18/10/2011

Resenha - A Janela de Overton


Nome: A Janela de Overton
No Original: The Overton Window
Autor (a): Glenn Beck
Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Uma conspiração contra os EUA vem sendo preparada há cem anos, e agora está prestes a ser colocada em prática... Alguém será capaz de impedi-la? E se você descobrisse que tudo em que você acreditou até hoje não passa de uma grande farsa? Que a roupa que você veste todos os dias pela manhã, assim como o carro que você dirige não são escolhas suas? Que o governante que você elegeu na última eleição para comandar sua cidade e seu país também não depende de você? E se chegasse à conclusão de que toda autonomia e livre-arbítrio que você julga ter, na verdade, atendem a um outro comando que não as suas ideias e a sua própria vontade?

Aguardei para ler esse livro por muito tempo. Nunca aparecia chance de ler e quando finalmente o fiz as primeiras páginas passaram longe de ser o que eu esperava. Contudo não se engane com essa frase. O livro não é o que eu esperava, mas também está longe de ser ruim. A divulgação do livro e o modo como colocaram as coisas é que engana. Venderam A e era B. Esse não é o tipo de livro que a grande maioria gosta de ler. É um livro para quem gosta/estuda política, economia e principalmente para quem curte thrillers de intriga, que mesclam realidade. Além do ponto principal: o livro é destinado a leitores norte-americanos. Pura e exclusivamente, sem falsas pretensões. 

A história apresenta Noah filho de um múlti bilionário do ramo das relações públicas. Trabalha com o pai e tem uma vida de sossego e luxo. Trabalho simples, manipular fatos, distorcer verdades e limpar o nome de grandes políticos, corporações. Vender fatos. Lá ele conhece Molly, patriota ferrenha e faz parte do que atualmente é considerado os terroristas domésticos. Só por ser patriota. Ela engana Noah o livro inteiro, mesmo depois de ele ser alertado e largado dopado na segunda vez ela engana ele de novo. Fiquei pasma com o jeito que ela armou para ele o lance do celular. Tudo o que tivemos na empresa e nos capítulos onde ele aparece no trabalho são críticas e exposição de muitos fatos reais como bem podemos ver ao final do livro. É complicado falar se é bom ou ruim.

A escrita é precisa, um bom ritmo de narrativa e a história que amarrou todos os fatos que o autor quis colocar para o leitor foi boa. O que pode ter frustrado alguns e me decepcionou um pouco foi a finalização do grande evento do livro. Acho que ele poderia ter finalizado melhor e talvez para o leitor comum, em busca só do entretenimento teria sido mais satisfatório.

Se você pensar bem sobre tudo o que livro fala, sobre a manipulação do povo, do quão somos feitos de rebanho e não pessoas pensantes é aterrorizante. O livro fala dos EUA, mas bem vemos que a política, a corrupção e maquiagem disso tudo ocorre em qualquer lugar do mundo. O controle de liberdade e o modo como eles fazem a gente acreditar que somos nós que queremos as coisas é assustador. O mundo está assim e para mim que estudo a área é pontuar fatos que sei que são verdades. Terrorismo, população alienada, sabe no fim das contas o livro não é aquele livro que se lê para distrair, mas para pensar. Não recomendo para adolescentes abaixo de 16. Vocês vão achar entediante.

Quanto ao livro, capa, formatação, fonte e tudo mais, é perfeito. Um trabalho impecável. 384 Páginas que parecem mais de tão boa que é a fonte. O modo como colocaram cada capítulo e principalmente o cuidado da editora em colocar ao final do livro os links para vídeos e reportagens que o autor colocou no original mesmo sendo links de sites norte americanos e que interessam mais a eles. Vou ficando por aqui. Dou quatro estrelas para o livro só porque a trama merecia um final mais fechado, mas amarrado.

23 comentários:

  1. Li esse livro e não gostei... Ah ok devia gostar mais de falar de problemas, mas podia jurar que era ficção científica quando vi aquela propaganda.

