06/10/2011

Resenha - Antes Que Eu Vá


Nome: Antes Que Eu Vá                           
No Original: Before I Fall
Autor (a): Lauren Oliver 
Páginas: 368
Editora: Intrínseca 
Sinopse: Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta, da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, desvenda o mistério que envolve sua morte, descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.


A primeira vez que vi esse livro na página de lançamentos fui atraída pela capa e um pouco pela sinopse. Quando um livro me ganha mais pela capa do que pela sinopse é quase certo que vai ficar só nisso. Um eterno compra ou não compro. Mas certo dia fechando uma compra e notando uma brecha para o valor que eu queria resolvi colocá-lo e o que posso dizer depois de 368 páginas é que não foi uma má decisão.

No começo eu pensei que o livro fosse adolescente demais, sabe para quem tem 15, 16 anos no máximo, mas com o passar das páginas alguma coisa no meio daquilo tudo te prende. Não sei se é a angústia da personagem em descobrir o que está acontecendo ou se é a dúvida se ela vai conseguir se salvar ou não. Durante todo o livro me identifiquei com situações e comentários que me lembravam a época do colégio. O quanto a gente pode ser cruel sem perceber e principalmente sem motivo. Do grupo principal Sam é a menos popular, se é que se pode dizer isso de uma garota que anda no grupo mais badalado do colégio. Talvez por esse detalhe me identifiquei com ela. Nunca fui muito popular. Das outras, Ally foi a que mais gostei, porém não foi muito explorada, aliás, nem ela, nem Elody, Lindsay por outro lado é aquela que todos sabemos indicar em nossa vida, a pessoa que julga e faz piada para esconder fraquezas próprias. No fim das contas Sam corrigiu um erro que não apenas dela.

O que não gostei ou que me deixou mais incomodada foi que Lindsay não soube na versão final que ela era a responsável maior por tudo o que aconteceu. Em cada vez que Sam reviveu o dia diversos acontecimentos foram desmanchando impressões e fazendo Sam perceber o que estava acontecendo. É angustiante ver página a página que por mais que ela tente o final não vai mudar. Ver ele se agarrando a vida em cada detalhe é triste. Revivendo o mesmo dia Sam viu mais e conheceu mais as pessoas que a cercam do que em toda vida. É triste ver que ela só aprendeu a viver quando já era tarde demais. A gota d'água foi ela notar que sempre gostou de Kent. O livro é triste e faz a gente pensar muito no que acontece por ai em diversas escolas. A autora conseguiu falar de bullying de uma forma diferente, sem ser moralista e o livro deixa sua marca por ser sincero. Retratou o problema diferente de outros livros, retratou o outro lado da moeda. E principalmente como Sam mesmo diz no livro, "todos tem conserto".

Quando a escrita o que posso dizer que é leve, de fácil leitura e por isso mesmo perde a hora lendo. O que achei diferente e a princípio incomodou foi a forma que dividiram os capítulos, mas depois entendi que não poderia ser de outra forma. O livro afinal é um relato, e o diferencial disso está nessa organização sequencial, sem quebra. Apenas com subtítulos. Outra coisa que nas primeiras vezes pode achar estranho é a repetição do mesmo dia, a partir da terceira vez a coisa fluí melhor. Recomendo o livro para qualquer idade. O receio que tive ao comprar o livro passou lá pela página 40, 50. É tocante, triste e me fez pensar em alguma atitudes cruéis que tive quando estava no ensino médio. Vale a pena mesmo.

"Mas antes que comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: o que fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu merecia morrer assim? O que eu fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz? E realmente muito pior do que o que você faz?." 

P.s.: Minha primeira resenha de livro. Já escrevi sobre livro, mas nada formal. Apenas relatos de livros para escola. Escrevo reviews de séries fazem quase dois anos para o Série Maníacos, e posso dizer que é parecido. A diferença que a série você analisa por episódio e o livro você analisa por inteiro. Seria engraçado analisar um livro por capítulo ao mesmo tempo que teríamos uma visão mais seca do mesmo, ficaria desgastante e não acredito que daria muito certo, imaginem aqueles livros com 60 capítulos? Pois então.

