11/10/2011

Resenha - Lugar Nenhum


Nome: Lugar Nenhum 
No Original: Neverwhere 
Autor (a): Neil Gaiman 
Páginas: 336 
Editora: Conrad 
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura 
Sinopse: Em 'Lugar Nenhum' Neil Gaiman conta a história de Richard Mayhew, um jovem escocês que vive uma vida normal em Londres. Tem um bom emprego e vai se casar com a mulher ideal. Uma noite, porém, ele encontra na rua uma misteriosa garota ferida e decide socorrê-la. Depois disso, parecer ter se tornado invisível para todas as outras pessoas. As poucas que notam sua presença não conseguem lembrar exatamente quem ele é. Sem emprego, noiva ou apartamento, é como se Richard não existisse mais. Pelo menos não nessa Londres. Sim, porque existe uma outra - a Londres-de-Baixo. Constituída de uma espécie de labirinto subterrâneo, entre canais de esgoto e estações de metrô abandonadas, essa outra Londres é povoada por monstros, monges, assassinos, nobres, párias e decaídos - e é para lá que Richard vai.

Sabe aqueles livros que você é louco para ler e nunca tem chance de comprar porque ou está indisponível ou caro demais? E você pensa em levar três ao invés de um? Pois é, Lugar Nenhum era esse livro. Desde o início do ano em todas as compras que fiz cheguei a olhar a página dele e mudei de ideia. Neil Gaiman entrou para o meu "top list" de melhores autores da atualidade e desde que li Coisas Frágeis eu precisava ler esse livro. Uma Londres de cima e uma Londres de baixo concebida pela mesma mente por trás de Sandman, como não ficar fascinado?

Confesso que Richard não chegou a ser "o" personagem, mas nem por isso decepcionou. A falta de crença e o modo como ele encarou em grande parte do livro tudo aquilo que estava acontecendo não foi ruim. Apesar de ele continuar a fazer perguntas bobas em todas as situações que julgava impossível eu não estranhei. Afinal se metade daquilo acontecesse comigo com certeza faria as mesmas perguntas. Aceitar é que não aceitaria. Dos personagens principais não sei dizer qual eu mais gostei. Tanto Door, quanto De Carabas e até mesmo Richard tem seus atrativos. No final das contas meio que gostei dos três. Os personagens secundários são tão bem trabalhados é impossível não gostar de todos.

A narrativa impecável de Neil Gaiman e toda a estranheza que ele cria, todo um mundo subterrâneo é único. O universo que ele criou merecia uma história mais impactante. O livro não é ruim, mas passa longe do sucesso Deuses Americanos. Sem dúvida o estilo Gaiman está ali, mas para um mundo tão genial faltou um algo a mais nos personagens. É contraditório dizer que gostou e depois falar isso, mas entenda que mesmo tendo gostado não significa que não poderia ser melhor. Talvez faltou de aprofundar mais, ser mais forte.

O enredo em si foi bom, a morte da família de Door, o motivo e as surpresas no desenrolar. Para quem conhece Londres a leitura é mais gostosa ainda, as estações de metro que ganham vida no submundo, a estação Earl's Court é uma corte à medieval, e na Blackfriars há Monges Negros, na Seven Sisters um território dominado por sete irmãs e assim por diante. Incluindo ai o anjo Islington. Leitura rápida, uma história única e mesmo sem toda a vibração de Gaiman passa longe de ser comum. Sabe aqueles escritores que mesmo quando não estão em ótimo forma ainda sim são maravilhosos? Esse é o caso de Lugar Nenhum. Leitura mais do que recomendada. O preço não ajuda muito, não sei porque Neil Gaiman não é sucesso de venda aqui no Brasil, sinceramente. Mas vale cada centavo pode apostar. Até a próxima!

15 comentários:

  1. Sei como são esses escritores :D
    Do livro, não conheço.

    ResponderExcluir
  2. Vi no submarino.com ontem, lembrei da sua resenha,e não deu outra, comprei esse livro de R$62 por R$ 19,90 !!!
    Aguardando ansiosamente!!!

    ResponderExcluir
  3. nunca tinha ouvido falar desse livro...mas deve ser muito bacana..adorei a resenha

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade de ler esse livro, a capa é linda. Comecei a gostar do Neil Gaiman depois que li Coraline :-)

    http://sapatosdeveludo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos livros que quero leerr!!

    Simplesmente adorei seu blog! E adorei a organização quanto às resenhas, muito bom mesmo! Parabéns :D

    ResponderExcluir
  6. Uuia'
    Admiro muito o Neil Gaiman e seu jeito de escrever. Li apenas dois livros seus, o que já foi o bastante para que eu passasse a ser seu fã.
    E esse livro já estava pensando e comprar há algum tempo, acho que agora tenho alguns motivos a mais para efetuar a compra deste livro.

    ResponderExcluir
  7. Neil Gaiman gosta bastante do estilo dele li o livro do cemiterio. Perfeito esse ainda não li.

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por capas e com isso acabo "julgando" o livro antes mesmo de lê-lo, mas depois de ler a resenha não preciso nem julgar, posso comprar de olhos fechados. O livro aparentemente é incrivel e adoraria lê-lo, porém isso vai acontecer quando o preço dele diminuir.

    ResponderExcluir
  9. Lugar nenhum foi o responsável por eu amar de vez Neil Gaiman sabia? Eu tb não achei Richard aquele personagem marcante e tals, mas o enredo em si me prendeu bastante.

    ResponderExcluir
  10. A estória do livro me chamou bem a atenção, porém pelo o que você falou, imagino que não seja um daqueles de tirar o fôlego. Preciso ler o livro pra saber. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro, mas amei a sinopse. Depois que li a resenha então...estou doida por ele... Parece maravilhoso.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito desse autor, escreve muítissimo bem na minha opinião. Esse tipo de livro me causa ansiedade só pela sinopse, um dia esta td bem e do nada o personagem ficar invisível, uau O.o
    Tem aquela coisa: Oh my, como assim?Pq?

    ResponderExcluir
  13. Eu amei a sua resenha pois não conhecia o livro e me cativou. Quero lr, já coloquei nos meus desejados.

    ResponderExcluir
  14. "Neil Gaiman entrou para o meu top list"? Puxa não me diga! Um autor iniciante que nunca ninguem ouviu falar! Bem, ironias a parte, só não gosta de Gaiman aquele que nunca o leu, o cara é mestre em criar um mundo sobrenatural convincente e secreto dentro de nossa própria realidade e Lugar Nenhum repete sua fórmula. Não é a melhor obra de Gaiman (pois não podemos exigir uma obra prima em cada uma das criações) Mas ainda assim é um excelente livro.

    ResponderExcluir
  15. Parece ser uma história maravilhosa. Gostei da resenha!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.