25/10/2011

Resenha - O Enigma do Oito


Nome: O Enigma do Oito
No Original: The Eight
Autor (a): Katherine Neville
Páginas: 678
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Com personagens que se movem como peões num tabuleiro, 'O enigma do oito' conta a história do lendário xadrez de Carlos Magno, escondido durante mais de mil anos e desenterrado na Abadia de Montglane, nos Pirineus, às vésperas do início da Revolução Francesa. Quase 200 anos depois, na década de 1970, em Nova York, uma especialista em informática se vê envolvida num perigoso jogo, iniciado dois séculos antes, quando o xadrez deixou a Abadia. Um romance de ação, suspense e mistério, no qual cada reviravolta é uma jogada de mestre.


Ainda não sei como começar a resenha desse livro. Eu sabia que ia ser diferente de tudo o que já havia lido. A história transcorre em duas épocas diferentes e se complementam de maneira única. Enquanto a trama começa a se desenrolar em 1790 com a revolução francesa forçando o xadrez de Montglane a ser desenterrado da abadia e atraindo a atenção de todos em 1972 Catherine Ville é arrastada para o jogo por vários misteriosos acontecimentos. 

Imagine um xadrez que esconde gravado em suas peças um segredo milenar. Um segredo que mudaria para sempre os rumos do mundo. É com essa trama que somos conduzidos pelas entranhas da história. Pulando de personagens a acontecimentos históricos mesclando realidade e ficção de maneira magistral a narrativa de Neville vai envolvendo página por página. A quantidade de fatos históricos que ela usa é assustadora. Tirando o fato que o xadrez nunca existiu todo o resto é verídico. A busca pelo mistério da vida, os maçons, alquimia, e diversos matemáticos e físicos envolvidos em buscas de fórmulas e padrões. Por vários séculos pessoas dedicaram a vida a estudar esses mistérios, deuses, magia e tudo mais.

O livro todo é uma grande batalha de xadrez, e os personagens estão divididos entre peças brancas e peças pretas. Catherine Ville é a personagem principal na parte que se passa em 1970 e a freira Meirelle é a protagonista de 1790. Ambas rainhas pretas de sua época. Ambas lutaram para proteger o xadrez e desvendar a fórmula. Além da grande descrição detalhada e histórica o livro se sustenta por personagens fortes, cativantes e principalmente por uma história inteligente. Se você conhece pouco de xadrez, matemática e música vai sair quase letrado. A quantidade de curiosidades sobre essas três áreas além claro do xadrez são impressionantes. A autora teve um cuidado impecável com a história. Não digo que ela pesquisou para escrever, a forma como ela narra tudo deixa nítido a impressão que ela não só domina o assunto como gosta. Ela não entrou nesse assunto só para o livro. 

Os perigos que Cat enfrenta para conseguir as peças junto com Lilly é inimaginável. E o mais engraçado é a companhia de Carioca, o cachorrinho de Lilly, aqueles pequenininhos invocados. O cachorro é uma peça e inclusive ajudou as duas. Um ótimo toque da autora. Adorei todos os personagens. O humor de Cat e Lilly. O modo como se tornam amigas. Só esperava que Solarin aparecesse mais. Foi uma pena ele não ter ido na viagem pelo deserto com as duas. Ele é o personagem mais apaixonante que conheci nos últimos meses. Sabe aqueles personagens que são bem descritos que o imaginamos bem na nossa frente? Pois é, Solarin é um deles. O romance entre Cat e Solarin também podia ter aparecido mais e preferi o dos dois ao de Meirelle com Tallyard.  Entre as duas partes da história o passado e o presente não saberia dizer qual gostei mais. O final do livro é uma surpresa apesar de eu já esperar a partir do momento que Cat e Lilly se encontram com Minnie. A imaginação da autora para reviravoltas também é admirável. Mistério, romance e thriller de primeira.

Gostei tanto do livro, mais tanto que falaria o resto da noite sobre ele. São tantos detalhes que gostaria de  contar e comentar. A viagem de Meirele com Shanin e a de Cat com Lilly. Nim, Mordecai. Tudo. Entrou para a minha lista de favoritos e olha que a lista é pequena e restrita. Quer um thriller cheio de ação e ao mesmo tempo um romance histórico? Leia esse livro. Você vai se apaixonar.

Xadrez de Montglane - Katherine Neville
1- O Enigma do Oito
2- O Fogo

12 comentários:

  1. Vi que você leu ele bem rápido hein? Deve ser muito bom. A capa é linda, a história pelo que disse é muito boa e se tem uma coisa que gosto são personagens bem tão bem construidos a ponto de realmente ver ele ali bem na minha frente. hehehe papo de doida.

    ResponderExcluir
  2. Não li esse livro por pura falta de tempo e organização. Ganhei de presente ano passado, mas sempre mudo a ordem de leitura e ele vai ficando. Parece bom, melhor do que eu achei. Amo fundos históricos bem detalhados. Ótima resenha acho que finalmente vou le-lo.

    ResponderExcluir
  3. A capa desse livro é linda, vi outro dia na saraiva... Mas apesar de parecer muito bom, não coloquei na minha lista... Nem sei pq... Vou adc agora!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua resenha, parabéns!!
    Eu também li e ameeei o livro!! *-*
    Não tem como não gostar, é apaixonanteee!!

    Beijoos,
    @gabiipascoal
    http://outbreakingminds.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Opa o livro foi feito pra mim hahaha Matématica nunca foi com a minha cara, tenho um jogo de xadrez, mas sempre que jogo perco, tentei aprender a música, mas ela não colaborou haha E romance histórico é comigo.

    ResponderExcluir
  6. Rainhas, Xadrez, épocas...cara, isso deve ser MUITO MASSA!!! A próxima vez que vir esse livro em um preço bom comprarei.

    ResponderExcluir
  7. Amo livros de suspense e ação e, automaticamente, me interessei pela história.
    A capa é diva, achei linda e interessante.

    Quando li a sua resenha me animei mais ainda, adoro matemática e xadrez...

    Muita vontade de ler esse livro.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Pela sinopse fiquei meio assim, peças de xadrez com segredo milenar? Sei la, me pareceu tao sem noção.. mas lendo a resenha vi que vc citou que o livro descreve detalhes históricos, e só por isso ja me animei.. além de te fazer viajar nas nuvens, ainda tem ensinam, livros incríveis,

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece-me ser bem interessante. Gostei muito da capa. Gostei da sua resenha e pretendo ler o livro. Vou incluir nos meus desejados.

    ResponderExcluir
  10. Ahhhh eu adoro quando começo a seguir um blog de alguem que assim como eu..adorou muito O Enigma do Oito..para mim esta na lista dos meus favoritinhos *--*

    ResponderExcluir
  11. Faz tempo q eu comprei esse e ainda n li, outros q tinham relações entre passado e presente me interessaram, acho q vou gostar tb, só o livro já é antigo, as menções de informática devem estar todas desatualizadas

    ResponderExcluir
  12. Que livro com uma história diferente! Quero muito ler.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.