37 comentários:

  1. Ahá! Começou mesmo o blog hein? Bom queria ter mais tempo para ler, mas fazendo Direito é tarefa mega impossível. Mas pelo que você disse Antes Que Eu Vá certamente entraria na minha lista se tivesse tempo para além do estudo e do estágio. Boa sorte com o blog, bjo Y.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse livro! É muito bem escrito. Adorei a resenha e o blog, muito bem feito.

    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha, está muito bem escrita.

    É um livro que nunca me chamou a atenção, mas após a resenha fiquei curiosa!

    um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Está bem analisado assim mesmo.

    Sou um indivíduo comentário-dependente. Porém meio calado. Gostaria de falar muito, mas o que tenho para dizer, e o comentário acima já disse é que fiquei realmente curioso... Curioso não. Com vontade de ler. E Provavelmente não posso.

    E parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante. Este livro está em minha lista de próximas aquisições =D.

    ResponderExcluir
  6. Tou louco para ler! Já tinha ouvido falar, mais a resenha mudo tudo neh?!

    ResponderExcluir
  7. eu admito que chorei ao final desse livro, de verdade, exatamente pelo que ele me fez pensar !

    ResponderExcluir
  8. Esse livro esta na minha lista de desejos, só esperando aquele preço camarada rs

    ResponderExcluir
  9. Esse é um livro que eu estou querendo muito , e depois da sua resenha então , preciso urgentemente . A resenha está incrível , parabéns mesmo .
    Abraços !!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha.
    eu quero muito ler esse livro só que me falta o money neh
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Estou louco para ler esse livro!
    Confesso que essa altora sabe criar histórias muito atraentes, todos os livros que ela escreve me da vontade de ler. Ainda não li nenhum livro dela, mais em breve vou ler. Que bom que a escrita dela não é tão difícil, assim a leitura não fica tão pesada!

    http://libraryinhouse.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu li esse livro e amei a sua história.. Ao longo das páginas me pegava torcendo para que ela pudesse se salvar, fiquei triste quanto ao fim

    ResponderExcluir
  13. Agora que eu li, sua primeira resenha...hehe Para´bens, para a primeira, já foi muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  14. Antes de tudo,parabéns,são poucos que conseguem fazer uma resenha e conseguir prender quem está lendo.Já li o livro e achei perfeitooo!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro está na minha lista de desejados a mais de meses e até hoje não o li. Não sei sempre que vou comprar livros não pesquiso esse e sempre que lembro me bate uma angustia porque sei que ele é bom já li tantas resenhas e ainda assim procuro outras para ver se um dia me lembro de comprar! Meu sonho ganhar esse livro kkkk amei a resenha por ser sua primeira está clara e mostrou os pontos do livro de forma simples.

    ResponderExcluir
  16. tambem logo que vi o livro a capa me atraiu, mas achei a sinopse meio louca ainda assim esta na minha lista de "vou ler" no skoob >.<

    ResponderExcluir
  17. Também confesso que ao olhar a capa nao me interessaria muito. O tema do livro, um relato, e como vc disse que faz pensar sobre nossas atitudes, no quão isso pode machucar alguém.. genial a idéia de fazer a gente sentir a dor da pessoa, nos faz refletir melhor as atitudes. Gostei mesmo, adoro livros assim, que fazem vc querer mudar, ser melhor!

    ResponderExcluir
  18. Acho interessante o tema do livro e realmente deve ser agoniante..rsrs

    Ver a pessoa reviver o mesmo dia várias vezes, tentar mudar e nem conseguir, perceber as coisas, acho que esse livro realmente deve fazer você se colocar no lugar do personagem, se identificar.

    Eu gostei da capa, rsrs...achei ela legal

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  19. Interessante a sinopse do livro, mas não entendi muito bem essa questão dela "se salvar", pois ela já estava morta.

    ResponderExcluir
  20. Já vi muita gente falando super bem desse livro, o que me deixou super curiosa a respeito, quero comprá-lo junto com Delírio, só pra ver qual dos dois é o melhor, haha!

    ResponderExcluir
  21. Depois da sua resenha, fiquei louca pra ler o livro!! Ainda mais pelo ambiente ser uma escola e a personagem estar no ensino médio, exatamente onde me encontro agora, no último ano dele =) Fiquei curiosa pra saber o que ela faz pra morrer várias vezes e depois ainda voltar sempre ao mesmo dia... Vai pro começo da lista!