    ResponderExcluir
  2. Até hoje não ouvi falar muito bem desse livro. Mas sua resenha está ótima, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Mto boa a resenha! Fiquei com mais vontade de ler hehehe

    ResponderExcluir
  4. Eles fizeram um excelente marketing do produto deixando a gente louca de curiosidade pra descobrir as respostas às perguntas que ele nos indaga na contra-capa do livro. Mas assim como você, depois que li, achei a divulgação enganosa.
    Embora eu me interesse pelo assunto (também sou estudante de RI *-*) e o livro de fato nos leve à reflexão de muitas coisas, acho que ele deixou um pouco a desejar, principalmento no desfecho...

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que estou querendo ler este.
    Ótima resenha, parabéns.
    Mas tu deste 4 estrelas aqui e 3 no Skoob.

    ResponderExcluir
  6. Quase comprei esse livro,na promo da Saraiva.com, mas fiquei tão na duvida que acabei desistindo e colocando outro no lugar.

    ResponderExcluir
  7. li a resenha e me desmotivou mais pois antes ja num tinha gostado do livro e em nada dele :S

    ResponderExcluir
  8. Não faz meu estilo e lendo a resenha acho que vou demorar um pouco para ler livros deste estilo.

    ResponderExcluir
  9. Oi..

    Gostei muito da sua resenha, mas infelizmente não gostei tanto assim desse livro por não me atrair a atenção.

    ResponderExcluir
  10. Oi..

    Achei esse livro interessante, mas creio que eu só leria ele se eu ganhasse,pois, para comprar tenho outras prioridades..

    ResponderExcluir
  11. Vc estuda o quê, Yasmin? Sempre ache que vc devia fazer história, mas vai saber...

    ResponderExcluir
  12. Ah, é, o livro! Não sei se leria...já o vi de promoção várias vezes, pensei em comprar e desisti, pq né, a grana é curta...hehe Quem sabe um dia =D

    ResponderExcluir
  13. Li a sinopse e pensei em uma coisa totalmente diferente da que você descreve na sua resenha. Realmente, não é o tipo de livro que gosto de ler.

    ResponderExcluir
  14. A capa é linda e como fã de suspense e aventura, fiquei com muita vontade.

    A uns tempos atrás ele estava na promoção e acabei não comprando. Agora, depois de ler sua resenha, me arrependo disso.

    Me pareceu muito melhor do que eu achava que era.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Eu com certeza vou ler, não conhecia esse livro ainda. Adoro esse negócio de desmascarar uma realidade. A sinopse me chamou muito atenção, toda aquela dúvida que tudo que fazemos não é por nossa própria vontade. No fim, em meio a vida, as vezes paro e penso igual.

    ResponderExcluir
  16. Vou ler esse com certeza! Só espero não ficar mais paranóica ainda...

    ResponderExcluir
  17. Já comecei gostando da capa, depois o título me agradou e por fim a sinopse e a resenha que me deixaram mais curiosa ainda. quero ler o livro. Gosto de thrillers, suspense, e esse parece-me ser desse tipo.

    ResponderExcluir
  18. Oi, essa resenha me chamou muita atenção.
    Achei a capa incrivel e esse foi um motivo também, parabéns pela resenha, quem sabe faz um sorteio desse livro? rsss Muito bom!
    @RodrigooLessa

    ResponderExcluir
  19. A capa do livro já tinha me chamado a atenção para ele e agora lendo a sua resenha me interessei mesmo. Mesmo sendo um livro escrito para os americanos, a gente também se interessa por isso e eu gostaria muito de ter em mão para ler. Gostei demais da resenha.

    ResponderExcluir
  20. Eu fui hoje no shopping comprar alguns livros e este era um que estava em promoção eu até pensei em compra-lo achei a sinopse bem interessante, porém vejo que não vale muita coisa, eu teria tido raiva e ficaria com aquele sentimento de dinheiro perdido, pois eu odeio qualquer coisa que tem haver com política não é a toa que eu perdi uma cadeira na faculdade que envolve política.

    ResponderExcluir
  21. Comecei a ler este livro e foi terrível. Não andava. Não me interessou. Acabei trocando no skoob sem conseguir chegar na página 50, eu acho. O tema é interessante, quando li a sinopse fiquei muito interessada, ams me decepcionei (talvez pela expectativa alta demais).

    ResponderExcluir
  22. Comprei esse livro em uma promoção na Nobel, e ainda não tive tempo de lê-lo, mas a sua resenha me fez ficar intrigada, fiquei curiosa pra ler.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.