02/11/2011

Book Blogger Hop #02

 2. Você prefere livros em primeira ou terceira pessoa?
Teve um tempo em que não observava muito. Acontece que ultimamente estou lendo mais e consequentemente quando um livro começa ruim ou começa a ficar ruim na mesma hora já identifico o tipo de narração e tudo mais. Em alguns casos eu prefiro a narração em primeira pessoa. Fantasia tem sido um bom exemplo de primeira pessoa, ainda mais quando cada capítulo trás a narração de um personagem. Alguns romances ficam melhores em terceira. Penso que cada história tem seu tipo adequado, não dá para julgar pelo gênero. As vezes o autor escreve tão bem e fluidamente que qualquer pessoa funciona. Incluindo ai a mescla de uma a outra. A primeira pessoa exige mais do autor, muitos deixam seus personagens rasos por não saber usar bem tudo o que tem. A terceira pessoa muitas vezes é exagerada em descrição. Abusam dos detalhes. Colocando na balança eu estou quase certa que li mais livros em primeira do que em terceira esse ano. Talvez por isso esteja influenciada, mas hoje minha resposta é primeira pessoa. Amanhã ou depois pode ser terceira. Vai depender do que eu estiver lendo.

7 comentários:

  1. Leio mais livros em terceira pessoa, parei para observar agora. Concordo contigo que a primeira pessoa exige mais do autor, justamente por ter de descrever com mais riqueza de detalhes o que se passa no íntimo do personagem. Por mais que eu goste e muito de escrever em primeira pessoa os meus textos, contos, crônicas, poesias e etc, eu leio mais em terceira. Achei curioso isso, mas acho que os de primeira pessoa são melhores.

    Beijinhos!
    (http://cabeem1.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  2. Nossa nunca parei pra pensar nisso haha
    Não tenho favoritismo nesse quesito não.
    O importante é o que o livro seja bom em primeira ou terceira pessoa ;)
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  3. Eu não ligo muito pra isso. O livro sendo bom é o que importa :]

    ResponderExcluir
  4. Não me importo muito com isso,se a narrativa é boa,envolvente..fico feliz!Se é em 1ª ou em 3ª pessoas..isso é o q menos importa!

    ResponderExcluir
  5. Nunca parei pra pensar nisso. Mas, se o livro é bom, te envolve em 1ª ou 3ª pessoa. rs COncordo com você quando diz que cada história tem seu tipo adequado.

    ResponderExcluir
  6. Depende muito do livro. No geral, prefiro livros em terceira pessoa, mas tem muitos livros em que a primeira pessoa é essencial pra saber os sentimentos e pensamentos do personagem.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de ler livros mais em primeira pessoa, creio que assim me envolvo mais na história do personagem. Mas depende do gênero tbm, numa literatura fantástica, creio que o uso da terceira pessoa se enquadra melhor.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.