    ResponderExcluir
  22. Uma amiga minha leu este livro e disse que era ótimo, mas não tinha certeza de ler, até agora, sua resenha está realmente incrível! Adorei! :D

    ResponderExcluir
  23. Tenho alguma experiência com a escrita da autora, afinal, já li "Delírio" e posso dizer que amei o jeito como ela escreveu a estória, eu me esqueci das horas lendo o livro, hahah! Estou bem curiosa quanto a esse livro, parece ser muito bom e já vi muita gente falando super bem dele.

    ResponderExcluir
  24. Tive a mesma impressão que a sua, quando olhei o livro e li a sinopse, achei adolescente demais, mas depois fui lendo a sua resenha (Que foi maravilhosa) e me lembrei dos tempos de colégio, e acredito que além do livro possa ter uma mensagem triste, mas significa que todos temos um segunda ou mais chances. Pronta para ler esse livro :).

    ResponderExcluir
  25. Pra quem começou resenha agora fostes muito bem. Acho que é o tipo de livro que você le , sem colocar muita fé né? E de repente te ve presa lá lutando com a personagem. Adorei.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  26. A capa chama a atenção pela singeleza e a sinopse pelo todo. Gostei da resenha. Tenho o livro mas ainda não li, pois estou com outros na pilha esperando para ler, mas acho que vou puxar esse para ler logo após o término da leitura do atual.

    ResponderExcluir
  27. Esta foi a sua primeira resenha? Nada mal! Adorei a personagem (Sam) não gosto muito de romances mas adoro dramas e este parece ser bem triste, e pelos seus comentários não é uma boa leitura para adolescentes que não costumam refletir muito sobre suas ações parece mais algo para se ler na fase adulta e refletir sobre as idiotices que praticou. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  28. Já amei pelo titulo e a capa, depois dessa resenha o livro já está na minha lista

    ResponderExcluir
  29. Sempre tive tanta vontade de ler esse livro! Sou apaixonada pela escrita da Lauren Oliver (com Delírio, Pandemônio...), e não sei como ainda não comprei Antes que eu vá. Gostei muito da sua resenha! Parabéns. Beijocas.

    ResponderExcluir
  30. Eu já estava afim de ler esse livro há um bom tempo, e sempre fico feliz quado vejo uma resenha positiva sobre ele, me faz ter ainda mais vontade de lê-lo. Mesmo que ele seja triste e tudo mais, eu ainda quero lê-lo, porque sei que será uma leitura que vai me mostrar algo, talvez até mudar meu modo de pensar, e eu admiro muito isso em um livro.

    ResponderExcluir
  31. Gostei do livro, já me falaram que ele é bem legal, e pela resenha percebi-se mesmo que ele é um livro que envolve o leitor, porém eu tenho um amigo que leu esse livro e disse que ele é muito detalhado, mas tenho certeza que vou gostar do livro, com eu gosto de tudo nos mínimos detalhes. A capa é bem simples, porém muito bonita

    ResponderExcluir
  32. Eu li Delírio, da Lauren, e gostei muito da narrativa dela. Fiquei interessada em ler Antes que eu vá, por ser a estréia dela e tal. Depois dessa resenha, percebi que preciso mesmo ler esse livro. Nem acredito que essa tenha sido sua primeira resenha, parbéns.

    ResponderExcluir
  33. Quero ler esse livro faz muito tempo! Tudo nele me conquistou... a capa, o título, a sinopse. A resenha só em fez ficar mais curiosa ainda.

    ResponderExcluir
  34. Eu realmente sou uma grande fã do seu blog e como você nunca me responde eu vou comentar aqui mais uma vez. Eu estou começando agora com o meu blog e eu só gostaria de saber como você coloca essa caixa separando as informações sobre o livro, da resenha. Eu copiei e colei no post deu certo, mas como eu não gosto de plagiar ninguém, eu só gostaria que você me ensinasse (pode ser por e-mail). Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  35. Adorei esta resenha. Esse é um livro que já estava na minha lista de desejados, e agora mais ainda. Obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Parece ser um livro instigante, que te faz ler só pra descobrir logo o final, quero saber o que acontece com a Samantha, se ela consegue o que quer ou se vai terminar como eu imagino, só lendo pra saber né. A capa não me convenceu, mas acho que posso dar uma chance a história.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.