história sobre o sumiço da mãe e o porquê do livro ser tão importante. Não dá para falar muito mais da história porque essa resenha ficaria imensa. Todo o desenrolar da história foi uma surpresa. Eu imaginei algo totalmente diferente e gosto quando um livro consegue surpreender até o fim. Com um final surpreendente e diferente do que eu havia imaginado a autora me conquistou desde o primeiro capítulo. A paixão por livros da autora é nítida. Seja pela introdução de cada capítulo seja pelos pequenos detalhes ao longo da história. Transborda pelas páginas o quanto ela gosta de livros e literatura. Para ela importa tanto quanto a história se o livro é bem cuidado e bem feito. Muito bom ler um livro assim. Adorei mesmo. Sem falar que a história fluí tão bem que não percebi o tanto de páginas que ia lendo. Na primeira vez que li quando parei já estava na página 163. Um livro infantojuvenil destinado a todas as idades, aliás não é justo o infanto, seria melhor deixar só o juvenil e olhe lá.

A edição com capa original foi difícil de encontrar, mas me livrei de ter um livro com capa de filme. A diagramação também é muito boa. As ilustrações da autora ao fim de cada capítulo e os trechos de livros que ela colocou de introdução deram outro charme ao livro. Só de ler você já imaginava o que vinha por ai. Os trechos provêm de livros diversos que vão de Charles Dickens a Tolkien, e muitos outros. Uma pena foi a editora ter excluído do livro a bibliografia que Cornelia colocou com links e nomes de todos os livros usados nas introduções. É uma grande pena também a redução da letra, o livro teria ficado maior ainda. Ele já é lindo, imagine com mais páginas? Além disso o título traz apenas Coração com letra maiúscula. O 'tinta' se perde. Leiam! É mágico. É imperdível.

Mundo de Tinta - Cornelia Funke
1- Coração de Tinta
2- Sangue de Tinta
3- Morte de Tinta

20 comentários:

  1. Sem querer ser a chata que gosta de tudo, mas já sendo, estou apaixonada pelo seu blog...Na verdade pelas suas leituras...
    Essa trilogia da Cornélia se tornou uma das favoritas da minha irmã, junto com Dragões de Éter e portanto ela me fala deles o tempo todo...

    Além disso vi que vc leu O Enigma do 8 e só por isso e por Senhor dos Anéis já virei sua fã..rsrs

    Se não bastasse vc tb tem Harlan Cobben e Sidney Sheldon.. vi no post de Correio..

    Enfim seria um prazer teclar com vc sobre os imensos livros que temos em comum. Se interessar passe no meu blog OK?!

    Abraços

    http://sonhosaventuras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa,que resenha linda!O livro realmente parece ser bem legal.Fora a sua capa que é belíssima.
    Gostei muito!
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!Faz uns dois anos que quero comprar este livro mas nunca acho barato está sempre acima de 37!Mas ainda não desisti um dia eu compro ele e o resto da coleção sua resenha só aumentou minha vontade de lê-lo!

    ResponderExcluir
  4. Também detesto capas de filme! São terríveis! Meu irmão está com esse livro na casa dele, vou pegar emprestado antes que ele suma. Depois da sua resenha, então, fiquei com mais vontade ainda de ler!

    ResponderExcluir
  5. Uau você falou de alguns pontos fracos meus e sonhos, não reclamaria de tirasse certos personagens dos livros (suspira), hehe. Sem falar que um livro feito por uma autora apaixonada por livros deve ser muito bom. Vou correndo ler. ^^

    ResponderExcluir
  6. Estava atrás de uma resenha de Coração de Tinta para decidir se leio. Era cismada com medo de ser muito infantil. Vejo falar tão bem dele, mas você se superou. Parabéns pela resenha e acho que finalmente decidi.

    ResponderExcluir
  7. Ah eu amei este livro, encontrei ele na biblioteca da escola e não perdi tempo, queria muito a a continuação!! Mas enfim né.
    O qe odiei foi o filme, não ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente não gostei do livro. A resenha está ótimas.

    ResponderExcluir
  9. Não li o livro mas assisti o filme, e gostei bastante. O livro deve ser ainda melhor!

    ResponderExcluir
  10. Eu chorei bastante com o filme (é nem tem muito o que chorar, mas eu sou manteiga derretida mesmo..rsrs), amei... Ainda não li o livro, mas tenho muita vontade.

    Fora isso, nem briga comigo, mas eu não gostei da capa.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  11. Vi esse livro no meu curso de programação, estavamos pra fazer um site de livros e achamos esse livro, sei que no começo eu e meu grupo detestamos, além do nome do personagem ser meio mínimo, estória me parecia ser muito tolinha. Mas o filme fez tanto sucesso e todo mundo que leu o livro adorou, que estou repesando o conceito.

    ResponderExcluir
  12. Assisti o filme desse livro por mera curiosidade, mentira, assisti porque queria ter certeza de que a estória era boa antes de pensar em comprar o livro. Não me arrependo. O filme não é a melhor coisa do mundo, mas já deu pra se ter uma noção do quão bom o livro pode ser. Me encantei e, se não fosse pelo preço do livro, já o teria comprado e lido a muito tempo.

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li nenhum livro dessa série, mas sua resenha está tão boa que estou com vontade de ir comprar a série toda. Mas, vou ter que esperar. Tenho muito livros para ler antes. Esse livro me chamou a atenção pela capa dele que é diferente e muito bonita. depois li a sinopse e me encantei e agora para completar a sua resenha.

    ResponderExcluir
  14. Acabei de ler, é perfeito, já tenho os outros dois e to super ansiosa pra ler, eu amei

    ResponderExcluir
  15. Este livro foi uma deliciosa aventura. Adorei a premissa, extremamente original e o Dedo Empoeirado foi pra mim um dos personagens mais inesquecíveis!!!! O filme, apesar das mudanças, também é uma obra de arte!!! LINDO!!!

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é maravilhoso!Achei bem original.
    Já assisti o filme,mas como sempre, ele não chega nem aos pés do livro.

    ResponderExcluir
  17. Há muito tempo eu quero ler a trilogia Coração de Tinta, mas o valor um pouquinho alto dos livros, sempre me fez deixá-los de lado. Mas, poxa, poxa! A história aparenta ser mais do que incrível. Sempre que leio algo a respeito, fico com coceira na mão, louca pra correr pra uma livraria e comprá-los logo. Hahahaha. Um dia eu ainda o faço, sem dúvidas. Beijocas! E, claro: parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  18. Eu vi o filme antes de ler o livro e amei o filme... imagino o quanto o livro deve ser melhor...
    Uma fantasia cheia de aventura. Os personagens são tão coerentes que não tem como não dar certo!
    Ter o dom de dar vida a personagens... eu queria... quem não? Claro que sem que alguém da minha família sumisse... hehehe...

    Vou ler a trilogia... ameii! Será que teremos mais filmes tb?
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu li o livro antes de ver o filme e meu Deus, o filme é péssimo! Sei lá, não funcionou comigo, mesmo. Li a trilogia inteira e sou só amor por ela (:

    ResponderExcluir
  20. Acho que tenho esse livro em pdf, mas prefiro sempre o livro físico só que nunca encontro um preço acessível para comprar. Já pensou que louco trazer os seus personagens preferidos para a vida real?? Quero descobrir o final dessa história fascinante. não sabia que também tinha o filme, vou procurar pra ver se é bom.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.